Villas Boas revida Olavo: ‘ele age acentuando divergências, substituindo uma ideologia por outra’

Jornal GGN – O ex-comandante do Exército Brasileiro, general Villas Boas, divulgou publicamente uma resposta aos ataques do ideólogo extremista, Olavo de Carvalho, contra as Forças Armadas.

“Mais uma vez o Sr. Olavo de Carvalho, a partir de seu vazio existencial, derrama seus ataques aos militares e às FFAA demonstrando total falta de princípios básicos de educação, de respeito de um mínimo de humildade e modéstia”, pontuou Villas Boas.

“Verdadeiro Trotski de direita, não compreende que substituindo uma ideologia pela outra não contribui para a elaboração de uma base de pensamento que promova soluções concretas para os problemas brasileiros. Por outro lado, age no sentido de acentuar as divergências nacionais (…) A escolha dos militares como alvo é compreensível por sua impotência diante da solidez dessas instituições e a incapacidade de compreender os valores de princípios que as sustentam”, completou.

Na última semana, Olavo voltou a usar suas contas em redes sociais para suscitar contendas entre os membros do governo Bolsonaro e do Exército. “Forças Armadas: Há 130 anos prometendo e sonegando uma democracia”, escreveu no Facebook.

Mais recentemente, no dia 3 de maio publicou: “Mostrem-me, generais, que algum dia um de vocês (exceto o Newton Cruz, que vocês expulsaram do Exército) defendeu a honra das Forças Armadas como eu o fiz”.

E também: “Definitivamente, nossos milicos adoram a China e odeiam os EUA. Mas, se você disser que foram influenciados pelos comunistas, eles chamarão você de extremista”.

O vice-presidente Hamilton Mourão também vem sendo alvo do personagem. Em um de seus vídeos no YouTube, Olavo descreveu Mourão como um “adolescente desqualificado”.

Em resposta aos ataques violentos de Olavo, o vice-presidente ponderou que o escritor deveria se concentrar em sua “função de astrólogo”.

Em março, durante a visita oficial de Bolsonaro aos Estados Unidos, o que incluiu um jantar em homenagem a ele, Olavo de Carvalho disse à imprensa que o presidente não “reage” às notícias “falsas” da imprensa contra ele por causa “de milicos que os cerca”, chamados pelo escritor de “bando de cagão que têm medo da mídia”.

A nova onda de ataques de Olavo contra as Forças Armadas acontece no mesmo momento em que Bolsonaro volta a desautorizar uma ação de um ministro militar, neste caso, contra uma declaração do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Santos Cruz.

No início de Abril, Santos Cruz falou à rádio Jovem Pan sobre a necessidade de regulamentar as redes sociais para evitar distorções promovidas por grupos radicais. “As distorções e os grupos radicais, sejam eles de uma ponta ou de outra, da ponta leste ou da ponta oeste, isso aí tem que ser tomado muito cuidado, tem que ser disciplinado. A própria legislação tem de ser melhorada”, disse.

Neste domingo (5), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) escreveu em sua conta no Twitter: “Em meu governo, a chama da democracia será mantida sem qualquer regulamentação da mídia, aí incluída as sociais. Quem achar o contrário recomendo um estágio na Coreia do Norte ou Cuba”. Após essa postagem, a hashtag #ForaSantosCruz se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter ao longo do dia.

Antes de Bolsonaro se manifestar, o apresentador e amigo do presidente Danilo Gentili usou um trecho da entrevista de Santos Cruz para sugerir que o general e ministro estava planejando uma regulação das mídias sociais.

Segundo informações da coluna Painel, da Folha, neste domingo de noite, Santos Cruz passou cerca de uma hora reunido com Bolsonaro no Palácio da Alvorada para tratar sobre os ataques que vem sofrendo via redes sociais. O ministro teria pontuado que as manifestações são coordenadas e têm participação dos filhos do presidente, assessores ligados a Olavo de Carvalho e do chefe da Secretaria de Comunicação, Fabio Wajngarten.

Ainda segundo auxiliares do governo que estavam presentes no encontro, Bolsonaro respondeu para Santos Cruz que ele estava se desviando do “foco central” das divergências, que era o controle das redes sociais.

“Isso tem de ser feito. Mas tem de usar com muito cuidado, para evitar distorções, e que vira arma nas mãos dos grupos radicais, sejam eles de uma ponta ou de outra. Tem de ser disciplinado, até a legislação tem de ser aprimorada, e as pessoas de bom senso têm de atuar mais para chamar as pessoas à consciência de que a gente precisa dialogar mais, e não brigar”, rebateu o ministro.

Redação

Redação

View Comments

  • O general talvez preferisse que o astrólogo fosse residente no território nacional e suscetível a ameaças, como os pusilânimes do STF, que rapidamente se amedrontaram e se corromperam, mediante uma simples twitada sua, dizendo que as ARMAS estavam de prontidão para o caso de que algum deles cometesse o atrevimento de ousar RESPEITAR a LEI. Ou seja, ou estamos todos juntos no GOLPE, "com STF, com tudo", unidos na EXCEÇÃO, ao arrepio da Constituição Federal, mas amparados na Doutrina do TRF-4, ou ele despacharia "os dois soldados e o cabo" para manter a (des) ordem na casa de tolerância dos ministros acovardados.

  • Se Olavo não é nada, por que Villas Boas bate boca com ele? Humilhando-se em pleno twitter; todo castigo é pouco para essa alma sebosa.

  • Foram esses militares de m*&#a que criaram o monstro que agora os devora. Pois que se danem! Faz tempo que não se pode contar com eles pra nada, a não ser para fuzilar pessoas inocentes.
    Minha percepção negativa sobre eles cada vez se fortalece mais. Pior mesmo é que não posso escrever aqui o que penso deles, porque senão o blog vai se complicar.

  • Quéisso, general? Disponha... vocês fizeram por merecer...

    PS: Ô dinheiro mal gasto com a formação desses milicos... comparar Olavo à Trotsky é de uma ignorância caluxesca.

  • O que o olavo faz com a cabeça das pessoas e a sua utilidade política nos states:
    As respostas ao tweeter do general Vilas boas:
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    50 minhá 50 minutos

    Sim, vcs atacaram os terroristas nos anos 70, mas infelizmente subestimaram o intelecto.
    A mídia, as universidades, a classe artística e músical, fizeram e fazem uma guerra invisível.
    Me pergunto, os militares não procuraram a informação??
    Vcs estavam perto.
    Mesmo agora??
    2 respostas 2 retweets 9 curtiram
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    48 minhá 48 minutos

    Vi minha instituição cair, desde o ano de 2005 ( PT no poder com a ajuda do PSDB)
    O país foi saqueado, a Amazônia foi roubada e vcs não viram??
    Ficaram quietos. Pedimos a ajuda de vcs.
    Saímos às ruas para pedir o nosso país de volta.
    O PCC foi criado e sustentado pelo
    2 respostas 3 retweets 12 curtiram
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    45 minhá 45 minutos

    PSDB, e vcs não viram.
    Crimes de lesa pátria ocorridos por partidos políticos, com união com as FARCs, Hamas, e vcs não viram?
    ONGs, Instituições invadiram nosso país, com ajuda de SOROS, FORD, ROCKFELLER, e invadiram nosso MEC, CONJUR, MP, MIDIA, REDAÇÕES JORNALISTICAS
    1 resposta 4 retweets 12 curtiram
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    42 minhá 42 minutos

    E vcs não viram??
    O Nordeste passando sede e fome, sobrevivendo com bolsa de 100, 200, e sendo escravizados, vcs não viram??
    Foz de Iguaçu, sendo invadido por islâmicos e tbm vcs não viram.
    Nossas crianças sendo vítimas de pedofilos, com anuência da mídia, ONGs, políticos
    1 resposta 2 retweets 11 curtiram
    NIDI
    ??
    ??
    ??
    ??
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?Bolsonaro17
    ‏ @IVANILDEALVESD2
    39 minhá 39 minutos

    E vcs não viram tbm??
    SIM Olavo, fala palavrão.
    SIM Olavo ofende.
    Mas, Olavo estudou, leu e chamou a atenção de muitos brasileiros, como eu, que estava alienados.
    O certo seria as FFAA, ler, aprender com Olavo, sobre a guerra invisível que estamos passando
    A esquerda nesse..
    2 respostas 2 retweets 5 curtiram

  • A atitude descrita no artigo pode resultar no impeachment de Bolsonaro, em face da possível incidência do artigo 7º, parágrafo 8º, da Lei 1.079/1950, que tipifica crime de responsabilidade caracterizado nos seguintes termos: “provocar animosidade entre as classes armadas ou contra elas, ou delas contra as instituições civis”.

  • Qual seria o recado ao Olavo?

    Se, de fato, o astrólogo é o "verdadeiro Trótski de direita", tal como o define o General Villas-Boas, quem na opinião dele seria o "verdadeiro Stálin de direita"?

    Será que o Olavo deveria começar a se preocupar pela própria vida? Será que há alguma sugestão implícita para que alguém venha a interpretar o papel de "verdadeiro Ramón Mercader de direita"?

    Picaretas não faltam por aí.

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

5 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

6 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

8 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

8 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

8 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

8 horas ago