Categories: Cultura

A nova presidente do MASP

MASP SOB NOVA DIREÇÃO – O Museu de Arte de São Paulo  é o mais importante da America latina pelo seu acervo de grandes mestres classicos e modernistas. Construido e formado pelo jornalista Assis Chateaubriand, que dá nome ao Museu, teve uma gestão eficiente com Pietro Maria Bardi, outra figura historica para as artes no Brasil. Após a morte de Bardi e de sua esposa, a arquiteta Lina Bo Bardi, o museu teve graves problemas de administração por varias e multiplas razões.

Finalmente uma nova gestora tomou posse há uma semana, personagem de primeira linha entre as grandes conhecedoras de artes plasticas do Pais, Beatriz Pimenta Camargo, que aos 81 anos de idade assume esse encargo. Dona Beatriz tem provavelmente a maior coleção privada de arte do Pais, que formou com gosto e paixão e extrema organização.

O que torna auspiciosa sua gestão é exatamente o gosto pessoal pela arte,  que tanto ela como o marido, Mario Pimenta Camargo, sempre tiveram. Na mesma Avenida Paulista do Museu o advogado Mario Pimenta Camargo comprou um belissimo palacete de época, dos anos 20, a Casa das Rosas, do comerciante Ernesto de Castro, manteve intacta a mansão e nos fundos do terreno que dá na Alameda Santos construiu, com Julio Neves, outra ex-Presidente do MASP,  uma enorme e modernissima torre de escritorios, uma solução unica em São Paulo, compondo o passado com o moderno na mesma area, formula dificil e rara, construida tambem em Buenos Aires e Nova York.

O MASP precisa de muita direção, necessita de melhor conservação, limpeza, curadoria, mais serviços ao publico mas principalmente necessita de suporte das grandes empresas de São Paulo, algo que é normal no mundo civilizado e aqui é tão dificl. Os grandes museus de Nova York são inteiramente privados, mantidos por doações, assinaturas,  bilheteria e comercio, aliás dona Beatriz é do Board do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o que a insere no topo do mundo global das artes.

Uma das ações que ela pode conduzir, porque tem muita experiencia nisso, é o intercambio de exposições, o MASP cede obras para outros museus em exposição e em contrapartida recebe obras importantes para exibir. É uma operação complexa pela logistica, seguro, etc. mas muito interessante até pela bilheteria que atrai. Para fazer isso é preciso conexões internacionais com o mundo das artes, algo que Dona Beatriz tem de sobra.

Boa sorte à nova Presidente do MASP, o Museu precisará muito de seu dinamismo.

http://masp.art.br/masp2010

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

3 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

3 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

4 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

5 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

5 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

8 horas ago