Cartas do Tarô inspiram a exposição de Andrea Annunziata

Jornal GGN – A exposição “Portas do Infinito” da artista plástica Andrea Annunziata, acontecerá no Espacio Uruguay, em São Paulo. O público poderá apreciar as obras inspiradas na interpretação das cartas de tarô, de 3 a 24 de julho. A exposição, gratuita, tem a curadoria de Enock Sacramento e traz no tema uma composição visual que expressa os sentimentos que acompanham cada indivíduo durante sua trajetória de vida.

A montagem, totalmente inédita, marca a volta da artista ao Brasil após sua atuação na Europa e nos Estados Unidos. Andrea Annunziata é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAP (Faculdade de Artes Plásticas da FAAP), e desde 1998 se dedica à arte intensamente e conta que a ideia para a composição dessa instalação surgiu há muito tempo.

“Tive um sonho em que abria uma porta atrás da outra, sendo que a primeira era bastante moderna e a última muito antiga, como se eu tivesse voltado no tempo. O interessante é que em seguida, fui encontrando portas abandonadas em um canteiro de obras ao lado do meu atelier. Há dois anos numa sessão de tarô, à medida em que escolhia as cartas, comecei a vê-las em cada porta que juntei. Mais interessante ainda é que o número exato de portas que tinha se encaixava com as cartas que tirei”, contou Andrea.

O objetivo da exposição é que o público passeie ao redor das portas e sinta a energia que elas revelam. A primeira porta da instalação chama-se “O Infinito” e é o verso do baralho, a viagem que ainda não foi descoberta. O verso da primeira porta é “O Mundo”, que se trata da última carta dos arcanos maiores no tarô. A última (que na exposição é a primeira) representa a força da mãe natureza, que transmite coragem para seus filhos, incluindo o livre arbítrio que leva cada um à sua história de vida.

A segunda porta, “O Papa”, também conhecida como Sacerdote ou Hierofante, descreve a firmeza de um sábio diante de um aluno perdido. O professor orienta o curioso para que siga com integridade e verdade. O arco-íris liga o céu à terra enquanto o guia, o professor entrega a chave da sabedoria na mão de seu aluno para que não se perca no meio do caminho e complete seu ciclo vitorioso. O verso dessa porta é “A Papisa”, uma figura dotada de um dom fora do comum. Ela é capaz de enxergar toda a bagagem do curioso, seja seu passado, presente ou futuro. Ela ensina esse ser a caminhar sozinho e no silêncio usando toda sua intuição e sua luz própria.

A exposição ainda traz a “A Justiça”, “A Morte”, A Imperatriz”, “A Eremita”, “O Imperador”, “O Julgamento” e “A Torre”, que simboliza a despedida do curioso do mundo dos sonhos para a vida real.

Serviço

Exposição ‘Portas do Infinito”

Local: “Espacio Uruguay” do Banco Republica do Uruguay

Endereço: Av. Paulista, 1776 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000 *Edifício Parque Avenida – 9º andar – Elevadores 3 e 4

Coquetel de Abertura: 2 de junho, quinta-feira, das 18h30 às 21h30.

Exposição: de 3 de junho a 24 de junho de 2016.

Visitação: de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h.

Ingresso: Gratuito.

*Estacionamento com manobrista no edifício (terceirizado CARPARK)

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • livre arbítrio

    Meu comentário não diz respeito ao trabalho da artista plástica, pois não conheço.

    Acho curiosa a idéia de "livre arbítrio que leva cada um à sua história de vida."

    Tenho a impressão que esse conceito de "livre arbítrio", num mundo cão como o nosso, é uma crueldade sem tamanho.

    Ele é usado como se a vida fosse um supermercado infinito e nós os consumidores que podemos escolher qualquer coisa, quantas vezes desejarmos. Nesse supermercado infinito tem produtos de primeiríssima linha e tem aqueles mais ordinários, mas todos podem escolher o que quiserem, basta escolher, ou melhor, basta exercer o "livre arbítrio".

    Será que é assim mesmo?

    Tenho dúvidas, mas suspeito que não.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

8 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

8 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

9 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

10 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

10 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

11 horas ago