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A celulite de Britney Spears

Celulite educativa de Britney Spears contra a mídia enganosa

Escolas britânicas usarão fotos da cantora Britney Spears de biquíni, comparando o antes (com celulite sem retoques), e o depois (retocadas com o photoshop).

O objetivo é educativo visando aumentar a autoestima de alunos de 10 e 11 anos de idade, porque eles estão crescendo obcecados por padrões de beleza impossíveis, sob influência da mídia.

A inciativa tem o apoio da Secretária de Igualdade Britânica. Imagine se fosse a ministra Iriny Lopes (PT/ES), da Secretaria de Políticas para as Mulheres, fazendo isso no Brasil?

O PIG (*) diria que o governo estaria “censurando” o Photoshop… e que as Secretaria de Políticas para as Mulheres estaria mostrando os “defeitos” da cantora, com inveja, assim como o PIG está fazendo no episódio da propaganda de lingerie com Giselle Bündchen.

Deu na BBC Brasil:

As imagens, divulgadas pela própria cantora, mostram como sua celulite foi retocada com programas de computador e suas pernas e quadris, afinados.

O objetivo do programa educacional, que tem apoio do governo e foi criado pela organização sem fins lucrativos Media Smart, é mostrar como as fotografias em revistas e anúncios são alteradas digitalmente e criam “um grau de perfeição que é inalcançável na sociedade”.

“Os jovens estão recebendo padrões impossíveis a partir das imagens com as quais eles se deparam diariamente na mídia e na publicidade e há indícios de que isso tem um impacto negativo em sua autoestima”, disse a secretária de Igualdade britânica, Lynne Featherstone.

“Eu quero que as crianças percebam desde cedo que seu valor é tão maior que apenas sua aparência física.”

Lingerie e diversidade

O material de ensino consiste em uma apresentação de PowerPoint mostrando fotografias publicadas em revistas famosas e em outdoors, além de instruções para os professores explicando “a influência da mídia e da publicidade na maneira como os jovens veem seu corpo”.

Parte da apresentação mostra fotos de modelos e tenta estimular os alunos a pensar nos objetivos das marcas e publicações ao escolher aquelas imagens.

O material também traz campanhas que ficaram famosas por desafiar a norma, como as da grife Benetton e dos produtos Dove, mostrando diversidade cultural e “mulheres comuns”.

A aula também mostra uma fotografia da atriz Keira Knightley com o busto aumentado digitalmente e imagens de anúncios de maquiagem e perfume, em que os modelos têm uma pele absolutamente perfeita.

Para terminar, a Media Smart sugere que os professores discutam com os alunos a “importância das características pessoais e valores humanos em relação à beleza física”.

A organização também apresenta estatísticas que indicam que modelos e atrizes que aparecem na mídia têm cerca de 50% menos gordura que mulheres saudáveis e que seis em cada 10 adolescentes acham que seriam mais felizes se fossem mais magras.

Luis Nassif

Luis Nassif

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