O Beco das Garrafas e os ícones de Copacabana, por André Araújo

Por André Araújo

ÍCONES DE COPACABANA – O mítico bairro de Copacabana tem alguns ícones da nossa história social e cultural que vale a pena recordar. Numa travessa da Rua Duvivier está o Beco das Garrafas, pequena rua sem saída, onde nos anos 50 e 60, funcionavam algumas pequenas boites nas quais se encontram raízes da bossa nova e de uma música brasileira de exportação em seus vários matizes, música que depois percorreu o mundo e tornou a música brasileira um produto de exportação. As boites eram o MA GRIFFE, LITTLE CLUB, BACARÉ e BOTTLES e lá tocaram conjuntos que ficaram famosos como TAMBA TRIO ( Luis Eça), BOSSA TRÊS ( Luis Carlos Vinhas), instrumentistas e compositores como BADEN POWELL e AIRTO MOREIRA, cantoras que depois se tornaram nomes nacionais e internacionais como SYLVIA TELLES, DORIS MONTEIRO, CLAUDETE SOARES, ALAIDE COSTA, MARISA GATA MANSA, DORA LOPES, LENY ANDRADE, o pianista SERGIO MENDES, hoje uma das maiores fortunas musicais dos EUA.

O BECA DAS GARRAFAS era um cenário meio profissional e meio amador,  músicos lá tocavam por prazer, outros davam canja,  havia muita garotada nas tardes de domingo, canções foram lá finalizadas e acharam intérpretes.

Os depois famosos RONALDO BOSCOLI e MIELE eram uma espécie de mestre de cerimônias do Beco, onde ELIS REGINA estreou em 1961.

O nome do Beco vem das garrafas que sobravam na madrugada e eram colocadas nas calçadas para o caminhão de lixo recolher, o nome foi dado pelo cronista SERGIO PORTO.

Outro ícone do bairro foi o restaurante LE BEC FIN, do chef René Dubini,  por anos o melhor restaurante francês do Rio, uma pequena casa que funcionava na Avenida N.S. de Copacaba com a R .Ronal de Carvalho, no Palacete Veiga, prédio do ano de 1928. O restaurante atendia o high society do Rio em grande estilo, mulheres com vestidos de alta moda, homens sempre de terno.

Foi o ceáario onde o então todo poderoso comandante da economia brasileira DELFIM NETTO saiu com a frase a ele atribuÍda, perguntado se gostava do seus dias de poder ele respondeu “Ah, o que me encanta são as noites do poder”, referindo-se à adulação que recebia no restaurante onde jantava quase todas as noites, Delfim despachava mais no Rio do que em Brasília.

Copacabana é parte integral da História do Brasil, que nela tem seu espelho social e de costumes.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

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  • Atuallmente

    Atualmente quase não se ouve mais música em Copacabana. Durante o dia tem uns grupos (que não gosto nem um pouco) percorrendo os bares e restaurantes da orla em busca de gorjetas. À noite tem ainda o Bip Bip com aquela coisinha deles, um, na Domingos Ferreira, o Bossa Nova, que toca sertanejo... E pouca coisa mais...

    Dá até pena dos turistas, nacionais e estrangeiros, que perambulam pelo bairro achando que vão encontrar ritmo e pulsação em cada esquina. Só encontram beberagem nos bares com TVs ligadas no futebol ou no MMA.

  • Esqueceu de Dolores Duran

    Que cantava lá, e até inspirou, indiretamente, a música "A Banca do Distinto" de Billy Blanco.

    Explico: Billy Blanco era louco por Dolores Duran. E havia um freguês da boite, super racista, mas que gostava também de ouvi-la cantar. Chegava lá e mandava o Alberico (que era o maitre de lá, depois virou dono do Plataforma, acho) falar para "a negrinha" cantar isso ou aquilo. Ele sempre encomendava um sanduíche de filé, mas nao carregava, o garçon tinha que levar até o carro dele. E nao dava a mao a ninguém. Daí o Bily Blanco fez a música. Deixo a letra abaixo, e o vídeo depois, com a própria Dolores.

    Não fala com pobre, não dá mão a preto
    Não carrega embrulho
    Pra que tanta pose, doutor
    Pra que esse orgulho
    A bruxa que é cega esbarra na gente
    E a vida estanca
    O enfarte lhe pega, doutor
    E acaba essa banca
    A vaidade é assim, põe o bobo no alto
    E retira a escada
    Mas fica por perto esperando sentada
    Mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão
    Mais alto o coqueiro, maior é o tombo do coco afinal
    Todo mundo é igual quando a vida termina
    Com terra em cima e na horizontal

    Link no youtube com a própria Dolores: https://youtu.be/51WZXaguCGs?t=11

    [video:https://youtu.be/51WZXaguCGs?t=11%5D

    a

     

    • Elenquei alguns nomes, é

      Elenquei alguns nomes, é claro que esqueci muitos, Dolores Duran era a cantora mais tipica de boite dessa época.

      Esqueci tambem de Osvaldo Nunes, famoso pianista de bar e boiite que tambem tocava no Le Bec Fin.

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