Categories: Cultura

Pedro Zogbi, o pintor de Igrejas

Passei minha infância em uma casa em frente o largo do São Benedito. No meio do largo uma igraja simples, antiga, do início do século. Dentro, os 12 passos da Via Crucis pintados por Pedro Zogbi.

Nos anos 60, um pároco ignorante reformou a igreja, substituiu as paredes externas por revestimento de paralelepípedos e mandou caiar o interior, apagando os afrescos de Pedro Zogbi.

Esta semana, solicitei a um especialista no tema que levantasse mais dados do nosso pintor.

Alô, alô, Poços de Caldas: quando irá se preocupar em reconstituir sua riquíssima história?

Eis o trabalho realizado:

Por Bruno Perpétuo

Olá Nassif,

Precisando de qualquer outra informação referente a nossos artistas plásticos esquecidos, estamos aí.

Não há muita informação disponível mas deve ser um personagem interessantíssimo de se pesquisar com mais detalhes.

Segue um resumo:

Artista libanês, nascido em 1884, falecido em 1950, no Rio de Janeiro. Admirado por Rui Barbosa, sua morte causou grande consternação no meio artistico.

Recebeu as primeiras letras em sua cidade natal (desconheço), mas dotado de excepcionai inteligência, seus pais enviaram-no a Europa, a fim de concluir seus estudos superiores filosóficos. Demostrando grande pendor pela arte, a ela se dedicou com verdadeiro afã, tendo se tornado conhecido pelos seus magníficos trabalhos em Paris, onde apresentou sua primeira exposição. Recebeu da imprensa as mais elogiosas criticas.

Nessa época (provavelmente 1907), em Paris se encontrava Rui Barbosa, de volta da sua vitoriosa conferência em Haia e que, empolgado pelas noticias a respeito do grande artista, foi visitar a exposição Zogbi. A simpatia entre os dois foi imediata e o “Águia de Haia” fazia então, constantes visitas ao expositor, admirando seus quadros. Cultos e poliglotas, conversavam em diversos idiomas. Nosso eminente Rui, admirando cada vez mais o Prof. Zogbi, convidou-o a vir ao Brasil (provavelmente em função da primeira grande guerra). Aquiescendo o honroso convite, o jovem pintor transferiu-se para cá, estreitando suas relações de amizade com o grande brasileiro.

Continuando seus trabalhos artísticos, o pintor executou obras notáveis para o governo brasileiro por ocasião da Exposição do Centenário da Independência, onde exibiu o admirável quadro “Paraíso das Ninfas”. Para governo de Minas Gerais, executou “Panorama de Poços de Caldas”, também em grandes proporções, além de uma galeria de retratos a óleo, para o Liceu Literário Português, assim como decoração de pinturas sacras com claras tendências bizantinas em diversas igrejas, principalmente em Três Corações, Minas Gerais, e uma galeria de retratos a óleo para os engenheiros do Sindicato dos Construtores Civis do Rio de Janeiro. Trabalhou ainda no Instituto Histórico e Tipográfico, tendo trabalhado também na restauração de quadros antigos de arte de diversas igrejas e, no fim da vida, nas pinturas a óleo da Igreja do Carmo, na Praça XV de Novembro.

Além dos trabalhos que imortalizaram o grande pintor, executados por convites de arquidioceses do interior do Brasil (principalmente Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), e nas igrejas do Líbano, da Síria e da Argentina, e do reconhecimento da sua Exposição em Paris, falava e escrevia correntemente em diversos idiomas como francês, italiano, árabe, aramaico, latim, grego e turco, e, entre as suas obras literárias destacavam-so “Aljabá dí Zogbi”(?), publicado na Argentina, “Escola da Vida”, de 1933, com edições esgotadas, e outro que estava prestes a ser concluido. Casou em Poços de Caldas com Sra. Ermelina Lecione Zogbi, com a qual teve 3 filhos.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Olá pessoal,
     
    Sou mineiro da

    Olá pessoal,

     

    Sou mineiro da cidade de Capela Nova, próximo a Barbacena. A Igreja de Nossa Senhora das Dores, matriz da padroeira da cidade, possui algumas obras de Pedro Zogbi muito ricas artísticamente, Em perfeito estado do conservação se encontram quatro quadros dos Evangelistas Lucas, João, Mateus e Marcos. O teto da Igreja era comletamente coberto por outras pinturas, que imagino serem também de autoria do mesmo artista. Porém, uma reforma feita a alguns anos retirou todo o afresco e colocou uma tinta a óleo branca no lugar. Infelizmente um crime contra a arte e a cultura.

  • No ano de 1981, quando passei 10 meses em Três Corações - MG, 6 fazendo Curso de Sargento na Escola de Sargentos das Armas, visitava sempre a Igreja Matriz da cidade. Ficava apreciando os afrescos do interior da Igreja. O nome do pintor Pedro Zogbi, assinado no canto direito inferior dos afresco ficaram guardados na minha memória.

  • Minha casa em Tres Coracões , de propriedade de meu bisavô Antonio Paciello, industrial do ramo frigorífico à época, foi toda decorada com afrescos de Pedro Zogbi: 3 salas, 4 quartos, corredores, quarto de vestir, todos decorados. Em algum lugar está a assinatura dele, bem discreta.Uma pena que essa preciosidade hoje está completamente deteriorada, e os novos donos nao tem nocão do valor da propriedade!

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

11 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

12 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

13 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

14 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

14 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

16 horas ago