Categories: Televisão

TV aberta X TV paga – Histórico parte 2

No primeiro post (clique aqui para ler), vimos que a história da TV a cabo no Brasil teve um início muito parecido com os outros veículos de comunicação no país. Foi através do pioneirismo e da determinação de homens de visão. Durante a fase inicial, ações isoladas em locais onde a recepção da TV aberta era deficiente, motivaram empresários a entrar em um negócio ainda novo e muito arriscado. Ações até mesmo artesanais, como a da TV Filme em Brasília, onde seus proprietários se revezavam para trocar as fitas de filmes no aparelho de U-matic*.

Porém, esta fase passou e a indústria da TV paga começou a chamar a atenção das grandes empresas de comunicação no país. Mais precisamente da Rede Globo de Comunicações e do Grupo Abril, que juntas protagonizaram a segunda fase da história da TV paga no Brasil e em lados opostos, mas com uma mesma visão: optaram pelo sistema de DTH como forma de distribuição e não o cabo e direcionaram o negócio para a classe A e B. Houve tentativas para implantar a TV paga na classe C, mas o foco sempre foi nas classes mais economicamente ativas.

As primeiras licenças de operação para as DISTV não chamaram a atenção das duas empresas em um primeiro momento. Elas acabaram caindo nas mãos de muitos oportunistas que depois as negociavam com outros empresários. Em 1989, a RBS foi um dos poucos grupos de comunicação que adquiriram ao todo 16 licenças, para onde o grupo possuía empresas de televisão. Porém, levaria algum tempo para que essas licenças se tornassem efetivamente empresas de TV a cabo.

Nos anos seguintes, depois de uma cansativa e cara experiência da TV Globo na utilização da Banda C (antenas parabólicas) na tentativa de vender os recém criados canais do sistema Globosat para condomínios no Rio de Janeiro, a Globo percebeu que o modelo não daria certo. Era caro e dispendioso manter o negócio focado nos condomínios. Em 1992, a Globo decide dividir as atividades de produção, de programação e de distribuição e cria uma nova empresa: a Globocabo. Porém, como havia ficado de fora das primeiras licenças das DISTV sai a procura de empresas para comprar ou associar. Depois de negócios e parcerias com empresas de DISTV (RBS e EPTV foram a primeiras a se associarem) formou-se a InterNet. Que tempos depois viria a se tornar a NET, maior empresa de TV paga no país. Atualmente a participação da Globo na operadora é pequena. Outras empresas como a Multicanal também estavam no jogo correndo por fora.

O sistema de transmissão Banda Ku (antenas de 60 centímetros a um metro), movimentou o mercado de TV paga como nunca antes. Foi época de maior concorrência entre a TV Globo, que se aliou a Rupert Murdoch e a SKY, e o Grupo Abril, sócia da Direct TV (TVA). Durante vários anos as duas marcas competiram no Brasil até que Murdoch comprasse a Diretc TV fundindo as duas marcas. A desvalorização do Real no Governo FHC foi um duro golpe para as duas empresas. Do dia para a noite viram suas dividas em dólares quase triplicarem. O grupo Abril saia do mercado de TV paga para nunca mais voltar.

O mercado veio se estruturando e ficando claramente definido. A Globo e a Sky isoladas na modalidade de DTH e uma série de empresas atuando na modalidade a cabo. Por volta de 1993, uma onde de privatizações era comandada pelo Governo FHC e a privatização da Telebrás era uma delas. Naquele tempo as Teles tinham autonomia estratégica em seus estados e algumas delas começaram a incomodar as empresas de TV a cabo quando tentaram entrar neste segmento. A Telemig foi a primeira das Teles a planejar a criação de uma rede de transmissão de dados, voz e vídeo. Isto ia de encontro aos interesses dos empresários e pela primeira vez, colocou a empresa pública em choque com as empresas de TV por assinatura. As Teles de São Paulo e Brasília apontavam nesta mesma direção. A pressão ao Governo foi tanta que o Ministério das Comunicações decidiu que as Teles só poderiam atuar desta forma com quem já possuísse as licenças para operação.

Naquela época, a Telebrás já pensava em um plano de banda larga para interligar todo o país a RENAV – Rede Nacional de Alta Velocidade – em 1994, onde pretendia se conectar com as operadoras de TV por assinatura de menor capacidade. Alguns grupos chegaram a firmar contratos com a Telebrasília, um deles liderados por Daniel Dantas, o outro grupo chamado de multiponto, possuía entre seus quadros ex-diretores da Globosat. Mas, a Lei do Cabo de 1995 e posteriormente a privatização da Telebrás frustrou a concretização da rede nacional de Banda Larga. Pelo menos naquela época, pois o Governo atual fez renascer o projeto.

Talvez tudo ficasse como antes, caso não surgisse uma nova tecnologia: a Internet. A internet fez com que as empresas de TV a cabo ganhassem uma grande importância comercial, pois sua infra-estrutura poderia ser utilizada para possibilitar acesso de internet de alta velocidade. Nos EUA foi um tempo conturbado de grandes fusões e aquisições que movimentou o mercado de TV paga e internet. E mais, atraiu o interesse das grandes empresas de Telecomunicações que estavam perdendo espaço para a internet na transmissão de voz.

Mas há um entrave legal. A Lei do Cabo de 1995 impede que empresas de telecomunicações entrem no mercado de TV por assinatura e também que sejam sócias ou proprietárias de empresas de TV a cabo. Por isso, a PLC 116 tem causado tantas discussões. Os radiodifusores, muitos ligados a empresas de TV a cabo, são contra a entrada das Telecom no jogo. Posição que ABTA tinha até certo tempo atrás, mas que hoje já vê como aceitável (veja aqui).

Com a entrada das Teles no mercado de TV paga um novo contexto será criado e novamente o mercado irá se movimentar, o que pode fazer o número e assinantes crescer a ponto de incomodar as emissoras de TV aberta. Prova disto foi o discurso de Roberto Irineu Marinho (Globo), um dos precursores da TV paga no Brasil, na abertura do Congresso da ABTA 2010.

Marinho afirmou:

No que toca à distribuição, há regras, absolutamente incongruentes. No cabo, a legislação parece ter buscado certa inspiração na Constituição, e limitou a propriedade estrangeira das empresas distribuidoras em 49%. Quando a distribuição por satélite se tornou viável, a legislação correspondente não impôs restrição alguma. Ou seja, o assinante é potencialmente o mesmo, mas, por cabo, só pode receber o sinal dos canais das mãos de empresas majoritariamente brasileiras e, por satélite, de qualquer empresa, nacional ou estrangeira.
No que toca à programação e à produção – aos canais propriamente ditos – nenhuma das restrições à propriedade estrangeira previstas na Constituição e que atingem as empresas brasileiras de mídia em geral foi levada em conta. Para muitos, esta foi uma omissão grave que levou a TV por assinatura a um quadro concorrencial potencialmente danoso aos interesses nacionais. Outra corrente, porém, afirma que não há desacordo com a Constituição: por ser um sistema fechado, com acesso mediante pagamento, o mercado de programadores e produtores de TV por assinatura não estaria alcançado pelas restrições que a Constituição impõe à radiodifusão, aqui entendida em sentido estrito, como o rádio e a televisão com acesso livre e gratuito.
De um jeito ou de outro, é fato que os produtores e programadores brasileiros que atuam na TV por assinatura concorrem com gigantes internacionais, com um poder de fogo muito superior ao nosso: custo de produção já amortizado pela exibição mundo afora, mínimas estruturas repetidoras no Brasil e um faturamento mundial muitas vezes mais alto.

Paralelamente às mudanças da TV por assinatura vem sendo implantada no Brasil a TV Digital aberta e interativa. O palco está montado, Uma guerra anunciada?

Aguarde o próximo post.

Fonte:

* TV por Assinatura: 20 anos de evolução. Samuel Possebon.Editora: Save Produções Editoriais, 2009.

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago