MP afirma que leite, no RS, é adulterado desde 2009

 

 

A adulteração de leite com adição de ureia, problema levantado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) no estado, ocorre desde 2009. Os dados são apoiados com as informações oferecidas pela Receita Estadual, que evidenciam a compra de ureia por parte dos transportadores do produto e, segundo o histórico levantado, a partir daquele ano as compras se intensificaram.

Apesar de confirmar que o produto químico foi comprado por transportadores com clara intenção de adicioná-lo ao leite, o promotor Alcindo Bastos Filho, da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor, não se pronunciou quanto à quantidade de leite fraudado e nem sobre quais empresas o produto se destinaria. Segundo as informações, a química era adicionada ao leite, e seu efeito era mascarado diluindo em água, aumentando o lucro do empresário em 10%.

Como muitos empresários estão sob investigação, o MP optou por não revelar a quantidade de ureia adquirida pelos transportadores entre 2009 e 2012. Segundo informações do jornal O Globo, o promotor declarou que a quantidade informada pelo órgão estadual é um pouco inferior às cem toneladas mapeadas pela Operação Leite Compen$ado, deflagrada na última quarta-feira, dia 8 de maio. Um quilo de ureia industrial, para que se entenda a enormidade do problema, era suficiente para fraudar mil litros de leite, conforme consta na fórmula descoberta pelo Ministério Público.

Segundo o promotor, um agravante fica com a informação de que os transportadores sabiam que, nem as indústrias ou os entrepostos, realizavam testes para detectar a presença da ureia no leite. Outro fator estimulante da fraude é o fato de que o Ministério da Agricultura não estabelece padrões  técnicos para a detecção de ureia no leite cru ou na versão UHT, pois se o componente é parte da composição natural do leite é preciso uma resolução oficial sobre os níveis recomendáveis.

Representantes da cadeia produtiva do leite irão se reunir com autoridades do Ministério da Agricultura, em Brasília, para discutir o problema. Na pauta está a relação das indústrias de laticínios com as transportadoras e a necessidade de se criar um parâmetro para a quantidade de ureia no leite.

Com informações do jornal O Globo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Recent Posts

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

46 minutos ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

1 hora ago

Lula: abandone a austeridade, por Paulo Kliass

Haddad adota o “bordão do trilhão”, imagem que se tornou moeda corrente nas falas de…

1 hora ago

Ações das Casas Bahia valorizam 34% após pedido de recuperação

Proposta para postergar o pagamento de R$ 4,1 bilhões a credores foi vista pelo mercado…

2 horas ago

Reajuste dos planos de saúde: por que a ANS é omissa na regulação dos preços abusivos?

Pacientes ficam à mercê de reajustes abusivos e desamparados com rescisões de contratos cada vez…

2 horas ago

Moro escreveu recado duro a Salomão na primeira intimação que recebeu do CNJ; oficiais levaram 2 meses para encontrá-lo

Bilhete antecipa parte da defesa que Moro fará perante o plenário do CNJ; saiba o…

2 horas ago