Organizações exigem respeito aos direitos dos consumidores

do Idec

Organizações exigem respeito aos direitos dos consumidores

Na próxima segunda-feira (23), organizações de defesa do consumidor irão enviar uma carta ao Presidente da República  exigindo que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) retome sua força. As entidades estão se mobilizando por meio de uma petição online. O idec é uma das apoiadoras da ação.

Em 7 de dezembro de 2017, membros do SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor) se reuniram com o presidente para firmar um compromisso pela defesa do consumidor. Contudo, segundo as organizações, esse trato não está sendo cumprido.

Na petição, as entidades destacam que nos últimos dois anos a população teve perdas significativas. A entrada em vigor das novas regras para viagem aérea, estabelecidas pela Resolução 400 do Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é uma delas. Segundo o Idec, a norma possui ilegalidades e não está alinhada ao estabelecido no CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Além disso, as organizações apontam que projetos como os que alteram as leis de planos de saúde e de cadastro positivo estão tramitando na Câmara e no Senado com urgência, sem ao menos ouvir a opinião de órgãos de defesa do consumidor.

“Precisamos de políticas de estado efetivas na defesa do consumidor. Modernizar a legislação que desde 2015 está parada, dar força à plataforma pública consumidor.gov.br em detrimento de plataformas privadas, discutir seriamente sobre planos de saúde e o Sistema Único de Saúde e, não menos importante, dar à Senacon autonomia suficiente para que possa realizar o trabalho que vinha realizando”, pontuam na petição.

Reivindicações

Dentre os pedidos das organizações está a transformação da Secretaria Nacional do Consumidor em autarquia. “Se concorrência e consumo andam juntos na constituição não há motivos para que a Senacon não se torne uma autarquia como o Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica]”, complementam.

Além disso, as entidades exigem urgência para a nomeação de um novo secretário nacional do consumidor, que tenha conhecimento técnico sobre o assunto. Em fevereiro deste ano, o advogado Arthur Rollo pediu exoneração do cargo e, desde então, nenhum substituto foi indicado.

 

Redação

Redação

View Comments

  • De tanto lero-lero, até o boi já dormiu

    Ah, vá... e consumidor lá tem algum direito? É só ver o que cabe ao cidadão que compra serviço de telefonia móvel, por exemplo.  Ou de qualquer outro serviço ou produto privado. Já viu o que recebe que tem convênio médico? E quem anda de ônibus?

    E me vem com essa história de ANAC? Quantos usam transporte aéreo, quanto bebem água da Sabesp privatizada? Regulamentar para proteger usuário da aviação, até eu. Quero ver proteção global, ampla, profunda e irrestrita a qualquer pessoa contra a iniciativa privada, isso sim.

    "Organizações exigem" parace propaganda dos supermercados Pão de Açucar: "Quero ver você na minha loja, comprando tudo e batendo o pezinho, reclamandinho de nós."

    Se reclamar adiantasse alguma coisa, empresas privadas não teriam SACs.

  • Com o golpe então parece que

    Com o golpe então parece que tudo piorou. Os operadores de serviços básicos para o consumidor perderam a agilidade até em dar satisfação sobre as reclamações. A raposa está solta no galinheiro.

Recent Posts

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

8 minutos ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

9 minutos ago

A curiosa história do “cavalo de pau” na cassação do senador Seif, suspeito de favorecimento por Luciano Hang

Acusação diz que Hang colocou recursos à disposição da campanha de Seif, que acabou esmagando…

14 minutos ago

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

1 hora ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

2 horas ago

Lula: abandone a austeridade, por Paulo Kliass

Haddad adota o “bordão do trilhão”, imagem que se tornou moeda corrente nas falas de…

2 horas ago