Kia e Hyundai devem fazer campanhas mais explicativas

 

A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, notificou, na semana passada, a CAOA Montadoras de Veículos S.A, responsável pela distribuição da marca Hyundai no Brasil e a Kia Motors do Brasil Ltda, pelas campanhas para recall protocoladas. Para o Ministério essas empresas não informaram de forma clara os riscos que esses defeitos apresentados nos veículos poderiam representar aos consumidores. A Senacon, com esta notificação, tem por objetivo que as empresas reformulem o aviso de risco e realizem campanhas em jornal, rádio e TV, para garantir que a informação chegue de forma objetiva e transparentes aos consumidores.

Nos dois casos, segundo a Senacon, o recall, nesses veículos, foi necessário ao ser constatado defeito no interruptor das luzes de freio que, com a falha, poderia deixar o condutor à mercê dos veículos que trafegam atrás, com risco de colisão traseira e eventuais ferimentos ao motorista e ocupantes. Outro problema constatado, está relacionado ao risco de que este problema não desabilite o piloto automático, caso esteja em uso, quando ocorrer a frenagem, retardando a redução da velocidade do veículo e, como consequência, provocar eventuais acidentes, além de “não estar disponível o controle adicional de estabilidade, podendo reduzir a ajuda eletrônica para o controle do veículo em situações limite de estabilidade”, segundo os fabricantes.

A notificação para recall foi feita pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) considerando o divulgado na mídia, de que as empresas Hyundai e Kia estariam realizando recalls internacionais. A notificação foi feita no dia 9 de abril último, solicitando esclarecimentos ou a imediata formalização de recall no país e as duas empresas protocolaram informações referentes ao recall dos veículos em questão.

Os veículos chamados para recall, da Hyundai, são os modelos Santa Fé, Vera Cruz e Tucson. A data para início dos reparos é 20 de maio para que os proprietários compareçam em uma concessionária para troca gratuita do interruptor da luz do freio. Nesta chamada são esperados 24.049 veículos.

No caso da Kia, também para substituição gratuita do interruptor de luz do freio, o chamado atenderá a partir de 1º de junho. A tabela traz os modelos, chassis inicial e final, bem como data de fabricação.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Recent Posts

Acorda, Rio Grande, por Elmar Bones

Quando as águas baixarem, o que vai ficar exposto, como os escombros das cidades destruídas,…

58 minutos ago

PGR denuncia irmãos Brazão e delegado por assassinato de Marielle

Marielle foi executada por atritos políticos e interesses econômicos fundiários dos Brazão, diz a Procuradoria

1 hora ago

Vídeo: Projeção mostra regiões gaúchas que serão afetadas por mais chuvas no fim de semana

"Situação é bastante crítica, não só pelos rios, mas por risco geológico, pois o solo…

1 hora ago

Levantamento: mais de 80 comunidades indígenas afetadas no Rio Grande do Sul

Levantamento colaborativo indica que mais de 80 comunidades e territórios indígenas foram diretamente afetados, alguns com…

1 hora ago

Após esforços de Janja, Eduardo Leite diz que “gaúchos e paulistas” salvaram a égua Caramelo

Em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, governador faz declaração sem considerar esforços…

2 horas ago

Bloqueio atmosférico que causa chuvas e onda de calor perde força a partir do dia 14

Meteorologistas esperam que o bloqueio perca força ou até se desfaça, permitindo o avanço de…

3 horas ago