Jornal GGN – O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome cosméticos e produtos de higiene. Entre 2008 e 2012, o mercado nacional cresceu 12,4% ao ano. Na média mundial, o crescimento do setor foi de 4,1% ao ano. Os dados são do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que realizou um estudo completo sobre a indústria de beleza.
A pesquisa aponta dois principais fatores para o crescimento acima da média do setor no Brasil: o maior acesso das classes D e E ao consumo devido ao aumento de renda – e aquisição, pela classe C, de itens com maior valor agregado; e a participação crescente da mulher no mercado de trabalho.
O Brasil tem quase 2.500 empresas atuando no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. No entanto, apenas 20 são de grande porte possuem 73% do faturamento total do setor.
O mercado mundial faturou US$ 433 bilhões em 2012, sendo que US$ 41,8 bilhões foram de empresas instaladas no Brasil. O país importa mais que exporta na área. Em 2012, o déficit da balança comercial do setor ficou em US$ 250 milhões.
Como parte do Plano Brasil Maior o levantamento do BNDES também expões as deficiências e apresenta sugestões para que o segmento cresça ainda mais e de forma sustentável. O estudo sugere, por exemplo, a desoneração de matgérias-primas e incentivos aos investimentos, além a elaboração de uma política para o uso de produtos de origem renovável.
Além disso, o BNDES acredita que, para que o Brasil seja escolhido por empresas globais como um hub de exportação na América Latina, é preciso aprimorar o custo de produção, o ambiente regulatório e a estrutura tributária.
A previsão do estudo é de que, ainda este ano, o Brasil passe a comprar mais cosméticos e produtos de higiene que o Japão, pulando para a segunda posição no ranking mundial. Atualmente, os brasileiros já consomem mais perfumes, desodorantes e protetores solares que o resto do mundo.
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Beleza
O mercado de beleza brasileiro é maravilhoso, top.