Câmera futurista permite ajustar profundidade de foco após o registro

Jornal GGN

– Há pouco mais de dois anos, o mercado viu chegar a câmera Lytro. Na época, o dispositivo era interessante e fazia fotos divertidas, mas nada impressionante. Mas o novo modelo, que deve ser lançado em julho, promete trazer um recurso fotográfico que pode agradar profissionais e leigos: o equipamento registra as fotos em tamanho quatro vezes maior que o normal e com mais dados que o normal, possibilitando que a profundidade de foco da imagem possa ser ajustada depois do registro.

A profundidade de foco – também chamada de profundidade de campo – é a área visível de uma imagem que estende para antes e depois do objeto fotografado. Está relacionada diretamente com a abertura do diafragma do equipamento. É usada para direcionar o foco do observador para o assunto principal da imagem e também com finalidade estética. As câmeras tradicionais, sejam analógicas ou digitais, não permitem ajustes posterior nesse efeito.

Para permitir o efeito, a objetiva da Lytro é formada por um conjunto de microlentes, que capta a imagem em três dimensões (câmeras comuns achatam a realidade em uma figura 2D, e a profundidade de campo serve, também, para gerar a sensação de três dimensões). Na verdade, o equipamento registra, em uma única imagem bruta, vários registros em 2D – que podem ser recombinadas posteriormente para uma visão em 3D. Do mesmo modo, é possível mudar as profundidades de campo ou de foco, alterando o objeto da imagem.

O modelo traz ainda uma ferramenta de mapeamento em tempo real, chamada botão Lytro, que mostra exatamente como enquadrar um registro para maximizar o efeito de profundidade. A câmera inovadora tem um obturador que pode chegar a 1/4000 de um segundo, tão rápida que pode congelar a ação de tiro desportivo. Ela tem um processador Snapdragon 804, mais recente chip de nível tablet da Qualcomm, tela sensível ao toque de 4 polegadas, e uma lente zoom que vai de 30 a 250mm, além de função “macro” que permite fotografar objetos muito próximos.

A câmera Lytro possui encaixe para sapata (peça universal usada para prender câmeras em tripés e monopes), acessórios e flashes, além de suportar Photoshop e outros softwares de edição de imagem.

Com informações do The Verge.

Redação

Redação

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

8 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

9 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

9 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

10 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

12 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

12 horas ago