Consumo de energia na China cai 3,7% em 2013

Do Portal Vermelho

Segundo dados publicados nesta segunda-feira (20) pela Administração Estatal de Estatísticas, o Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 7,7% em 2013, atingindo 56,9 trilhões de yuanes (R$ 22 trilhões). Dados sobre o consumo energético e sobre a produção petrolífera também foram apontados pelo Ministério de Terras e Recursos, assim como a proposta de maior cooperação no setor em toda a Ásia, apresentados em um seminário internacional que terminou neste domingo (19).

O diretor da Administração Estatal de Estatística, Ma Jiantang, afirmou, na coletiva de imprensa realizada pelo Conselho de Estado, que a economia chinesa manteve-se estável, em geral, em 2013.
Em todo o ano, o consumo energético caiu 3,7%, com um valor de dez mil yuanes (R$ 3,9 mil) para cada unidade do PIB. A produção industrial registrou um aumento estável e o emprego da população se manteve estável no geral.
O Ministério de Terras e Recursos, publicou nos últimos dias, os resultados da avaliação dos recursos de petróleo e gás de Xinjiang, informando que os recursos petrolíferos da província ocupam 22% no cômputo total dos recursos deste setor no país, de 22,8 bilhões de toneladas.
Trata-se também de um aumento de 7,7 bilhões de toneladas em comparação aos resultados de 2007 na produção petrolífera.
Segundo a mesma fonte, a bacia de Tarim conta com 12,1 bilhões de toneladas de recursos de gás, tendo crescimento de 4 bilhões de toneladas face a 2007. A bacia de Junggar aumentou sua produção em 3.4 bilhões de toneladas.
Além disso, o volume dos recursos de gás desta região alcançou a 17,5 trilhões de metros cúbicos, equivalente a 28% da produção de todo o país, o que mostrou aumento de 7,6 trilhões de metros cúbicos em comparação a 2007.
A China também busca aumentar a cooperação energética com vizinhos, conforme declarou o secretário-geral do Comitê do Fundo de Energia da China, He Zhiping, no Seminário Internacional sobre Transformação da Ordem mundial e Cooperação Internacional de Energia, que terminou neste domingo (19), em Hong Kong.
He Zhiping afirmou que a demanda de energia dos países emergentes asiáticos é muito grande e, por isso, é urgente criar uma organização de cooperação energética na região.
Ele disse esperar que os líderes políticos, empresários, especialistas em energia e organizações não governamentais possam se sentar para discutir a proposta, que visa reforçar as cooperações entre países asiáticos em áreas de exploração, transportação e reserva energética, além de elevar o poder de barganha e direito de falar sobre os avanços dos países asiáticos no mercado energético mundial.
Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago