Estudantes da UFMG desenvolvem protótipo ultraeconômico

Sugerido por Antonio Francisco

Mil quilômetros com um litro de gasolina

 

 

Em busca da eficiência máxima

Percorrer mil quilômetros gastando apenas um litro de gasolina. Esse é o horizonte perseguido pela equipe Milhagem, em busca do segundo título na Maratona Universitária da Eficiência Energética, a principal competição nacional do gênero, que será disputada em São Paulo, no final deste ano. O time da UFMG foi o campeão na edição de 2006, quando atingiu a marca de 598,9 km/l – ainda recorde nacional.

Segundo o capitão da equipe, o estudante de Engenharia Mecânica Fábio Keuffer, uma das principais inovações do protótipo atual diz respeito à carenagem (carcaça), fabricada em fibra de vidro e cuja geometria é adaptada para minimizar a resistência ao ar, favorecendo a aerodinâmica. “Todos os materiais utilizados na construção do protótipo são escolhidos com base em relações extremas entre peso e eficiência, visando diminuir seu peso”, explica Keuffer. Pneus com baixa resistência ao rolamento, direção projetada para conferir maior comodidade ao piloto e sistema de transmissão que reduz as perdas energéticas também estão entre as características do projeto da UFMG.

Outra integrante da equipe, a estudante Lara Alcântara, também da Engenharia Mecânica, conta que tanto esforço de pesquisa extrapola a comunidade universitária e atrai o interesse da indústria automobilística. A competição já foi patrocinada pela norte-americana Chevrolet e atualmente é apoiada financeiramente pela montadora francesa Renault.

Lara explica que alguns dispositivos ainda pouco vistos entre os carros que circulam no Brasil já começam a ser aproveitados nas provas universitárias de eficiência. “Entre eles, o sistema start-stop [que desliga o motor quando o carro é freado, economizando combustível] e o pneu verde [mais durável e menos poluente], que deverá ser popularizado nos próximos anos”, exemplifica.

Já o estudante de Engenharia de Controle e Automação Michael Feliphe, membro do núcleo de eletrônica da equipe, explica que o protótipo controla a velocidade de forma autônoma. “A ideia é desenvolver um sistema para calcular as melhores velocidades para cada situação, de forma a otimizar o consumo. Esse sistema poderia servir de base para que os futuros veículos autônomos [sem motorista] sejam econômicos.”

A equipe

Os 11 graduandos que atualmente compõem a equipe, distribuídos entre as engenharias de Controle e Automação, Produção, Mecânica e Elétrica da UFMG, desempenham diversas tarefas no desenvolvimento do carro, desde a concepção dos subsistemas, passando pela fabricação das peças até o gerenciamento do projeto. Eles também são responsáveis pela gestão administrativa e financeira da Milhagem. São orientados pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica Fabrício Pujatti, especialista em engenharia automotiva.

O responsável pelo marketing da equipe é o estudante de Engenharia de Produção Lucas Takahashi. Ele explica que o projeto contribui para formação profissional dos graduandos na medida em que propicia conhecimento e vivência em áreas como teoria automotiva, projeto de sistemas mecânicos e eletrônicos, planejamento, gerenciamento, marketing e logística.

Entre os próximos objetivos da Milhagem está a participação na etapa sul-americana da mais importante prova universitária de eficiência em combustível no mundo, a Shell Eco-marathon, em 2015. Na mais recente edição, o vencedor atingiu índice de 1.525 km/l.

Histórico

Além da vitoriosa participação em 2006, a equipe Milhagem, vinculada ao Centro de Tecnologia da Mobilidade e que também conta com o suporte técnico do Centro de Estudos Aeronáuticos, já esteve presente em outras três edições da Maratona Universitária da Eficiência Energética. Um ano antes, com o protótipo CEA-M1, alcançou o desempenho de 227,6 km/l de gasolina, sendo vice-campeã brasileira.

No ano de 2011, atingiu 199,1 km/l e logrou o quinto lugar geral com o CTM-M2. Em sua mais recente incursão, no ano passado, a Milhagem obteve o 4º lugar da categoria, alcançando 234,9 km/l.

 

* Matéria publicada no Portal UFMG, seção Pesquisa e Inovação, em 25/03/2014

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

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  • Incrível saber que se possa

    Incrível saber que se possa desenvlver veículos economizando absurdamente tanto! Inevitável concluir que, jamais entraram no mercad. Ou custarão 1 milhão de reais. 

    Também se constata mais uma vez que, o engenheiro brazuca é muito bom. 

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