Números de inovação na indústria continuam a crescer

Jornal GGN – A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divulgou, no último dia 20, uma pesquisa que avaliou o nível de inovação na indústria brasileira. De acordo com o estudo, no primeiro trimestre de 2014, a inovação tecnológica do setor industrial voltou a crescer. Com isso, já são três trimestres consecutivos de crescimento.

No período de janeiro a março deste ano, 54% das empresas pesquisadas declararam ter realizado algum tipo de inovação de produto. No segundo trimestre de 2013, eram 46,9%, no terceiro, 47,9% e no quarto, 50,2%.

Apesar do avanço, a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal, diz que a inovação ainda está abaixo da expectativa declarada pelas empresas no trimestre imediatamente anterior. “A disposição para inovar nos três meses seguintes nem sempre se confirma”, diz. Ela entende que o empresário tem expectativas, mas que elas devem ser adequadas ao cenário macroeconômico e ao desempenho da empresa.

Ainda assim, o professor e coordenador da pesquisa, Gilberto Libânio, entende que o trabalho aponta uma tendência de crescimento da taxa de inovação e da expectativa de investimento, independentemente de o cenário econômico nem sempre ser favorável. “Embora o Produto Interno Bruto esteja em acomodação, com alguma tendência de recuo, a pesquisa sugere certo otimismo do empresário, no momento em que ele declara a intenção de investir”, afirmou.

O volume de empresas que lançaram novos produtos (já existentes no mercado, mas inédito em suas próprias linhas de produção) também vem registrando um leve crescimento. No segundo trimestre de 2013, eram 33,8% das entrevistadas, no terceiro, 34,5%, no quarto, 36% e no primeiro trimestre de 2014, 38,9%.

Os únicos dados do levantamento que apresentaram declínio foram os de inovação em processos. No último trimestre de 2013, 12,6% das empresas declararam ter investido em processos novos. No primeiro trimestre de 2014 foram apenas 8,9%.

Redação

Redação

View Comments

  • Sobre inovação e a nova

    Sobre inovação e a nova indústria brasileira o programa Brasilianas de ontem foi um show.

    Merecia um resumo feito por um dos jornalistas da equipe do blog

  • As inovações crescem , a

    As inovações crescem , a indústria cresce , a inflação cai , o desemprego é de dar inveja a gente grande , etc , etc . Os indicadores não refletem o mau humor irradiado pela mídia , aliás , a única coisa que cai é a credibilidade da mídia , apesar de pesquisa recente mostrar que o setor ainda engana muita gente ...

Recent Posts

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

59 minutos ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

1 hora ago

Os anocráticos, por Felipe Bueno

Significa democracias que não são muito democráticas, que, na prática, é terrivelmente mais comum do…

1 hora ago

Madonna e a esquerda, por Francisco Fernandes Ladeira

Parte da esquerda, na falta de direção programática, idolatra figuras e instituições só por contrariarem,…

2 horas ago

TJSP suspende liminar e mantém privatização da Sabesp

Presidente do TJSP considerou que há jurisprudência do STF que impede o controle, via Judiciário,…

2 horas ago

Governo Federal anuncia repasse de recursos ao RS pela Defesa Civil

Prefeituras e governo estadual poderão cadastrar no sistema demandas para recuperar escolas, creches, hospitais, unidades…

2 horas ago