Para pequenas empresas, burocracia é empecilho para a inovação

Jornal GGN – A alta burocracia, garantias e contrapartidas são alguns dos obstáculos que as pequenas empresas têm de ultrapassar para conseguir apoio e financiamento das instituições públicas em programas de incentivo à inovação. Um grupo de empresários discutiram e apresentaram propostas na 14ª Conferência Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras).

O painel foi organizado pelo Comitê de Fomento à Inovação da associação e teve a participação de duas pequenas empresas do Rio de Janeiro, a Radix Engenharia e Software e a Fumajet Indústria e Comércio de Equipamentos.

A Radix é uma empresa especializada em engenharia, automação e desenvolvimento de softwares. Um dos sócios diretores da empresa, Geraldo Rochocz, citou como dificuldades para os pequenos receberem recursos para a inovação as restrições de elegibilidade (critérios e requisitos muito rigorosos que as empresas devem preencher para que sejam eleitas a receber um financiamento), controle na alocação de recursos (quem recebe o financiamento não pode dispor livremente onde ele é mais necessário no projeto), e as garantias para financiamento (muito altas, que as pequenas empresas não podem cumprir).

Marcius Victorio da Costa, diretor da Fumajet, empresa especializada em soluções tecnológicas para a saúde pública, também enumerou alguns pontos críticos do financiamento à inovação. No caso de bancos públicos, como Banco do Brasil e da Caixa, por exemplo, o problema é a exigência de no mínimo 18 meses de faturamento da empresa, o que dificilmente uma pequena empresa tem. Normalmente, elas têm prejuízo no começo.

Antes das apresentações, foi realizada uma pesquisa interativa com o público presente no auditório. O resultado mostrou que o recurso reembolsável é o instrumento de apoio à inovação mais usado pelos presentes (36%). Além disso, a pesquisa apontou que a maioria (55%) usa os recursos para desenvolver projetos de inovação e a instituição mais utilizada para se ter acesso ao financiamento é a Finep (31%).

Com informações da Anpei

Redação

Redação

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

7 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

9 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

10 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

10 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

10 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

10 horas ago