Categories: Economia

2012 foi bom para os mais ricos

Por Paulo F.

Do Diário de Notícias de Lisboa

É oficial: os ricos não pagam a crise

por Leonídio Paulo Ferreira

Célebre por viver numa mansão de 27 andares com fama de ser a casa mais cara do mundo, o indiano Mukesh Ambani é o único dos 20 maiores magnatas mundiais que viu a fortuna em 2012 crescer abaixo do ritmo da economia do seu país. É que o ano que passou foi mesmo muito bom para os mais ricos. Fantástico ao ponto de nos primeiros 40 da lista elaborada pela Bloomberg só a australiana Gina Rinehart ter visto a riqueza minguar (-1,2%), espécie de minicastigo à mulher que herdou tudo mas manda trabalhar e parar de beber os que invejam os seus 14 mil milhões de euros.

Carlos Slim continua a ser o homem mais rico do planeta, com uma fortuna avaliada em 57 mil milhões de euros, mais 10,2% do que há um ano. No mesmo tempo, a economia do seu México terá crescido 4%. Quanto a Bill Gates, por enquanto o vice-rei dos magnatas, festejou um acréscimo de riqueza de 5,3%, bem mais do dobro do que Barack Obama conseguiu para a América.

O mais incrível desempenho vem de Amancio Ortega, terceiro homem mais abastado do mundo, que viu os seus milhares de milhões aumentarem 16,8% ao longo de 2012. Não esquecer que o dono da Zara vem de uma Espanha que enfrenta a recessão.

Claro que vivemos num mundo globalizado e que o dinheiro que os ricos ganham é conseguido muitas vezes fora de portas. O caso de Ortega é exemplar: é na Ásia que os negócios correm melhor ao filho de um ferroviário que começou por costurar na sala. Mas a economia mundial só cresceu 3,2% no ano passado e pelo menos os dez principais magnatas fizeram bastante melhor.

Não se pense que todos estes nomes, só por nadarem em dinheiro, são más pessoas. Tirando Rinehart e as suas palavras azedas, até não falta a quem elogiar. Slim e sobretudo Gates são conhecidos pelos projetos filantrópicos e mesmo Ortega destacou-se pelos 20 milhões de euros que ofereceu há meses à Cáritas espanhola. Além disso, muitos dos magnatas da lista Bloomberg partiram do nada, construindo fortunas com ideias geniais e criando assim milhares de empregos.

Por outro lado, é graças aos empreendedores que o capitalismo se tem afirmado como o sistema mais propício à criação de riqueza, com o Estado depois a assumir a sua função de redistribuição, de modo a garantir a coesão das sociedades.

Mas desconfia-se que algo não está a correr como devia. Adam Smith, o escocês do século XVIII que teorizou os méritos do capitalismo, falava da mão invisível que fazia com que o interesse coletivo fosse preservado. Ora, com tantos países em crise, e com uma vaga de desemprego a criar novos pobres até na Europa, este sucesso tremendo dos ricos parece denunciar que a tal mão ou está a fazer mal o seu trabalho ou a dar uma ajuda a quem menos precisa.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago