Categories: Economia

A desaceleração do crescimento brasileiro

Da Agência Estado

Crescimento do Brasil deve desacelerar, diz OCDE 

09 de maio de 2011 | 8h 40 

Danielle Chaves, da Agência Estado 

LONDRES – As maiores economias do mundo tendem a crescer a velocidades diferentes, com EUA, Alemanha e Rússia apresentando desempenho forte, enquanto Brasil, Itália e Índia deverão experimentar crescimento mais lento do que de costume. As informações constam dos dados sobre os indicadores antecedentes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo a organização com sede em Paris, o indicador antecedente de atividade econômica de seus 34 membros subiu para 103,2 em março, de 103,0 em fevereiro, sinalizando que o crescimento entre as economias desenvolvidas como um todo vai se acelerar. No entanto, algumas economias desenvolvidas e em desenvolvimento ficarão para trás, apresentando crescimento abaixo da tendência de longo prazo.

“Os indicadores antecedentes compostos (…) estão apontando para certa divergência no ritmo da atividade econômica entre as maiores economias”, disse a OCDE. “Os indicadores para Brasil, Itália e Índia estão apontando para desaceleração na atividade na atividade econômica em relação à tendência”, acrescentou.

O indicador antecedente para o Brasil caiu a 98,4 em março, de 99,0 em fevereiro, enquanto o da Itália diminuiu para 101,5, de 102,0, e o da Índia recuou para 99,4, de 99,7. Por outro lado, o indicador para os EUA subiu a 103,4, de 103,1; o da Alemanha aumentou para 105,0, de 104,9; e o da Rússia avançou a 105,0, de 104,9.

A OCDE afirmou que, dados os recentes eventos no Japão, foi impossível calcular o indicador antecedente para o país. Com relação a Reino Unido e França, os indicadores sugerem que o crescimento será “lento, mas estável”, enquanto os dados para China e Canadá “sinalizam recuperação da velocidade”.

Os indicadores antecedentes da OCDE são destinados a fornecer sinais prévios sobre pontos de virada entre a expansão e a desaceleração da atividade econômica. Eles são baseados em uma ampla variedade de dados que têm um histórico de sinalização de mudanças na economia. As informações são da Dow Jones. 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Xadrez do segundo tempo de 8 de janeiro e o New Deal de Lula, por Luís Nassif

Para o bem ou para o mal - espera-se que para o bem - o…

7 minutos ago

Dois meses após transplante, morre o primeiro paciente a receber rim de porco

Procedimento representou marco na medicina e foi comandado por brasileiro; em 2021, transplante foi testado…

1 hora ago

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos federais

Para municípios de até R$ 50 mil habitantes, o governo adianta R$ 200 mil em…

1 hora ago

Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte no domingo

Avanço intenso de massa polar vai provocar queda nas temperaturas, que pode chegar a 0°C…

2 horas ago

Morre Amália barros, deputada federal do PL, aos 39 anos

Vice-presidente do PL Mulher, Amália era próxima de Michelle Bolsonaro e foi eleita pelo MT…

2 horas ago

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

19 horas ago