Arábia Saudita suspende exportação de 33 frigoríficos brasileiros

Fontes não oficiais falam em impacto de 30% sobre as exportações brasileiras de carne de frango; retaliação ao novo governo não é descartada
Foto: Agência Brasil
Jornal GGN – A Arábia Saudita desabilitou 33 dos 58 frigoríficos da lista dos exportadores brasileiros de carne de frango para o país, entre e eles a BRF e a JBS.
Segundo informações da coluna de Mauro Zafalon, na Folha, um dos motivos seriam irregularidades identificadas por técnicos de uma missão árabe em alguns frigoríficos brasileiros. Outro, é a busca da Arábia em reduzir a dependência de proteína brasileira, mas não está descartada uma pressão econômica sobre as manifestações do presidente Jair Bolsonaro de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, em Israel.
Jerusalém é reivindicada como capital da população árabe e judia, que entraram diversas vezes em conflito por causa do controle do espaço, considerado sagrado tanto na religião dos judeus, quanto na religião muçulmana.
Fontes não oficiais do Ministério da Agricultura disseram à Folha que o corte representará uma queda de até 30% no volume de exportações de carne de frango do Brasil. Já o presidente da ABPA (Associação Brasileira da Indústria de Proteína), Francisco Turra, disse que alguns dos frigoríficos desabilitados já não exportavam para a Arábia, sem informar o quanto a decisão irá afetar no volume das exportações.
A Arábia Saudita é considerada a maior exportadora do produto brasileiro. Em 2018, importou 486,4 mil toneladas, 14% do volume total da carne de frango vendida para fora. O segundo maior comprador é a China, que comprou 438 mil toneladas no ano passado.
Redação

Redação

View Comments

  • Frangalhos
    é o resultado para o país que a direita fraudulenta golpista está obtendo com o capitão do mato que colocou na presidência.

    Fora golpistas!

    Fora Bozo!

    LULA LIVRE!

  • O problema não é só a Arábia

    O problema não é só a Arábia Saudita, mas quem seguí-la em embarreiramentos pseudo-sanitários contra a carne de frango brasileira.

     

    Tempos bicos se avizinham do oeste de Santa Catarina... e não sei se serem um reduto de votos do ainda-presidente vai ser o suficiente.

  • A primeira pancada.

    Do presidente mito salvador do Brasil na cabeça de seus milhares de eleitores ítalo germânicos do oeste catarinense.

  • Incorreção
    Outros jornais escreveram que foram barrados 5 frigoríficos dos 30 que regularmente exportam para lá. É bom conferir antes de virar fake.

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

22 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago