Categories: EconomiaIndicadores

Confiança de serviços tem crescimento de 4,5% em outubro

Jornal GGN – O Índice de Confiança de Serviços (ICS) apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) avançou 4,5% entre setembro e outubro, ao passar de 68,4 para 71,5 pontos, na série com ajuste sazonal. Apesar da melhora apresentada na margem, este é o segundo menor nível da série iniciada em junho de 2008.

O movimento positivo registrado pelo ICS alcançou 10 de 12 atividades em outubro e foi determinado pelas expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 9,3%, depois de cair 6,1% em setembro, com melhora em nove atividades; já o Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 4,7%, ante -12,7% no mês anterior e -9,6% em agosto.

De acordo com a FGV, a melhora do IE-S entre setembro e outubro foi determinada por seus dois componentes, com aumento mais acentuado do indicador que mede o otimismo em relação à evolução da situação dos negócios nos seis meses seguintes, com alta de 10,9% na margem. A redução do ISA-S foi determinada pela queda dos seus dois componentes, com destaque para a redução de 8,3% do indicador que mede o grau de satisfação com a Situação Atual dos Negócios.

A pesquisa também destaca a melhora simultânea, que não ocorria desde abril, de 2,7% no indicador que mede a previsão de faturamento e de 0,6% no que mensura o ímpeto de contratações pelo setor nos próximos três meses. Mesmo com as discretas reações, os dois indicadores continuam em patamares inferiores aos 100 pontos (96,4 e 81,7, respectivamente), sinalizando haver mais empresas esperando redução que aumento de faturamento e pessoal ocupado nos três meses seguintes.

Em adicional, em médias móveis trimestrais, estes indicadores continuam em queda (0,9% e 1,2%, respectivamente) em relação ao mês anterior. Dessa maneira, a melhora observada, apesar de estar relativamente disseminada em outubro, é insuficiente, por enquanto, para sinalizar o início de uma reação do setor, podendo estar mais relacionada ao nível muito baixo a que estes indicadores chegaram em setembro, após sucessivas quedas.

“A melhora observada na confiança do setor, explicada pelas expectativas quanto aos próximos meses, é bem-vinda mas deve ser relativizada. Entre setembro e junho as expectativas recuaram fortemente (-14,2%) e, nesse sentido, o resultado de outubro pode estar relacionado a essa base de comparação deprimida, uma vez que o contexto econômico não mostra até aqui alterações significativas que possam sustentar a continuidade dessa reação nos próximos meses”, diz Silvio Sales, consultor da FGV/IBRE, em relatório.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Como se constroem as bolhas, por Luiz Alberto Melchert

Pode parecer loucura, mas pessoas podem-se transformar em componentes do goodwill de empresas ou grupos…

8 minutos ago

Luís Nassif: como Campos Neto armou novo golpe da Selic

A casca de banana de Campos Neto teve efeito.  No dia seguinte à fala de…

54 minutos ago

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

11 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

12 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

12 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

13 horas ago