Categories: EconomiaIndicadores

Confiança do comerciante paulistano cai 3,9% em fevereiro

Jornal GGN – A confiança do comerciante paulistano continua em queda. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) caiu 3,9%, ao passar de 99,1 pontos em janeiro para 95,3 pontos em fevereiro. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 15,2%, segundo dados mensurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O indicador varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Esta é a quarta vez (após julho e setembro de 2014 e janeiro de 2015) que o índice atinge patamares inferiores a cem pontos (linha divisória entre otimismo e pessimismo).Novamente, o ICEC apresentou percepções menos otimistas em seus três componentes. A maior baixa foi vista no item que avalia as condições atuais do empresário do comércio (ICAEC), que caiu 6,5% ao passar de 67 pontos em janeiro para 62,7 pontos em fevereiro.

O índice que apura a satisfação do empresário do comércio quanto ao futuro (IEEC) também registrou avaliações menos otimistas, retraindo 1,7% na comparação com o mês anterior. Este componente passou de 134,6 pontos em janeiro para 132,3 pontos em fevereiro. Com uma queda significativa de 5,1%, passando de 95,7 em janeiro para 90,8 pontos em fevereiro, o índice que apura a intenção de investimento (IIEC) foi impactado principalmente pela retração na intenção em realizar novas contratações e novos investimentos.

Na análise por porte, houve queda na confiança tanto entre as empresas de pequeno como as de grande porte. Contudo, apesar de as maiores (com mais de 50 funcionários) terem verificado um resultado de Natal melhor do que as pequenas, a redução da confiança foi mais expressiva entre os grandes (recuo de 9,1% na comparação com janeiro). As maiores empresas ainda mantêm um patamar geral de confiança maior do que as pequenas (101,6 pontos contra 95,1 pontos), mas essa diferença foi reduzida neste mês.

Na avaliação da assessoria econômica da FecomercioSP, “a queda na confiança do comerciante paulistano deve-se ao cenário de vendas fragilizado por desaceleração do consumo, crédito mais caro, custos fixos cada vez mais pressionados e inflação elevada, além da atual crise hídrica, que acaba influenciando as expectativas do setor produtivo. Os números indicam que o momento atual da economia é de cautela para os empresários do comércio e refletem uma visão de crescente insegurança quanto ao futuro”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • O PIG deixa QUALQUER UM A

    O PIG deixa QUALQUER UM A BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS!

    Ainda mais em São Paulo!

    Deve ser boato de tudo quanto é lado!

    São revistas vejas distribuidas de Graça!

    Jornais com 30 dias GRÁTIS só contando desgraças!

    Que vai haver confisco de poupança!

    Que a Dilma vai dar um golpe de estado!

    Que Hugo Chaves vai voltar e invadir o Brasil!

    Que a intentona Comunista voltou para comer mais criancinhas!

    Que o Diabo veste Vemelho!

    Que vai faltar água em São Paulo!

Recent Posts

A história de dois soberanos, um lacaio e uma babá, por Pepe Escobar

A Rússia não rejeita o diálogo com Ocidente, está pronta para o diálogo sobre segurança e estabilidade…

6 minutos ago

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

12 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

14 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

14 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

15 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

15 horas ago