Categories: EconomiaIndicadores

Confiança do consumidor ganha força em maio

Jornal GGN – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 3,5 pontos entre abril e maio, ao passar de 64,4 para 67,9 pontos, segundo levantamento elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado segue-se a quedas de 1,4 ponto em março e 2,7 pontos em abril.

O destaque do mês foi a melhora das expectativas em relação aos meses seguintes: o Índice de Expectativas (IE) avançou 5,3 pontos, a maior alta desde outubro de 2011, quanto o IE subiu 6,2 pontos. Com a alta, o índice atingiu 71,1 pontos, o maior desde junho de 2015 (73,1). O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,8 ponto, atingindo 65,5 pontos.

Entre os quesitos que integram o ICC, a maior contribuição para a alta do ICC no mês foi dada pelo indicador que mede o otimismo com relação à economia nos meses seguintes, que subiu 14,4 pontos ao passar de 86,0 para 100,4 pontos,  o melhor resultado desde dezembro de 2013 (100,4). A parcela de consumidores projetando melhora avançou de 20,0% para 29,9%; a dos que preveem piora recuou de 35,2% para 24,4%.

Em relação ao momento presente, o indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores em relação à situação financeira da família subiu 2,7 pontos em maio. O resultado reflete uma acomodação após o indicador ter recuado nos dois meses anteriores e atingido o mínimo histórico em abril (56,9 pontos).

A análise por classes de renda apontou aumento de confiança em todas as classes de renda. A melhora mais expressiva ocorreu no índice dos consumidores de maior poder aquisitivo (renda familiar superior a R$ 9,6 mil mensais). Para esses consumidores, o ICC aumentou 9,3 pontos, com perspectivas mais otimistas em relação à economia, às finanças pessoais e quanto à intenção de compra de bens duráveis.

De acordo com o levantamento, o resultado geral da pesquisa mostra que a confiança do consumidor continua baixa em termos históricos e com tendência indefinida para os próximos meses. O avanço pontual do IE em maio parece ser explicado por uma leitura favorável, por uma parcela dos consumidores, em relação às perspectivas da economia após a mudança no comando político. Este tipo de efeito costuma ser captado em situações similares e tende a perder a força ao longo do tempo, principalmente caso a economia não dê sinais efetivos de melhora.

 

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • Sei......Só se for o

    Sei......Só se for o ICC:Índice de Confiança dos Coxinhas essa melhora referenciada na mudança do comando político. 

    Qual cenário diferente se tem pela frente? Qual variável econômica com viés positivo? 

    Bom, se a corrupção "acabou", é possível mesmo que já já estejamos num Éden econômico. 

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

21 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago