Categories: Crise

EUA recuam da proposta de teto de superávit

Estados Unidos recuam de proposta ao G-20 – economia – Estadao.com.br

Atacados por vários países, os EUA desistiram do plano de limitar superávits dos países e anunciaram que estão perto de acordo com a China

Jamil Chade, de O Estado de S. Paulo

BASILEIA – Os Estados Unidos recuaram de sua proposta de estabelecer limites para os superávits externos de outros países e anunciaram que estão perto de um acordo com a China.

O governo americano teria convencido a China a aceitar um acordo na reunião do G-20 (grupo dos 20 países mais ricos e influentes do mundo), que será realizada esta semana em Seul, na Coreia do Sul, para criar um “sistema de alerta” quando um país acumula superávits ou déficits excessivos.

Em troca, a Casa Branca abandonou sua ideia original de estabelecer um teto de 4% do PIB sobre o superávit de cada país, algo que era rejeitado pela China e por outros grandes exportadores e países emergentes.

O recuo ocorre depois de forte pressão internacional. Além de rejeitarem a proposta americana, China, Europa e países emergentes reagiram com irritação ao pacote econômico dos EUA.

O pacote prevê a injeção de US$ 600 bilhões na economia americana. O excesso de recursos deve “vazar” para outros países, o que pode provocar uma forte valorização de outras moedas e criar bolhas especulativas.

Na segunda-feira, 8, falando em Nova Délhi, na Índia, o presidente Barack Obama chegou a justificar sua política, alegando que “o que é bom para os EUA é bom para o mundo”.

Sinais

Os primeiros sinais de um entendimento entre Pequim – o maior exportador do mundo – e Washington – o maior importador – começaram a aparecer. Pelo acordo, caberia ao FMI adotar uma série de regras para monitorar desequilíbrios em contas correntes e coordenar respostas para promover sua redução. A China, no fim da semana passada, havia acusado os americanos de quererem “voltar ao tempo da economia planificada”.

Segunda-feira, Timothy Geithner, secretário do Tesouro dos EUA, explicou o acordo. “Essa é uma forma muito pragmática e multilateral de lidar com a questão. Isso vai permitir que possamos focar numa ampla gama de causas, e não apenas taxa de câmbio e permite que a China passe a seguir uma série de compromissos multilaterais.”

Geithner admitiu que a proposta de estabelecer um teto para o superávit de cada país “não faria sentido econômico”.

Enquanto isso, Obama saiu em defesa de sua política e, para a surpresa de vários observadores, ganhou o apoio da Índia.

Manmohan Singh, primeiro-ministro da Índia, foi o primeiro membro dos Brics a romper com as críticas e sair em defesa de Obama. “O mundo precisa de um novo equilíbrio entre países com déficit e superávit”, disse.

Mas outras autoridades, como o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, o presidente do Eurogrupo (16 países que usam o euro), Jean-Claude Juncker, e presidentes de bancos centrais reunidos na Suíça, reforçaram os ataques ao pacote americano. A polêmica deve continuar na reunião do G-20.

Clique aqui para acompanhar no Twitter

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

14 horas ago