Em posse de presidente conservador no Chile, Temer tentou discutir parcerias comerciais


Foto: Arquivo
Jornal GGN – Com a posse do mais novo presidente de direita da América Latina, Sebastián Piñera, que assumiu o comando do Chile neste domingo (11), dois mandatários insistiram em comparecer na cerimônia oficial, realizada em Valparaíso: o argentino Maurício Macri, já considerado amigo próximo do chileno e que se sentou ao lado do novo presidente, e Michel Temer.
Durante o encontro, realizado com cumprimentos de desvelada exaltação, Temer aproveitou para se introduziu nos diálogos de linha conservadora, que também é a sua, para adiantar algo não previsto na posse de Piñera: falar em nome do Mercosul para tentar avançar em um acordo “definitivo” com a União Europeia.
O Chile não participa diretamente, mas é um dos países associados ao bloco que integra Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. E na agenda no país latino, o mandatário brasileiro quis avançar sobre outro tema que é de seu interesse e também de Macri: a abertura comercial do país à Europa.
“Nós aproveitamos para fazer uma reunião, eu e o presidente Macri, sobre a questão da aliança Mercosul e União Europeia, que vai bastante avançada”, disse Michel Temer, admitindo que ainda havia pontos a serem resolvidos.
“Mas os chanceleres da União Europeia e do Mercosul vão se reunir muito proximamente. Eu acho que, depois de 19 anos, foi isso que eu e o Macri concordamos, nós talvez fechemos em definitivo o acordo Mercosul e União Europeia”, disse o mandatário, confiante de sua postura em nome do bloco, ainda que sem uma palavra oficial do Mercosul, com os demais países, nesse sentido.

Temer e Piñera durante a posse – Foto: Divulgação
As relações comerciais centraram as miras de Temer na visita ao país, ainda, porque o Brasil é o número 1 de acordo comercial do Chile na América do Sul, e o Chile é o segundo na lista de parceiro comercial do Brasil, atingindo a cifra de US$ 8,5 bilhões de fluxo comercial entre os dois em 2017.
Por isso, o mandatário também tentou sinalizar uma parceria do Mercosul com a Aliança do Pacífico, que é formado pelo Chile, Colômbia, México e Peru. O chileno Piñera, contudo, não estava tão disponível em sua agenda de posse, e por isso o mandatário brasileiro conseguiu se aproximar, apenas, com o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski:
“Conversei até com o presidente do Peru, muito rapidamente, mas com vistas a logo fazermos uma aliança do Mercosul com a Aliança do Pacífico”, disse Temer.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago