Categories: Economia

Grandes montadoras perdem espaço no mercado

Por Marco Antonio L.

Do Webmotors

GM foi a que mais perdeu este ano

Marca perdeu 1,46 ponto. Kia foi a que mais cresceu: 0,83% ponto percentual

Por Joel Leite 

As quatro grandes – Fiat, Volkswagen, GM e Ford – ainda dominam absolutas o mercado interno, com 70,9% das vendas de carros e comerciais leves, mas pouco a pouco as novas marcas vão avançando e conquistando seu espaço.

Nos oito primeiros meses deste ano as grandes perderam, juntas, 3,28% de participação em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que mais da metade foi da GM, que viu sua participação cair de 19,8% para 18,4%, isto é: perdeu 1,46 ponto. Além de não acompanhar o crescimento de 7,5% no mercado verificado no período, a GM nem mesmo repetiu os números absolutos do ano passado. Nos oito primeiros meses de 2010 a empresa vendeu 412.383 unidades e no mesmo período deste ano 410.833.

A Ford também teve perda importante, caindo de 212.124 unidades de janeiro a agosto de 2010 para 210.347este ano e perdendo 0,8 ponto de participação.

Fiat e Volkswagen também perderam participação, embora tenham vendido mais, em números absolutos, do que no ano passado. A Fiat “cresceu” de 481.289 para 501.095 e a Volks de 435.426 para 461.622 unidades. A primeira perdeu 0,74 ponto de participação e a Volkswagen 0,30%.

E para onde foram as vendas perdidas pelas quatro grandes? Com exceção da Peugeot, Honda e Toyota, todas as marcas classificadas no ranking das 20 mais vendidas tiraram uma lasquinha. Mas as chinesas, a Kia, a Nissan, a Renault e a Citroën.foram as mais beneficiadas.

A Kia foi a marca que mais cresceu: vendeu 53.760 unidades, contra 32.733 de janeiro a agosto do ano passado. Isso representou um aumento de vendas de 64,2% e um incremento de 0,83 ponto na participação no mercado de carros e comerciais leves.

Percentualmente a Nissan cresceu mais ainda, 85%, e conquistou 0,69 ponto de participação. A JAC chegou este ano e já tem 0,65 ponto, enquanto a Chery sextuplicou as vendas, ficando com 0,45 ponto percentual.

Renault, com ganho de 0,54 pontos percentuais, Hafei, com 0,32pp e Citroën, com 0,31, também estão entre as que mais cresceram este ano, em relação a janeiro agosto do ano passado. Mitsubishi, BMW, Suzuki, Land Rover, Mercedes–Benz e Hyundai também aumentaram a participação no mercado.

A tendência do avanço das pequenas e a diminuição da participação das grandes vai continuar. Em nenhum mercado do mundo as quatro marcas mais vendidas têm uma participação de 70,9% ou as três primeiras somam 61,5% do mercado. Essa distorção é resultado da reserva de mercado que as quatro tinham antes da abertura econômica.

Joel Leite (joelleite@autoinforme.com.br) é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

18 minutos ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

23 minutos ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

44 minutos ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

56 minutos ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

4 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

14 horas ago