Categories: AgronegócioEconomia

IBGE reduz projeção para safra agrícola em 2016

Jornal GGN – A quarta estimativa de 2016 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas totalizou 205,4 milhões de toneladas, volume 1,9% inferior ao apurado em 2015 (209,4 milhões de toneladas), segundo levantamento elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A estimativa da área a ser colhida é de 58,5 milhões de hectares, um acréscimo de 1,6% frente à área colhida em 2015 (57,6 milhões de hectares). A comparação com os dados de março mostra que a produção variou negativamente 2,2% e a área aumentou 0,3%.
O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos deste grupo, que, somados, representaram 92,9% da estimativa da produção e responderam por 87,1% da área a ser colhida. Em relação ao ano anterior, houve acréscimo de 2,9% na área da soja e de 2,9% na área do milho, na área de arroz houve redução de 7,7%. No que se refere à produção, houve aumento de 1,3% para a soja e reduções de 7,6% para o arroz e de 5,0% para o milho.
Regionalmente, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas mostrou que o Centro-Oeste seguiu puxando a produção, com um total de 87 milhões de toneladas; seguido pelo Sul, com 74,6 milhões de toneladas; Sudeste, com 20,9 milhões de toneladas; Nordeste, com 15,8 milhões de toneladas; e Norte, com 7,1 milhões de toneladas. Comparativamente à safra passada, houve incremento de 8,3% na região Sudeste, e reduções de 8,2% na região Norte, de 4,7% na região Nordeste, de 3,2% na região Centro-Oeste e de 1,7% na região Sul. Na avaliação para 2016, o Mato Grosso liderou como maior produtor nacional de grãos (25,1%), seguido pelo Paraná (18,3%) e Rio Grande do Sul (15%).
O levantamento também destaca as variações nas estimativas de produção, comparativamente ao mês de março: sorgo (4,8%), cacau (3,6%), feijão terceira safra (-0,9%), feijão primeira safra (-1,2%), mandioca (-1,2%), soja (-1,7%), café canephora (-4,3%), milho segunda safra (-4,5%), algodão herbáceo (-8,4%), cevada (-17,6%) e triticale (-18,4%).
Treze dentre os 26 produtos pesquisados mostraram variação positiva de produção ante o ano anterior: amendoim em casca primeira safra (19,4%), aveia em grão (1,7%), batata-inglesa primeira safra (2,3%), batata-inglesa segunda safra (5,1%), cacau em amêndoa (3,3%), café em grão – arábica (18,4%), cevada em grão (16,3%), feijão em grão primeira safra (7,6%), feijão em grão segunda safra (5%), mamona em baga (13,4%), soja em grão (1,3%), trigo em grão (4,7%) e triticale em grão (9,2%).
Os 13 produtos com variação negativa foram algodão herbáceo em caroço (11,5%), amendoim em casca segunda safra (0,3%), arroz em casca (7,6%), batata-inglesa terceira safra (25,1%), café em grão – canéfora (3,6%), cana-de-açúcar (2,7%), cebola (2,5%), feijão em grão terceira safra (18,9%), laranja (2,7%), mandioca (1,6%), milho em grão primeira safra (5,5%), milho em grão segunda safra (4,8%) e sorgo em grão (9,6%).
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

6 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

7 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

7 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

8 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

9 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

9 horas ago