Categories: Economia

O Supersimples e o ICMS

Enviado por: Marcos André

Olá Nassif, gostaria de fazer uma nota de repúdio ao Super Simples e gostaria de ter a sua opinião a respeito desse assunto que afeta muitas micro empresas.

Vou lhe dar o meu exemplo para tentar explicar o que está acontecendo: Nós temos uma micro-empresa em SC que fornece alguns produtos para alguns supermercados da grd. fpolis. Até então destacávamos 17% de ICMS na nota fiscal.

Agora com essa mudança do Super Simples (Super complicado) não podemos mais discriminar os 17%. Como consequência os supermercados deixam de poder se creditar desse percentual e estão impondo que somente aceitarão continuar comprando os produtos mediante um desconto de 26%!!! simplesmente quebra todo o negócio, um verdadeiro absurdo. A outra opção que teríamos é mudar o regime de simples para lucro real, o que mais que quadruplicará os impostos que pagamos, inviabilizando a operação da empresa, ou seja, não temos opção, vamos ter que fechar as portas. Gostaria de tentar entender o que se passa na cabeça dos legisladores nesse Estado e nesse País, é por isso que existe tanta violência, fazem de tudo para destruir a iniciativa privada e para margializar a sociedade enquanto eles ficam recebendo muito bem, alheios aos problemas da sociedade, ganhando propinas…é muito triste. Talvez o seu Blog com sua reputação pudesse levantar esse assunto que está repercutindo em todo o Estado sobre um grupo de pequenos empresários que pouco tem recebido de apoio. O Sebrae não consegue orientar está perdido, os contadores não tem noção, só dizem que para “resolver” temos que mudar para lucro real, bela porcaria porque quebramos do mesmo jeito, será que estamos errados ou esse país perdeu todo senso de razoabilidade se é que um dia teve.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Prezado Nassif,
    Meu problema
    Prezado Nassif,
    Meu problema é tão dificíl quanto o apresentado.
    Solicito sua ajuda, já que os "contadores" nào conseguiram me esclarecer, no sentido de me informar o que acontecerá comigo....
    Tenho uma empresa simples de prestação de serviço de informática e hoje me coloco na alíquota de 4,5%.
    Eu e meus filhos e quem trabalhamos. Não temos empregados.
    Como ficará a nossa situação???
    Qual a sua recomendação mais economica pra a solução da nossa empresa, seria fecha-la e ir procurar trabalho como assalariado?? onde???Sempre nos querem contratar porém como P.J.
    Agradeço antecipadamente,
    Maria Estela

  • Não sei se o prejuízo é tão
    Não sei se o prejuízo é tão grande assim.
    O ICMS creditado pelos supermercados era o ICMS pago pela empresa fornecedora.
    Quando a empresa adere ao simples nacional, deixa de pagar o ICMS nos antigos moldes, que poderá ser exigido pelo supermercado como desconto na mercadoria (correspondente aos créditos de ICMS que possuia).
    Se o cliente cobra um desconto maior do que a redução da carga tributária, está buscando se beneficiar do novo regime. A questão, então, deverá ser resolvida entre as partes.
    O prejuízo que, salvo engano, o micro-empresário poderá ter, se repassar ao cliente, inteiramente, a desoneração do ICMS para compensar a perda de créditos deste, é a parcela do ICMS cobrada no bojo do SUPER-SIMPLES.

  • ta ai!! as mazelas dos nossos
    ta ai!! as mazelas dos nossos gov com as peq e micro empresas , vc constroi amigo, e eles dão o jeito de te tomar a alma!!solidario a ti amigo , esse pais é ridiculo!!

  • É triste mesmo Sr Marcos.
    O
    É triste mesmo Sr Marcos.
    O Brasil perdeu o bom senso mesmo...
    Nunca vi coisa igual, o Lula ontem falou %!@$&@#em rede nacional.
    Quer dizer nunca este país esteve tão perdido.
    A única coisa q salva é a economia, o PT sentou na cadeira e ligou o piloto automatico.
    E para os amigos dele tudo para o resto o osso.
    O poço não tem mais funco, é impressionante.

  • Coloquei notas de apoio na
    Coloquei notas de apoio na segunda edição. Estou tentando arrumar um tempo para colocar um arquivo de PDF com as notas.

  • Discordo do tão falado "bom
    Discordo do tão falado "bom momento" da economia. Acho que os resultados positivos da balança comercial, do aumento de reservas e da inflação são provocados mais por fatores externos (dolar, china) e da absurda carga tributária e política de juros. Se a China pisar no freio, o Brasil vai de cara no para-brisas. A micro-empresa está sendo, à muito tempo, massacrada com impostos, assim como a classe média e a população em geral. Quanto ao super-simples acho que é mais um arrocho na carga tributária. Parece que no Brasil a pequena e micro empresas são inimigos do Estado.

  • Nassif,

    Este assunto
    Nassif,

    Este assunto realmente merece ser melhor debatido. A Exame publicou um artigo dizendo que o supersimples e supercomplicado. Talvez, seja esta complicacao toda que explique boa parte dos nossos problemas.
    Vou me juntar ao coro dos outros participantes do blog pra sabermos mais a respeito desta situacao.

  • Sou Contador,na cidade de
    Sou Contador,na cidade de Barretos-Sp.A lei do simples foi aprovada em 12/2006,e a Receita somente editou as normas em junho,aos 45 minutos do segundo tempo.Concorco que o supersimples é supercomplicado.Vou dar uma outro exemplo.Uma empresa que era simples federl,que encerrou as atividades na prefeitura e no Icms,mas não baixou na receita federal,pois tinha debito,como ela faz..ela não pode aderir ao supersimples,pois nao esta inscrita no estado e da prefeitura.Mas ele quer pagar os debitos como fazer.....ninguem sabe responder...

  • a melhor observação para mim
    a melhor observação para mim foi do Rique qto aos camelôs. Enquanto a informalidade nao for resolvida no Brasil, o país nao vai para frente.

Recent Posts

Mais uma tentativa de golpe?, por Fernando Castilho

Influenciadores propagadores de fake news têm que ser denunciados pelo Ministério Público e investigados pela…

21 minutos ago

Navegando a contravento, por Daniel Afonso da Silva

As universidades federais viraram o homem doente do funcionalismo público federal e foram movidas para…

1 hora ago

Cidades têm de começar a migrar, mesmo que devagar, indica doutor em ciências

Marcelo Dutra diz ao GGN que acredita que a crise climática servirá de aprendizado, especialmente…

1 hora ago

Como se constroem as Bolhas (final), por Luiz Alberto Melchert

Existem casos em que não existe a menor possibilidade de o empresário entregar o que…

2 horas ago

O mito da “democracia americana”, por Francisco Fernandes Ladeira

O histórico antidemocrático estadunidense é bem mais amplo do que o banimento do TikTok e…

2 horas ago

Dias de Modernidade Tóxica: o desrespeito à civilidade e à estranheza, por Prinz & Henrique

Algumas ações essenciais, destacadas por especialistas, são possíveis e factíveis a todos os cidadãos brasileiros

2 horas ago