Categories: EconomiaInternacional

Painel internacional

Ed Miliband oficializa candidatura à liderança do Partido Trabalhista

O ex-secretário de Energia do Reino Unido Ed Miliband entrou na disputa para se tornar o líder do Partido Trabalhista, de oposição, colocando-se contra o seu irmão mais velho David, o único candidato declarado até agora. “Eu decidi concorrer à liderança do Partido Trabalhista”, disse Ed Miliband, durante um discurso televisionado no centro de Londres. “Eu acho que deveria ser uma competição fraterna, e não apenas em termos de David e eu, mas de todos os candidatos nesta eleição”. Ambos os irmãos Miliband serviram no gabinete de Gordon Brown, que renunciou como primeiro-ministro em 11 de maio, encerrando 13 anos de Partido Trabalhista no poder. O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros David Miliband, 44, declarou sua candidatura um dia mais tarde. Ed, quatro anos mais novo que seu irmão, trabalhou como pesquisador e escritor de discursos para o vice-líder do Partido Trabalhista Harriet Harman antes de servir no gabinete de Brown, enquanto o partido estava no oposição em 1994. Quando o trabalhismo tomou o poder em 1997, tornou-se assessor de Brown no Tesouro até 2002, quando foi para Universidade de Harvard para falar sobre economia. Miliband foi eleito para o Parlamento em 2005 e nomeado secretário de Energia em 2008. “Minha mensagem ao povo britânico é que aprendemos com nossos erros”, disse Ed Miliband. “E minha mensagem ao nosso partido é: temos que usar essa campanha de liderança como o primeiro passo na estrada de volta ao poder, porque é onde devemos ser como partido político”.
Clique aqui
E mais:
Irã fecha acordo e vai enviar urânio à Turquia
Reino Unido prepara plano de redução do déficit
Trichet clama por coordenação fiscal na eurozona
Especto da inflação assusta a Europa

Irã fecha acordo e vai enviar urânio à Turquia

O Irã concordou na segunda-feira em enviar a maior parte de seu urânio enriquecido para a Turquia, em um acordo de troca de combustível nuclear que poderia aliviar o impasse internacional sobre o polêmico programa nuclear do país, no momento em que cresce a pressão por sanções mais duras. O acordo foi alcançado nas negociações com o Brasil e a Turquia, promovendo um novo grupo de mediadores pela primeira vez na disputa sobre as atividades nucleares iranianas. “Ficou acordado na reunião trilateral de líderes iranianos, turcos e brasileiros que a Turquia será o local para a troca” de partes de urânio enriquecido do Irã para combustível nuclear, destinado a alimentar um reator de pesquisa médica, disse o porta-voz do Ministério Ramin Mehmanparast, na televisão estatal na segunda-feira. O negócio vai privar o Irã – ao menos temporariamente – de partes de urânio enriquecido que poderiam ser processados aos níveis mais elevados de enriquecimento, necessários na produção de armas. O material devolvido ao Irã na forma de barras de combustível não pode ser processado além de níveis mais baixos e seguros, adequados para utilização no reator de pesquisa de Teerã. O acordo centraliza as preocupações internacionais sobre as atividades nucleares de Teerã. Negociações anteriores lideradas pela Alemanha e pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança – os EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia e China – procuraram impedir o Irã de enriquecer urânio e, assim, privá-lo de uma possível via para armas nucleares.
Clique aqui

Reino Unido prepara plano de redução do déficit

O ministro das Finanças, George Osborne, disse na segunda-feira que vai manter o novo demonstrativo do orçamento de emergência do governo para 22 de junho, enquanto prepara os planos para combater o déficit orçamentário do país. Em sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o cargo, Osborne disse que o fracasso em combater o déficit representaria um “risco real” para a recuperação econômica. “Se não formos capazes de resolver o déficit que herdamos do governo anterior, as conseqüências poderiam ser desastrosas”, disse, acrescentando que o orçamento de emergência colocaria o Reino Unido em um caminho “para viver dentro das suas possibilidades” nos próximos anos. Osborne disse que definirá as metas fiscais de longo prazo do governo no orçamento de emergência. Ele disse que o novo governo ainda pretende eliminar a maior parte do déficit estrutural até 2015. Os comentários do chanceler ajudaram a estabilizar a libra, depois de uma perda anterior contra o dólar, deixando a moeda pouco acima de US$ 1,44, depois de um mergulho para a maior baixa em 13 meses, em US$ 1,4256. Osborne também confirmou a criação do Escritório de Responsabilidade Orçamentária e disse que produziria as primeiras previsões econômicas e de crédito à frente do orçamento de emergência do novo governo até o final de junho. Ele disse que a criação do Escritório de Responsabilidade Orçamento vai colocar o Reino Unido na “vanguarda” das melhores práticas internacionais.
Clique aqui

Trichet clama por coordenação fiscal na eurozona

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet se juntou aos apelos para que os governos da zona do euro façam mais para garantir a disciplina fiscal, em meio às preocupações dos mercados financeiros da Europa de que a crise da dívida poderia possivelmente fraturar a união monetária. A Europa precisa de um “salto quântico” na forma como gere coletivamente as finanças públicas, disse Trichet em entrevista à revista alemã Der Spiegel. Ele já se absteve de exigir uma revisão das regras fiscais. “É preciso haver melhorias importantes [na coordenação fiscal] para evitar o mau comportamento, assegurar a aplicação efetiva das recomendações feitas pelos seus pares, e sanções reais e efetivas em caso de descumprimento”, disse Trichet em comentários confirmado pelo BCE. Os governos da zona do euro têm resistido fortemente à fiscalização de seus orçamentos por seus pares ou pelas instituições da União Europeia, temendo a perda de soberania nacional. Embora tais preocupações continuem fortes, os governos enfrentam uma pressão crescente para aceitar limites às políticas orçamentárias nacionais para restaurar a confiança na viabilidade da zona do euro. A chanceler alemã, Angela Merkel está forçando o aperto das regras orçamentárias da zona do euro, alertando que a sobrevivência do euro e até mesmo da própria União Europeia (UE) estão em jogo.
Clique aqui

Especto da inflação assusta a Europa

É manhã de sexta-feira, dia seguinte ao Dia da Ascensão, que é um feriado público na Alemanha, e a maioria das pessoas no país estão tirando o dia para desfrutar de um fim de semana prolongado. Acima de tudo, está chovendo em Munique, tornando esta manhã ideal para dormir até tarde. Mas os estabelecimentos já estão congestionados no Pro Aurum, uma casa de comércio privado de ouro e outros metais preciosos. Os negócios têm crescido há uma semana. Os clientes recebem café e jornais para tornar a espera mais agradável. Todos querem comprar barras de ouro ou moedas, as Maple Leafs canadenses, os Kangaroo Nuggets australianos e as Filarmônica de Viena austríacas – qualquer coisa, contanto que seja feita de ouro e mantenha o seu valor. O dono da Pro Aurum, Robert Hartmann, e seus 45 funcionários do quartel general de Munique ainda dificilmente são capazes de lidar com a pressa. Hartmann ainda teve de encerrar temporariamente a loja online da Pro Aurum. “Estamos trabalhando ao máximo”, diz. Hartmann experimentou um funcionamento semelhante no passado – em setembro de 2008, quando o banco de investimentos Lehman Brothers faliu. Desta vez, porém, [a procura] foi resultado da crise do euro, Mesmo as pessoas que anteriormente não prestaram atenção aos metais preciosos estão se interessando por ouro, observa. Muitos sentem-se muito incertos, alguns até mesmo estão com “um pouco em pânico”, diz.
Clique aqui

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

2 horas ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

3 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

4 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

4 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

4 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

4 horas ago