Categories: EconomiaInternacional

Painel internacional

A crise do socialismo europeu

Um espectro ronda a Europa – o do lento colapso do socialismo. Mesmo em meio a um dos maiores desafios para o capitalismo em 75 anos, envolvendo a ruptura do sistema financeiro devido à “exuberância irracional”, a ganância e a debilidade dos sistemas de regulação, os partidos socialistas europeus e seus primos de esquerda não encontraram uma resposta convincente (para a crise) e muito menos aproveitaram as falhas da direita. Os eleitores alemães castigaram o Partido Social Democrata no domingo, dando-lhe apenas 23% dos votos, o pior desempenho desde a Segunda Guerra Mundial. Onde a esquerda detém o poder, como na Espanha e Grã-Bretanha, fica sob ataque. E onde está de fora, como na França, Itália e agora na Alemanha, é dividida e desatenta. Os partidos de centro-direita da Europa abraçaram muitas idéias de esquerda: benefícios sociais generosos, nacionalização dos cuidados com a saúde, restrições acentuadas nas emissões de carbono e cessão de alguma soberania para a União Europeia. Eles ganharam votos com a promessa de entregar mais eficiência do que a esquerda, enquanto trabalham para baixar os impostos, melhorar a regulação financeira e lidar com o envelhecimento das populações.

Clique aqui

E mais:

A participação estrangeira na China

Contração do Reino Unido foi menor que o esperado

BNP Paribas venderá ações

Banco Europeu de Reconstrução pede mais capital

A participação estrangeira na China

A China vai convidar mais especialistas estrangeiros para participar do desenvolvimento econômico e social do país, disse no domingo o vice-premiê Li Keqiang. “O desenvolvimento e as conquistas feitas na China nos últimos 60 anos têm sido o resultado da união de esforços do povo chinês de todas as etnias, juntamente com o trabalho árduo e dedicação de numerosos peritos estrangeiros”, disse. Li fez as declarações durante uma recepção às vésperas do 60 º aniversário da fundação da República Popular da China. Cerca de 1.800 especialistas estrangeiros e funcionários chineses participaram da solenidade. O número de peritos estrangeiros que trabalham na China continuou a subir, atingindo 480.000 visitas em 2008, disse. A China instituiu o Prêmio Amizade em 1991, a mais alta condecoração do país para peritos estrangeiros, para recompensar aqueles que contribuíram de forma notável para o progresso econômico e social da China.

Clique aqui


Contração do Reino Unido foi menor que o esperado

A taxa de contração da economia do Reino Unido nos três meses de abril a junho foi reduzida novamente. O produto interno bruto (PIB) caiu 0,6% em comparação com o trimestre anterior, melhor do que a estimativa anterior, de contração de 0,7%. A mais recente melhoria veio principalmente dos setores da indústria e construção. Isso sugere que o Reino Unido pode ver mais sinais de recuperação e, possivelmente, até mesmo crescimento no terceiro trimestre. A estimativa original indicou uma queda de 0,8%. O Instituto de Estatísticas Nacionais mostrou números de produção em queda de 0,1% no segundo trimestre, metade do montante estimado anteriormente. A taxa de declínio na construção foi de 0,8%, ao invés dos 2,2%, disse o IEN.

Clique aqui


BNP Paribas venderá ações

O banco francês BNP Paribas anunciou na terça-feira que vai vender 4,3 bilhões de euros (US$ 6,3 bilhões) em ações, como parte de um plano para reembolsar o investimento do governo no grupo. O banco disse que vai usar o resultado da venda, juntamente com o saldo do pagamento de dividendos em ações, para ajudar a retornar 5,1 bilhões de euros que o Estado francês investiu em ações preferenciais (sem direito a voto). “A intervenção do Estado para disponibilizar capital e liquidez, crucial no meio da crise financeira, atingiu plenamente os seus objetivos. Dada a mudança de ambiente e o forte desempenho do BNP Paribas, este apoio não é mais necessário“, disse o banco.

Clique aqui


Banco Europeu de Reconstrução pede mais capital

O Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento apelou por um aumento de 50% do capital, para atenuar o impacto da crise econômica mundial sobre a Europa Central e Oriental. O banco multilateral, controlada por cerca de 60 governos, incluindo membros da União Européia, EUA e Japão, está pedindo um reforço de 10 bilhões de euros (US$ 14,5 bilhões) para expandir seus empréstimos e compensar o declínio acentuado nos fluxos de capital privado para os países ex-comunistas.

Clique aqui




Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

A Economia da Fertilidade: Krugman e Malthus, por Nathan Caixeta

Os amantes da dobradinha poupança-investimento alertam: na falta de um, o outro não funciona

31 minutos ago

Chuvas no RS: mais de 10 mil pessoas foram resgatadas

Segundo balanço, 55 mortes foram confirmadas em decorrência dos temporais. Outras 107 pessoas ficaram feridas…

55 minutos ago

Paulo Totti, jornalista

Sua morte, dias atrás, deixa um enorme vazio em uma profissão que perdeu o rumo…

2 horas ago

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

18 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

18 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

19 horas ago