Quem é o trabalhador escravo contemporâneo?

Jornal GGN – Em 1995, o governo brasileiro reconheceu a existência de trabalho escravo no país. Desde então, foram resgatados mais de 47 mil trabalhadores flagrados. Hoje, 20 anos depois, a agência Repórter Brasil, em parceria com o Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), lançam publicação sobre as principais características do trabalho escravo contemporâneo e as ações realizadas para a erradicação dessa prática.

Segundo o estudo, o trabalhador escravo contemporâneo é homem (em 95% dos casos) na faixa etária dos 18 aos 44 anos. Mais de 50% deles têm baixa escolaridade. São, em geral, migrantes de estados do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, sendo que o Maranhão é a base de quase 24%.

Até 2013, o trabalho escravo era flagrado principalmente em atividades econômicas rurais, como a pecuária (29% dos trabalhadores em situação de escravidão foram resgatados desse setor), a produção de carvão (8%) e os cultivos de cana-de-açúcar (25%), de soja e de algodão (somam 19%). Desse ano em diante, a violação se deu preponderantemente na zona urbana em setores como a construção civil (5%) e o têxtil (1%).

A publicação, além de estabelecer os perfis do trabalhador escravo contemporâneo (como se observa no gráfico acima), faz um resumo de quais são os desafios no combate à tal prática no ano de 2015.

Entre eles, triplicar o número de auditores-fiscais do trabalho e intensificar a segurança dos profissionais, uma vez que os mandantes da Cachina de Unaí (assassinato de um motorista e três auditores durante uma operação de fiscalização em Minas Gerais) ainda não foram julgados.

Outro desafio é a publicação da Lista Suja (relação de empregadores flagrados com mão de obra escrava), suspensa ano passado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), e, por último, a rejeição das emendas ao artigo 149 do Código Penal, propostas pelo senador Vital do Rego (PMDB-PB), que excluem elementos definidores do conceito de trabalho análogo ao de escravo.

Para acessar a publicação completa clique aqui.

Redação

Redação

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

8 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

9 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

9 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

10 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

11 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

11 horas ago