Categories: Economia

Roosevelt e o FED

Enviado por: Andre Araujo

Bracher é um banqueiro dos pés à cabeça o que não conflita com o fato de ser um brasileiro inteligente e patriota. A independência absoluta do Banco Central só existe em livros didáticos, na vida real a história é outra.

Quando Roosevelt foi eleito para implantar um politica monetária expansionista pró-emprego para tirar os EUA da Depressão o então Chairman do Fed, Eugene Meyer, renunciou ao cargo que exercia deesde 1930, tendo ainda quatro anos de mandato. E Meyer nem sequer era um monetarista fanático mas sentiu que a audácia de Roosevelt na Presidência não combinava com seu consrvadorismo. Saiu porque é impossível um presidente de BC operar contra o Governo. Se ele não consegue harmonizar sua politica monetária com a politica economica do Governo só lhe resta deixar o cargo, pois não seria concebivel o Chefe de Estado eleito renunciar e o banqueiro central ficar.

Essa situação ocorreu duas vezes no Fed, com Meyer e Thomas McCabe no Governo Truman. O Principio de Roosevelt é esse: quando um Governo tem uma politica economicae o Banco Central autonomo ou independente tem uma politica monetária conflitante, suspende-se a independência do BC ou o País entra em uma crise absurda e inaceitável. A independência do BC acaba onde entra a vontade politica dos eleitores representados pelo Governo. Isso não é teoria, é a lição da história.

Bracher pegou o ponto.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Os moedeiros sagrados afirmam
    Os moedeiros sagrados afirmam que não têm nada a ver com coisas mundanas com resultados fiscais, câmbio e produto. Só com o Santo Graal da inflação. Miriam Leitão e outros oráculos terrenos de Suas Sapiências batem palmas.
    Mas eles não sobem os juros com base nos impactos que os resultados fiscais, câmbio e produto podem provocar na inflação - com a impressionando precisão de centésimos de pontos percentuais.
    É isso ou eu não entendi direito?

  • O Henrique Meireles é o Paul
    O Henrique Meireles é o Paul Volcker do Brasil! Em retrospecto o BC talvez tenha sido conservador demais. A Selic talvez pudesse estar uns 2% abaixo de onde está. Mas em retrospecto tudo sempre é mais fácil. Não são 2% de diferença na Selic que vão fazer o país crescer 5%. O problema é de ordem fiscal, que basicamente reflete as tensões sociais de um país com uma das piores distribuições de renda do planeta. É inacreditável que o país consiga ainda avançar, mesmo aos trancos e barrancos, com o projeto de desenvolvimento nacional em meio a esta pesada herança social que recebemos. Qualquer outro país nas mesmas condições já estaria mergulhado na anarquia total. Criticar tudo bem, mas vamos manter um certo nível, este negócio de cabeça de planilha já passou dos limites Nassif. Estamos é dando um exemplo ao mundo de como acertar as contas com o passado sem ruptura institucional. Viva o povo brasileiro, viva a nossa democracia! Vamos pra frente que pra trás não dá mais.

  • " Bracher é um banqueiro dos
    " Bracher é um banqueiro dos pés à cabeça o que não conflita com o fato de ser um brasileiro inteligente e patriota. "

    A rasgação de seda poderia ser deixada de lado, até porque há controvérsias...

    De resto, procede, embora ninguém tenha coragem suficiente (ou falta de ambição compatível) para dizer em alto e bom som que estamos sob o Reinado Mabusiano dos Agiotas e Mercadores de Informação Privilegiada.

    Desses em que muitos, inclusive o personagem acima referido, costumam auferir gordos lucros.

  • Incrível como a diversidade
    Incrível como a diversidade de opinião foi excluída da grande mídia.
    Frequentar este blog é um grande prazer.
    Em três parágrafos o A Araújo ampliou a discussão da política econômica, para muito além das análises tacanhas dos Maílson, Sardenberg, Leitão, Schvartsman...

  • O BC está boicotando o
    O BC está boicotando o Brasil, com uma política fundamentalista de juros extremamente altos!

    Acho que o BC não tem um e-mail, mas podemos reclamar pelo site: Reclamação contra os serviços prestados pelo Banco Central: http://www4.bcb.gov.br/Pre/ouvidoria/sistema_reclamacao.asp. Vamos mandar protestos!!!

    Também podemos mandar protestos para os que são os chefes dessa turma, pois, ao menos teoricamente, o BC está subordinado ao Ministério da Fazenda ( ouvidoria: https://portal.ouvidoria.fazenda.gov.br/sisouvidor/autoatendimento/cadastro/formularioMensagem.jsp ) e à Presidência da Republica ( fale com o Presidente: https://sistema.planalto.gov.br/falepr/exec/index.cfm?acao=email.formulario ).

    Vamos divulgar os meios de contato com as autoridades responsáveis por esses juros absurdos!!!

  • 1) A teoria econômica fala
    1) A teoria econômica fala que havendo deflação e recessão:
    a) a políitica monetária deve ser expansionista (taxa básica abaixo da natural); b) a política fiscal deve também ser expansionista (aumentar os investimentos públicos e os gastos sociais). Isto é aceito por todos. Havendo inflação e bolha de crescimento o raciocínio inverte.
    2) Não é missão dos Bancos Centrais operar a favor nem contra governos. A missão é preservar o valor de compra da moeda. Fazendo isto estará, por tabela, operando a favor dos governos e do povo.
    3) É sabido por todos que a política monetária sozinha não pode fazer crescimento consistente e sustentado (isto também é conhecido por todos).

  • Ao prezado Marco Aurelio
    Ao prezado Marco Aurelio Garcia : o Fed tem por mandato (art.6º dos Estatutos) trabalhar para atingir o pleno emprego (palavras textuais) e a estabilidade economica. Portanto, no desenho do Fed americano, não copiado aqui, a missão inclue o crescimento para gerar pleno emprego. Mas não devemos nos prender a estatutos e livros-textos de teoria economica. A realidade do Fed é a extrema flexibilidade para adaptar a politica monetária aos ciclos economicos, ajustando essa politica à vida real e às necessidades do País.
    Quanto ao ser anti-natural o conflito entre Autoridade Monetária e o Governo, a história economica registra situações onde isso ocorre e geralmente o Governo vence a queda de braço. O contexto desse conflito existe geralmente nas mudanças de Governo, quando permanece o Presidente do BC do Governo anterior e o novo Governo tem outra politica economica que conflita com a visão do BC. Foram esses os dois casos que citei.

  • Me da impressao que Lula nao
    Me da impressao que Lula nao percebeu que foi ele que ganhou a eleicao e nao o Meireles.

  • Caro Andre Araujo,
    1)
    Caro Andre Araujo,
    1) Complementando (sobre o Bracher):
    Um empresário (banqueiro) que fez fortuna rapidamente (o que comprova sua sagacidade e competênciapara ganhar dinheiro). Nada contra. Mas pense: a) se o Bracher tiver fugido dos títulos selic e refugiado-se nos corrigidos por IGPs e INPC? É só uma hipótese. b) se tiver apostado em IGPs contra selic? Também só hipóse. Banqueiro falando de Banco Central, tenha sempre um pé atrás (pode até ser um patriota, mas como banqueiro não deveria falar).

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

6 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

7 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

7 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

7 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

9 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

9 horas ago