Categories: EconomiaEnergia

União abre mão de 10% dos royalties do petróleo

Por Nilva de Souza

Da Carta Maior

Por acordo contra guerra judicial, governo cede no royaltie do pré-sal

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, propõe a governadores que União e estados produtores de petróleo reduzam arrecadação de royalties, para que estados não produtores se beneficiem da nova riqueza. Foi a primeira vez que o governo federal mostrou disposição para ceder. Motivo do impasse, veto do ex-presidente Lula deve ser votado dia 5 de outubro.

BRASÍLIA – Correndo contra o tempo para evitar uma batalha jurídica, governo federal, estados e Senado tentam chegar a um acordo sobre a divisão das riquezas do pré-sal. E, nesta quarta-feira (14/09), a gestão Dilma Rousseff fez um gesto de boa-vontade e, pela primeira vez, sinalizou que aceita ceder.

Em reunião com governadores e senadores, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que o governo topa abrir mão de 10% dos royalties do petróleo explorado em regime de concessão, ou seja, daquilo que, sendo pré-sal ou não, já é conhecido.

Na mesma proposta, a Fazenda sugere que os estados (São Paulo, Rio e Espírito Santo) e os municípios próximos aos campos de pré-sal também abram mão de uma parte dos royalties durante período de transição que iria até 2020. A parte cedida por União, estados e municípios produtores seria repartida entre estados e municípios não-produtores.

O movimento de Mantega teve o aval da presidenta Dilma Rousseff, que em entrevista nesta quarta-feira (14/09) defendeu um entendimento que evite o confronto. “Tem de repartir sem criar consequências graves para ninguém”, disse.

O “sacrifício” que o governo federal se propõe a fazer, além daquele que sugere para alguns estados e municípios, entretanto, não foi suficiente para acalmar os ânimos dos estados e municípios que não produzem petróleo e sonham com as riquezas do pré-sal.

Para eles, a União deu um grande passo, mas o volume de recursos destinados aos 24 estados e mais de 5 mil municípios que não produzem petróleo ainda seria pouco, quando comparado aos três estados (Rio, São Paulo e Espírito Santo) e 18 municípios que mais ganham com o pré-sal.

“A divisão dos royalties é a oportunidade de ouro de redistribuirmos renda e diminuirmos a desigualdade do Brasil. Não é justo que apenas os estados e municípios produtores lucrem com esses recursos, já que nem danos ambientais eles irão sofrer em função da exploração petrolífera”, afirmou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que participou da reunião.

Além de Mantega e Agnelo, estiveram no encontro os ministros Ideli Salvati (Relações Institucionais) e Edison Lobão (Minas e Energia) e os governadores Cid Gomes (Ceará) e Marcelo Déda (Sergipe).

O ponto de partida das negociações é a promessa do presidente do Congresso, José Sarney, de colocar em votação veto feito pelo ex-presidente Lula à lei do pré-sal no ponto em que esta lei fixava uma nova forma de repartir os royalties.

Na nova divisão, São Paulo, Rio e Espírito Santo receberiam menos do que nas regras atuais e o governo federal, também. Mas a mudança é mais radical do que na proposta apresentada por Mantega.

Sarney tinha fixado a data de 15 de setembro para a votação do veto. Mas já reprogramou, a pedido do próprio governo, para 5 de outubro. A expectativa geral é que, até lá, possa haver um acordo. Do contrário, o veto será derrubado certamente, favorecendo 24 estados. Mas derrotados, os outros três estados e a União iriam recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar da reclamação ao fim da reunião, a proposta será discutida pelos governadores nos próximos dias. “Esses estados e municípios [produtores] perdem um pequeno valor percentual, mas, ainda assim, dobram seu faturamento até 2020. Nosso entendimento é que o máximo possível de recursos deve ser destinado ao conjunto de estados e municípios. E o governo federal já fez a sua parte, ao admitir perda imediata”, completou Cid Gomes.

Propostas  alternativas

Antes de se reunirem com os governadores, os ministros discutiram a nova proposta do governo com senadores e deputados. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), um dos mais engajados no debate porque pertence a um estado que teme perder recursos, voltou a defender que a conta seja paga pelas empresas exploradoras de petróleo. “Há mais de 300 campos no país e apenas 18 empresas são taxadas”, afirmou.

Pouco antes das reuniões no Ministério da Fazenda, os cerca de 1,5 mil prefeitos que participavam da Mobilização Municipalista Nacional, deixaram o Congresso Nacional com o compromisso de atuar junto aos senadores dos seus estados para assegurar que a votação do veto que define a divisão dos royalties da exploração de petróleo não prejudique os municípios.

“Não vamos aceitar que os mais de 5 mil municípios do país recebam menos do que R$ 4 bilhões”, disse à Carta Maior o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

De acordo com ele, os prefeitos voltam à capital federal no dia 5 de outubro para acompanhar a votação do veto e pressionar os senadores a derrubar o veto do ex-presidente Lula, caso as partes não cheguem a um acordo até o dia 5/10, prazo final para a votação. Na semana que vem, ocorrerá nova rodada de negociações entre ministros, parlamentares e governadores.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

44 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

13 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

14 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

15 horas ago