Política

O fim do trio de Luises do Supremo, os sobrinhos do Capitão, por Luis Nassif

Personagens dos mais antigos das histórias em quadrinho, os sobrinhos do Capitão atravessaram gerações com suas peraltices.

O caminho do Capitão brasileiro foi aplainado por três sobrinhos, os três Luíses. Luis Fux seguia Luis Barroso que era aliado de Luis Fachin. Agindo em conjunto, os 4 Luíses perpetraram peraltices clássicas. Fizeram xixi nos pés da Constituição, montaram bullying contra a democracia, enganaram o povo, dizendo que a destruição das instituições faria desabrochar um novo mundo iluminista, e condenaram, condenaram, condenaram de forma arrasadora tudo o que passasse à sua frente.

Dois deles se mantiveram fiéis às suas convicções pré-STF.  Advogado de grandes corporações, o sobrinho Luis Barroso continuou em sua defesa ajudando a desmontar todas as redes de proteção social e permitindo que estatais fossem depenadas de suas subsidiárias. Ligado aos grandes grupos políticos e jurídicos do Rio de Janeiro, Luis Fux se manteve firme em sua trajetória. E ampliou o escopo colocando-se a serviço do setor financeiro em palestras pagas.

O único que mudou foi Fachin. Fez fama defendendo movimentos sociais. Indicado para o STF, mudou tanto a ponto de tornar-se adjetivo: para queimar a candidatura de André Mendonça ao Supremo, línguas viperinas da instituição espalham que ele será o Fachin de Bolsonaro.

Ontem, veio a prova do pudim: a delação de Sérgio Cabral. Ela pega amigos e aliados de Fux, como Luiz Zveiter e a própria esposa de Cabral, grande madrinha de sua indicação para o Supremo.

Aí, desfaz-se a magia dos três sobrinhos do Capitão. Barroso fica a favor a aceitação das delação;  Fux vota contra a aceitação da delação. Ainda grogue depois de ter autorizado as investigações da Polícia Federal e recebendo a pecha de traidor, Fachin troca a bata de vingador pela bata puída do garantiste que ele um dia.

Do alto do Supremo, 4 séculos contemplarão as trapalhadas dos três Luises, enquanto na planície acumulam-se os mortos pela ação do Capitão colocado no poder por eles.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

16 minutos ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

1 hora ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

1 hora ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

2 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

2 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

2 horas ago