A importância do planejamento e os desafios da municipalização da educação

Por Priscilla Maria Bonini Ribeiro em colaboração para o Centro de Referências em Educação Integral

A discussão da municipalização não pode estar desassociada de uma avaliação municipal sobre a inexistência ou existência de um regime efetivo de colaboração entre Estados e Municípios no ensino fundamental, que já está previsto legalmente, mas ainda não está regulamentado, e não prevê as dificuldades dessa transição.

Leia + Desvendando o PNE: a aprovação e os próximos dez anos

Como sabemos esta questão do regime de colaboração, que está na LDB e no recém-sancionado PNE, não está esclarecida. O diálogo entre União, Estados e Municípios não ocorre com clareza de intenções e de ações profícuas. Ou seja, os entes federados têm suas responsabilidades isoladas bem esclarecidas e norteadas por legislação própria, o que não ocorre com as ações colaborativas.

Cabe ressaltar que a municipalização enfrenta, ainda, outra questão referente à fragilidade financeira dos municípios, que são muito dependentes da União a qual concentra os recursos e os redistribui por meio de programas.

Temos hoje, visível achatamento financeiro dos municípios que acabam por ser responsabilizados por inúmeros problemas de atendimento a sua comunidade, mas não têm o poder efetivo de mudar e solucionar esses problemas. Os interesses políticos locais ou regionais acabam por prevalecer e o município é que irá pagar a conta maior da diferença que a municipalização poderá causar.

Além das questões financeiras e do regime de colaboração outros pontos devem ser levados em conta na tomada de decisão pela municipalização, como: atendimento da demanda, orçamento municipal, estrutura administrativa, regulamentação da distribuição de jornada de professores e a relação aluno x professor, além da adaptação que os alunos, a parte mais interessada deste processo, devem ter com a troca de unidades escolares, professores, transporte, etc.

Portanto, a municipalização tem de ser muito bem planejada antes de se efetuar a transferência, pois uma vez assumida não haverá caminho de volta caso o Estado não queira retomar a responsabilidade deste ciclo educacional.

Uma prévia análise técnica que apontará as vantagens e as desvantagens da municipalização é imprescindível, pois uma vez municipalizado o ensino fundamental a responsabilidade será sempre do município, como já ocorre com a educação infantil.

É indiscutível que houve muitos avanços no sistema educacional brasileiro. Mas só podemos falar em um sistema articulado de ensino se houver uma real mudança cultural e política em que seja possível encarar as verdadeiras causas dos problemas que o atual sistema apresenta.

Enquanto o país não deixar de polarizar entre União e Estados, Estados e Municípios, que mais divide do que une, nosso futuro educacional está comprometido. Precisamos caminhar com o poder público e a sociedade, unidos, para retirarmos as marcas profundas que a ausência de um sistema educacional colaborativo vem deixando na Educação do Brasil.

 

*Priscilla Maria Bonini Ribeiro é presidente da Undime-SP e Undime Sudeste, secretária municipal de Educação de Guarujá e conselheira Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Redação

Redação

View Comments

  • O duro é o seguinte: se  a

    O duro é o seguinte: se  a União fizer repasses generosos para os municípios investirem em educação, com o autal modelo de fiscalização da aplicação das verbas públicas, não raro veremos prefeitos andando de jatinho particular, comprando casa em Miami, etc....

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

11 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

11 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

12 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

12 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

13 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

14 horas ago