Educação

Em pronunciamento, ministro da Educação defende urgência da volta às aulas presenciais

Jornal GGN – O Ministro da Educação de Jair Bolsonaro (sem partido), Milton Ribeiro, pediu o retorno “urgente” das aulas presenciais em todo o país em meio a pandemia da Covid-19, durante pronunciamento em rede nacional, na noite desta terça-feira, 20. 

“Quero neste momento conclamá-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas gerando impacto negativo nestas e nas futuras gerações”, disse.

Sem autonomia sobre a questão, já que a decisão de retorno cabe aos municípios, Ribeiro afirmou: “o ministro da Educação não pode determinar o retorno presencial das aulas. Caso contrário, eu já teria determinado”. 

A vacinação contra a Covid-19 tem avançado lentamente em todo país, mas, segundo o ministro, “a vacinação de toda a comunidade escolar não pode ser condição para a reabertura das escolas”. 

“Caros pais, estudantes e profissionais da educação não podemos mais adiar este momento. O retorno às aulas presenciais é uma necessidade urgente”, acrescentou.

Redação

Redação

View Comments

  • O senhor Ministro da Educação deveria, isto sim, ter a decência de não ter feito este pronunciamento, já que a gestão de que faz parte deixou de adquirir milhões de vacinas em tempo hábil, com o que todos os estudantes e professores hoje estariam vacinados, e o retorno às salas de aula seria natural. A não ser que esclarecesse à sociedade em sua fala qual o número de já vacinados, quantos ainda esperam e qual a expectativa da chegada dessas vacinas à comunidade escolar. Que mostrasse estar à frente de uma coordenação de enfrentamento do problema na área da Educação e que estivesse organizando uma volta segura às atividades. E que respondesse quantos professores, alunos e funcionários de escolas públicas e particulares, forçados a retornar sem vacinar em todo o país, como aqui em Uberlândia, adoeceram? Quantos faleceram? São, infelizmente, muitas as mortes a lamentar, e sua conclamação não tem a necessária base científica que a sustente, como creio que seria digno se esperar de um Ministro da Educação. ¨ Cordialmente ¨
    Prof. Arquimedes Diógenes Ciloni
    UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

17 minutos ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

2 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

3 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

4 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

4 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

4 horas ago