Janine Ribeiro em entrevista exclusiva, hoje no Brasilianas.org

Governo quer estabelecer uma base curricular mínima para uniformizar ensinos básico e fundamental no país
Nesta segunda-feira (31), a partir das 20h00 na TV Brasil o programa Brasilianas.org tem o prazer de exibir entrevista exclusiva com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O paulista de Araçatuba, professor e filósofo é especialista em Thomas Hobbes, autor de O Leviatã. Em 1973 concluiu seu mestrado na Universidade Sorbonne, em Paris, com o trabalho “A marca do Leviatã” reeditado em 2003 pela Ateliê Editorial. A obra versa sobre a cultura política nas sociedades ocidentais do terceiro mundo, sobretudo Brasil e América Latina.
Janine Ribeiro lecionou na faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. De 2004 a 2008 assumiu o cargo de diretor da avaliação do CAPES, onde ajudou a desenvolver novos métodos de avaliação que resultaram no fechamento de alguns programas de pós-graduação. Em abril foi convidado pela presidente Dilma Rousseff a assumir o Ministério da Educação.
Nessa entrevista especial, Janine Ribeiro abordará a Base Curricular Nacional (BCN), instrumento que está sendo desenvolvido pelo MEC para ajudar na gestão pedagógica de professores e escolas de norte a sul do país. Através BCN o Ministério quer estabelecer uma base curricular mínima para garantir um sistema de ensino básico e fundamental mais uniforme no país. Atualmente, cada estado e município tem o seu próprio método de ensino. “Por conta disso acabamos sem ter padrões mínimos do que em cada ano de curso o aluno deve estudar. Por exemplo na matemática, quando você deve aprender equação de segundo grau? História, com que tipo de formação em história o aluno deve sair do ensino fundamental? Então a Base Comum é a ideia de você ter um currículo que atenda determinados requisitos para o país todo”, afirmou o Ministro durante a entrevista desta semana do Brasilianas.org. O MEC pretende fixar um mínimo de 60% em escala nacional, enquanto que 40% do método de ensino ficará a cargo das políticas públicas de cada estado e município.
O ministro também falará das mudanças que estão sendo realizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que os dados dessa prova auxiliem na produção de políticas públicas educacionais e também sobre o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O Brasil foi campeão da maior competição mundial de educação profissional com a importante colaboração dos alunos do programa sendo que dos 31 medalhistas da WorldSkills, 25 são do Pronatec.
Não perca, mais tarde, a entrevista completa na TV Brasil.
Quando: Hoje, segunda-feira (31 de agosto)
Horário: 20h00 às 21h00
Saiba como sintonizar a TV Brasil: Clique aqui.
Obs: Como este programa foi gravado, não abriremos espaço para o recebimento de perguntas, como fazemos em todas as edições ao vivo.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Ministro Janine Ribeiro

    Nassif, pelo amor de Deus, pergunte ao ministro sobre se há algum estudo acerca do impacto da aprovação automática na educação fundamental pública. Considero esse o maior problema atualmente, pois convém aos professores não ensinar e não avaliar. Por outro lado, o professor fica sem nenhum tipo de instrumento disciplinar para forçar o aluno a estudar, porque não há o que temer, nem mesmo a reprovação. 

    • Que visao horrorosa sobre Educaçao

      Educaçao pelo temor? Ora, ora.

      Convém aos professores nao ensinar? É mesmo? Ora, ora 2.

Recent Posts

O que está por trás da briga de Elon Musk pela “liberdade” que prega no X/Twitter

Nas mãos de Musk, o X se tornou ferramenta de comunicação que impõe a narrativa…

5 minutos ago

Rio de Janeiro tem o abril mais seco em 27 anos

Este foi o abril mais seco desde 1997 na capital fluminense, segundo dados metereológicos.

8 minutos ago

Confira os atos do 1º de Maio, com shows e ações sociais pelo país

Em São Paulo, o presidente Lula participa do ato do Dia do Trabalhador. Confira a…

49 minutos ago

Índice de Preços ao Produtor desaba em março, por Luís Nassif

Em relação aos grupos industriais, houve alta em 11 deles e queda em outros 11.…

1 hora ago

Promoção da equidade de gênero no trabalho avança, mas tropeça nas pequenas empresas

Em meio a desigualdades salariais, assédio e lacunas legais, advogada destaca avanços e desafios para…

2 horas ago

A melhora no mercado de trabalho, por Luis Nassif

O maior empregador continua sendo o serviço público, seguido de Empregador sem CNPJ (ou seja,…

3 horas ago