A questão da transferência de votos de Marina para Campos

Por Paulo Cesar Periotto

Comentário ao post “O jogo de xadrez de Marina e Eduardo Campos

Eduardo e Aécio posam de bons moços entre si, mas Aécio deve estar irado com o primeiro uma vêz que, conforme o texto, o próprio PSDB ajudou a colher assinaturas para a criação da Rede (agregar adversários contra Dilma).

A manobra de Eduardo foi boa somente para ele. Ao trazer Marina Silva para seu partido, neutralizou a possibilidade dela ir para outra agremiação, torna o jogo não 2 x 1, mas 1 x 1, ele e o Aécio pela disputa de ir (se houver) para o 2o. turno.

Acho que Eduardo aposta em ser o novo, na possibilidade de caos em 2014 (manifestações e problemas na economia do País), uma vêz que a taxa de conhecimento dele, hoje, é restrita ao nordeste, se portando como novidade para o restante do eleitorado. A questão principal é saber o nível de transferência de votos que Marina dará a ele: 50, 60, 80%. Ademais, temos que lembrar, a Marina foi ministra do Lula, e o Eduardo aliado do PT.

Em caso de vitória de Dilma, para Eduardo não seria tão prejudicial. Ele é novo, se credencia para 2018 pela exposição da próxima campanha, desidrata ainda mais o PSBD e se torna, ao meu ver, mais competitivo que a própria Marina. Ou seja, sua jogada foi ótima, emparedando seus dois principais adversários: Aécio e Marina.

Como provou Marina, politica é a arte da sobrevivência. Coisa que Miguel Arraes deve ter ensinado todo o sempre para Eduardo Campos, seu neto.

 

Redação

Redação

View Comments

  • "Aécio deve estar irado com o

    "Aécio deve estar irado com o primeiro uma vêz que, conforme o texto, o próprio PSDB ajudou a colher assinaturas para a criação da Rede (agregar adversários contra Dilma)":

    Mas entao se a intencao unica era trairagem, eles nao tem do que reclamar.  Porque estaria certo pra eles usar a descartavel Marina e nao verem a situacao revertida?

    Note se que Marina NAO os trairou, fez o que pode pra continuar no jogo politico.

    Quanto aa possibilidade de "transferencia de votos" de Marina para Eduardo...  sei nao. E duvido muito.  Os 20 milhoes de votos dela sao o historico, nao sao fato, e ainda mais improvavel fato futuro.

  • BALELA

    Marina teve 20 milhões de votos, mas estes votos não foram por simpatia, foram votos de quem não queria nem PT nem PSDB. Isto até poderia repetir, se Marina for cabeça de chapa.

    Portanto, se o Eduardo Campos estiver contando com os votos que Marina obteve, pode quebrar a cara. 

  • Sou eleitor de Dilma, más o

    Sou eleitor de Dilma, más o grande vitorioso de todo esta aliança será Eduardo Campos. Ao ir ao segundo turno, ou não havendo segundo, mostrará que não fez serviço somente no nordeste. Foi ministro da Ciência e Tecnologia e colocou Sergio Resende na presidência da FINEP. Posteriormente, colocou Sergio ministro da Ciência e Tecnologia. Foi o melhor ministro da Ciência e Tecnologia de todos tempos. Muito mesmo.

    Por qualificação científica, visão de política científica e tecnológica e operação destes objetivos. O Eduardo Campos, um advogado, quem o via falando, mostrava a sintonia com o melhor ministro (disparado) da Ciência e Tecnologia que o Brasil já teve. Esta deve ser uma das razões que o Nassif diz que ele é um gestor muito bom.

     

  • Transferência

    Sabemos que a questão da transferência de votos é um indicativo, quando se apresenta uma adesão ou apoio, mas não uma operação aritmética simples. É claro para mim que a maioria dos votos de Marina Silva serão transferidos para a candidatura Campos-MarinaMarina-Campos, porém não creio na sua totalidade, pois já há um certo desconforto de alguns adeptos do "novo", ao serem noticiadas as "novidades" do tipo Bornhausen, Feldmann, Heráclito e outros, o que prejudica a corrente crítica aos governos Lula=Dilma pelos estragos do "pragmatismo".

    No meu entender isso equaliza os telhados de vidro, e estou vendo a grande imprensa contabilizar as perdas do atual governo, e citar "en passant" os possíveis efeitos na candidatura preferencial da mesma, o Aécio. Há que se esperar um pouco mais, creio numa subida, mas não nos patamares que os empolgados da direita (vejam que ironia) esperam.

    Além disso, há um certo medo da grande mídia cartelizada: Se vitaminarem demais a nova dupla, esta pode acabar de desitratar e minguar a candidatura de Aécio, e seu partido, que ainda é "o dos sonhos" da globo/veja/ folha/estadao. E aí teriam de se contentar com o plano B, já que o plano A seria utilizar Marina e Campos como escadas, para chegar ao segundo turno, e investir no Aécio(ou Serra)

    De qualquer maneira, o ambiente político mudou, mas não sabemos em que medida.

  • ‘Marina não me causa
    ‘Marina não me causa desconforto’, diz Caiado http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2013/10/07/marina-nao-me-causa-desconforto-diz-caiado/

  • Confesso que a vida nao esta

    Confesso que a vida nao esta facil para nos os liberais direitistas, se o pao-de-queijo nao decolar, que pesadelo aceitar um segundo turno com Dilmota Rousseff  x Marina Silva......que vermelhidao sofrivel que se apresenta no horizonte....Oh! Senhor Deus dos desgracados, direi-me vos se verdade ou se eu deliro....tanto "horror" na politica brasileira.

    E' um jogo bonito de se ver, entao tres salvas de palmas para a ja' quase consolidada Democracia Brasileira! Vamos gentem, clap, clap, clap...

     

     

Recent Posts

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

2 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

2 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

2 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

3 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

3 horas ago

Indústria nacional ganha ritmo e avança 0,9% em março

Produtos têxteis e setor alimentício apresentam melhores resultados no mês, segundo IBGE; alta acumulada no…

3 horas ago