Acordo entre PT, PSB e PCdoB garante apoio de todos os governadores do Nordeste

Foto: Orlando Brito

Jornal GGN – A jornalista Helena Chagas publicou artigo na noite desta sexta (3) afirmando que o PCdoB participou do acordo entre PSB e PT e que Manuela D’Ávila deve ser anunciada a vice de Lula ou de seu substituto na disputa pela Presidência. Fernando Haddad é o nome mais próximo de ser o escolhido. Se o acordo der certo, na prática, o presidenciável do PT terá o apoio de todos os governadores do Nordeste nesta eleição, “o que não é pouco”, sobretudo se Haddad for a cabeça da chapa.

Por Helena Chagas

Em Os Divergentes

PCdoB participa do acordo PT-PSB e Manuela será vice de Lula

O PT está apanhando mais do que cão danado pelo acordo com o PSB que sacrificou a candidatura da promissora Marília Arraes em Pernambuco. Mas o resultado dessa aliança é bem mais amplo e vantajoso para os petistas do que parece. A começar pelo fato de que ela tem mais do que dois lados, e é, na verdade tripartite: incluiu desde o primeiro momento o PCdoB, que deve dar amanhã a vice da chapa petista, Manuela D’Ávila, e participou de todo o entendimento.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, está em Curitiba fechando com Lula os últimos detalhes do anúncio, que inclui outros movimentos.

Além de Manuela como vice de Lula – e de quem o substituir quando ele for excluído da cédula -, o PCdoB foi convidado a indicar sua presidente, Luciana Santos, para a vice do governador Paulo Câmara, pivô da negociação pelo lado do PSB pernambucano e beneficiário da retirada de Arraes.

O PCdoB, que sempre foi um parceiro de primeira hora do PT, fechou aliança também com o PSB em outros locais, como o Amazonas: junto com o PT, vai apoiar o PSB mas garantir na chapa a reeleição da senadora Vanessa Grazziotin. O trio também fechou acordo na Paraíba, onde PT e PCdoB apóiam Ricardo Coutinho, do PSB, e o petista Padre Couto, deputado, sai para o Senado.

Com esse pacote, apesar dos ovos inevitavelmente quebrados, o PT e seus aliados terão, nessa omelete, o apoio de todos os governadores do Nordeste na eleição presidencial, o que não é pouco – sobretudo se o cabeça de chapa for um paulista como Fernando Haddad.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago