Campanhas de Haddad e Bolsonaro avaliam antecipar o duelo previsto para segundo turno

Jornal GGN – É destaque na coluna de Mônica Bergamo, nesta terça (18), que as campanhas de Jair Bolsonaro – que tem previsão de deixar o hospital em 10 dias – e Fernando Haddad avaliam antecipar para o primeiro turno a disputa que está se desenhando para o segundo turno.
Segundo a colunista, a ideia é que a possibilidade de um duelo entre os dois candidatos despertaria um movimento de voto útil que favoreceria ambos os lados. Quem vota contra PT, migra para Bolsonaro e ajuda a esvaziar ainda mais as candidatura de Marina Silva, Geraldo Alckmin e outros candidato do centro para a direita. E quem rejeita Bolsonaro pode optar por Haddad na última hora, na tentativa de evitar uma vitória do ex-capitão.
“Com base em números e análises de sondagens eleitorais, eles veem a hipótese de a subida do candidato do PT estimular o voto útil dos eleitores antipetistas em Bolsonaro, esvaziando ainda mais Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e alcançando também candidatos considerados nanicos, como João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB)”, escreveu.
“Num segundo momento, os eleitores de centro e de esquerda que acima de tudo rejeitam Bolsonaro poderiam migrar para Haddad para evitar uma vitória do capitão reformado já no primeiro turno”, acrescentou.
“As rejeições praticamente se equivalem: 49% dos eleitores dizem que não votariam num candidato de Lula (48% admitem dar apoio). Bolsonaro é rejeitado por 44%”, salientou Bergamo.
A colunista ressaltou que, na visão do PT, contudo, antecipar esse duelo seria ruim para a formação de uma “um arco de alianças para ampliar seu eleitorado” no segundo turno. “Se tudo se precipitar, o diálogo fica descartado.”
Bergamo finalizou dizendo que há “analistas experimentados acham que a possibilidade de Bolsonaro levar no primeiro turno, num acirramento, tornou-se real.”
Hoje, o Painel da Folha também divulgou que a campanha de Bolsonaro usará a estratégia de provocar “temor” no eleitorado em relação a um possível novo atentando ao candidato. Além disso, vai difundir fake news sobre fraude nas urnas em caso de derrota do deputado.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • É a economia, Estúpido!

    Haddad, não caia na provocação do Bolsonaro. Ele não tem propostas, só acena com violência. Apresente suas propostas com objetividade e simplicidade.

    It's the economy that decides

  • E isso é só o começo

    Pesquisa do Instituto Opinar mostra o candidato do PT Fernando Haddad com 41,87% das intenções de voto no Piauí; há uma semana ele tinha apenas 16,91%; Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL) estão empatados com 13%, seguidos por Marina Silva (Rede), 4,71%, e Geraldo Alckmin (PSDB), 2,59%; pesquisa entrevistou 1.082 eleitores, entre os dias 13 e 16 de setembro

     

    ARREDONDANDO: NO PIAUÍ, EM APENAS UMA SEMANA HADDAD VAI DE 17 PARA 42 DAS INTENÇÕES DE VOTO. 

     

    https://www.brasil247.com/pt/247/piaui247/369171/Em-uma-semana-Haddad-pula-de-169-para-418-no-Piau%C3%AD.htm

  • Agora vai !!

    O tesouro nacional investiu quase uma fortuna na formação técnico-profissional do indivíduo .

    Agora chegou o momento do companheiro de chapa do #eleNÃO por em prática todo o conhecimento adquirido nas últimas décadas :

    Agora Vai !

    [video:https://youtu.be/FvAnNcsDHeI%5D

     

  • Os marqueteiros do PT

    Os marqueteiros do PT deveriam explorar mais a imagem da Manuela D'Avila. A maioria dos eleitores brasileiros são mulheres e por isso se indenticam com a candidata a vice-presidenta na chapa do Haddad. Essa seria uma forma de explorar uma das maiores fraquezas do Bolsonaro, sua misogenia.

  • Bolsonaro seria eleito no 1º turno com alto índice de rejeição?

    Considerando que o Bolsonaro tem alto índice de rejeição e considerando também que os candidatos cujos eleitores migrariam para ele, - Amoedo, Alckmin, Eymael e Álvaro Dias - são todos nanicos, como o Troglodita ganharia no primeiro turno?

  • O voto útil pela direita é

    O voto útil pela direita é muito claro e já está acontecendo. Já na esquerda não vejo claramente esse movimento. Alguns poderiam dizer que Marina vem perdendo muitos votos para Haddad, mas acho que esse movimento não tem relação com a fuga do voto útil. Parece estar mais relacionado ao dedaço de Lula. Seriam apenas eleitores do próprio que num primeiro momento ficaram perdidos e viram Marina como o semelhante mais próximo e depois reavaliaram a situação com a sinalização do próprio.

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

10 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

11 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

13 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

13 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

14 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

14 horas ago