Em Minas, Aécio tem sete pontos de vantagem sobre Dilma

Enviado por Braga-BH

Do O Tempo

Senador mineiro tem 41,2% das intenções de votos em Minas contra 33,8% da petista
CARLA KREEFFT
Pesquisa DataTempo/CP2, realizada de 31 de julho a 4 de agosto, mostra o candidato do PSDB, o senador Aécio Neves, à frente na disputa presidencial em Minas Gerais. De acordo com o levantamento, o tucano tem 41,2% das intenções de voto contra 33,8% da candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT). O candidato do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, registra 4,8% da preferência do eleitorado. Todos os outros concorrentes têm intenções de voto inferiores a 1,0%. A margem de erro é 2,29 pontos percentuais.

O Pastor Everaldo (PSC) lidera o bloco dos candidatos de pequenos partidos, com 0,8%. Ele é seguido de perto por Rui da Costa Pimenta (PCO), com 0,6%. Já Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Mauro Iasi (PCB) registram 0,1% das intenções de voto.

A diferença entre os dois primeiros colocados é de 7,4 pontos percentuais. Na última pesquisa DataTempo, realizada nos últimos dias de maio e publicada em 3 de junho, Aécio Neves contabilizou 45% das intenções de voto contra 29,1% de Dilma Rousseff. Portanto, a diferença entre os dois primeiros colocados no Estado era de 15,9 pontos.

Os eleitores já estão definindo seus votos. De acordo com o levantamento, dizem que não sabem em quem votar ou estão indecisos 8,3% dos pesquisados. Afirmam que não pretendem votar em ninguém 8,9%.

Confira a pesquisa

Espontânea

Quando não são apresentados os nomes dos candidatos à Presidência para os entrevistados – pesquisa espontânea –, Dilma Rousseff passa à frente de Aécio, mas, considerando a margem de erro de 2,29 pontos, os dois ficam empatados tecnicamente. Dilma tem 28,2% das intenções de votos contra 26,3% de Aécio. Dos entrevistados, 2,2% lembram-se de Eduardo Campos. Os outros candidatos tiveram intenções de voto iguais ou inferiores a 0,3%. Dos entrevistados, 11,4% afirmam que não conhecem os candidatos. Outros 9,5% não pretendem votar em ninguém, e 18% estão indecisos.

Rejeição

A candidata petista é campeã em rejeição. Ela não seria votada por 32,3% dos entrevistados. Aécio Neves não receberia os votos de 17,7%. Outros 4,9% não votariam no Pastor Everaldo, e 4,6% não pretendem votar em Eduardo Campos. Rui Costa tem a rejeição de 2%, mesmo percentual registrado por Levy Fidelix e Eymael. O candidato do PV, Eduardo Jorge, não receberia os votos de 1,7%, e Luciana Genro é rejeitada por 1,3% dos pesquisados.

Registro

Dados

A pesquisa DataTempo foi contratada pela Sempre Editora e ouviu 1.827 pessoas entre 31 de julho e 4 de agosto. O protocolo na Justiça Eleitoral é BR 00290/2014.

Redação

Redação

View Comments

  • Previsível...

    A blindagem midiática pró-PSDB que funciona, e bem, ou

    o grito de protesto de parte eleitorado "mais esclarecido do Brasil" (a parte mineira da trinca eleitoral SP, RJ e MG).

  • A aceitação popular do

    A aceitação popular do governo Dilma é incrível.

    Campos está perdendo para ela em seu próprio Pernambuco e Aécio não abre uma grande vantagem em seu reduto.

    Mais uma vez não adiantou em nada a lavagem cerebral imposta pela mídia contra o governo Dilma.

    O povo sabe o que quer e percebe os feitos dos governos,

    os que leem a Veja e o Globo não sabem de nada.

  • Boa notícia para Dilma: Em junho a frente de Aécio era de 16 pts
    Aécio vence Dilma em Minas Gerais com frente de 16 pontos

    Na disputa pela Presidência, o senador registra 45% das intenções de voto dos mineiros

    PUBLICADO EM 03/06/14 - 13p0

    CARLA KREEFFT

    Se a eleição presidencial fosse hoje, o senador Aécio Neves (PSDB) seria o vitorioso em Minas Gerais, de acordo com a pesquisa DataTempo. O tucano lidera todos os cenários testados e, em seu melhor desempenho, consegue uma frente de 15,9 pontos percentuais em relação à adversária mais próxima, a presidente Dilma Rousseff (PT).

     

    No cenário mais provável (1), que inclui Aécio, Dilma e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o senador tucano atinge 45% das intenções de voto contra 29,1% de Dilma Rousseff. Eduardo Campos registra 9,6%.

    Incluindo neste quadro os chamados candidatos nanicos (cenário 2), Aécio Neves continua na liderança com 44,7% da preferência do eleitorado. Dilma Rousseff tem 29,2%, e Eduardo Campos, 9,5%.

    Substituindo Eduardo Campos pela ex-senadora Marina Silva (PSB), o quadro (cenário 3) não sofre alteração significativa. Nessa situação, Aécio tem 44,3%, Dilma Rousseff, 28,8%, e Marina Silva, 12%. Incluindo os nanicos neste cenário (4), a variação é de décimos. Aécio Neves tem 44%, Dilma, 28,7%, e Marina Silva, 11,5%.

    O DataTempo ainda testou a substituição de Dilma Rousseff pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos cenários 5 e 6, Aécio continua na liderança, mas perde pontos. No quadro com Eduardo Campos, Aécio contabiliza 40,5%, Lula, 36,9%, e o pernambucano, 8,4%. No cenário com Marina Silva, Aécio registra 39,3%, Lula, 36,5%, e a ex-senadora tem 10,6%. O número de indecisos varia de 4,3% até 5,4% de acordo com o cenário. Já o percentual de quem não pretende votar em ninguém vai de 7,6% a 8,8%.

    Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o senador mineiro continua na dianteira. Ele foi lembrado por 21,5% dos entrevistados. Dilma Rousseff é citada por 17,9%. O número de indecisos alcança 25,1%.

    Segundo turno. No embate direto entre dois pré-candidatos, situação que ocorre em um eventual segundo turno, Aécio Neves bate Dilma e Eduardo Campos. O tucano consegue 50,4% das intenções de voto contra Dilma (31,7%). Já contra Campos, Aécio obtém 57,2%. O pernambucano registra 18,1%.

    No embate entre Dilma e Eduardo Campos, a petista vence o socialista por 37,7% a 34,2%.

    Rejeição. São os socialistas Eduardo Campos e sua pré-candidata a vice, Marina Silva, os nomes que registram menor rejeição. Campos não é aceito por 2,9%, e Marina tem a resistência de 5,7%. Aécio sofre rejeição de 13,3% enquanto Dilma é repelida por 34,6%. Foram realizadas 2.062 entrevistas em 110 cidades do Estado, de 23 a 27 de maio. A margem de erro da pesquisa DataTempo é de 1,98 ponto percentual.

    Registro
    Dados. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora e realizada pela CP2 - Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda. O registro na Justiça Eleitoral tem protocolo 60CC0609CE0. 

    http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/a%C3%A9cio-vence-dilma-em-minas-gerais-com-frente-de-16-pontos-1.857133

     

    • Diminuindo ?

      Também notei isso, Avatar. Até reli o post para ver se era o que eu tinha entendido. O pessoal da estatística aqui do blog pode dar mais informações, mas entendo que a diferença caiu bem, e até agora só tem propaganda (gratuita) dos candidatos "bola nossa". È uma notícia a ser analisada, mas acho que daqui para a frente a propaganda, a contra-trolagem na internet, e outras fontes vão equilibrar o jogo da veiculação de notícias, separando o que é substância da maquiagem mal feita. O resto é mero  brilho.

  •  
    Tive no interiro de

     

    Tive no interiro de Minas(Vale do Mucuri) esse fim de semana, fui parado 2x por uma turma do Aécio que colou adesivos no meu carro. Nem vi cheiro de campanha da Dilma, se continuar assim, Aécio vai colocar uns 5 milhões de frente!!!

    • "fui parado 2x por uma turma

      "fui parado 2x por uma turma do Aécio que colou adesivos no meu carro"

        Credo, isso parece coisa de batida policial. É assim que o Aécio faz campanha em Minas, na base da intimidação? Então até que ele tá mal em Minas.

      •  
        Coloca o adesivo quem quer,

         

        Coloca o adesivo quem quer, mas é oferecido. É assim que acontece com qualquer campanha minimamente séria. 

        •   Relaxa, cara. Eu discordo

            Relaxa, cara. Eu discordo de você em muita coisa, mas tudo o que fiz dessa vez foi brincar com o que você disse.

            Você tem todo o direito de apoiar quem quiser, e prefiro morrer antes de ver alguém tirar esse seu direito.

    • Tinha umas mocinhas

      Tinha umas mocinhas bonitinhas distribuindo adesivos do Aero Neves e do Mensaleiro da Veiga na Savassi em BH outro dia. Fiquei até com dó, tamanha a rejeição. Alguns rapazes até aceitavam o adesivo, desde que viesse com o telefone da rapariga atrás. Um sucesso.

    • Adesivo em carro ganha eleição!

      Para que programs eleitorais? Para que entrivistas em mídia? Para que debates públicos entre candidatos? Para o markeiro Bruce Wayne basta colara adesivos no carro para o Aécio ganhar! Boa companheiro. Vai cantando com isto. Acho que melhor seria colocar adesivos nos aviões também. Com tantos aeroportos do Aécio, seria uma boa propaganda também. Engraçado que o Wayne não percebeu que pelos dados da pesquisa a vantagem do Aécio em MG vem despencando mais rápido que queda de Helipoptero. Acho que tem de adesivar mais carro Wayne!

  •   E isto controlando toda

      E isto controlando toda imprensa, inclusive com jornalista preso (deve ser único em país considerado democrático), Carone, o AÉCIO, vai ter de fazer milagre para esta eleição não ser decidida no primeiro turno.

  • Desempenho pífio.

    Considerando-se que toda a mídia local é controlada pela irmã e é totalmente pró-Aécio.

     

    Além disso, deve-se considerar a até então ampla e favorável cobertura dos principais orgãos de imprensa impressa e televisiva brasileiros desde quando do seu primeiro discurso no Senado em 06/04/2011.

     

    Com o horário eleitoral, creio que o quadro se reverte.

  • era o que esperava
    O jatinho abaixando no aeroporto de Claudio.
    Fazendo efeito de baixar aprox. 5 % em dias.
    Agora vamos aos 78 mil profissionais da educacao que tem seus trabalhos em risco.
    Vamos ver se consegue parar a queda.

  • Apenas para efeito de

    Apenas para efeito de comparação, qual foi o percentual de votação do Ciro Gomes no Ceará em 2002?

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

6 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

7 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

8 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

8 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

8 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

9 horas ago