Lula foi convidado para debate da RedeTV! e TSE decidirá


Foto: Reprodução
Jornal GGN – A segunda emissora a realizar debate ao vivo entre presidenciáveis, a RedeTV! em parceria com a revista IstoÉ enviou o convite ao candidato do PT preso em Curitiba, Lula, para ir aos estúdios nesta sexta-feira (17). A decisão, contudo, está nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que precisa conceder uma liminar ao líder petista.
O evento, que será realizado amanhã a partir das 22h, contará com a presença dos candidatos à Presidência na sede do canal, em Osasco, São Paulo. E os convites foram feitos aos nove candidatos, os oito que participaram do primeiro debate da Band e Lula.
Para garantir a participação do ex-presidente, advogados do PT entraram com um pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conceder uma liminar para que Lula possa sair da prisão na superintendência da Polícia Federal em Curitiba e se deslocar ao estúdio.
Além disso, como forma de prevenir em caso de negativa do ministro Tarcísio Vieira, relator do caso no TSE, a defesa também solicitou que se garanta, pelo menos, a participação de Lula ou por videoconferência ou por vídeos pré-gravados.
“Sublinha-se que a cada dia que o Partido dos Trabalhadores tem o seu candidato indisponível, ausentando-se de debates, padece de prejuízos incalculáveis na viabilidade de sua candidatura, não apenas prejudicando-o enquanto agremiação política, mas a todo o direito difuso à democracia”, informou a defesa.
Para o pedido, os advogados sustentaram que a Lei das Eleições (Lei 9.504, de 1997) prevê a participação de candidatos de partidos com representação em debates e que Lula detém de prerrogativas eleitorais como candidato, uma vez que sua condenação não foi feita pela última instância.
Afirmam que a prisão de Lula não pode “restringir a pré-candidatura ao cargo de Presidente da República” e que o ex-presidente possui “em sua integralidade todos os seus direitos políticos”.
“Percebe-se que o impedimento do exercício regular dos direitos do candidato de que padece o ex-presidente Lula, tem gerado grave falta na isonomia do próprio pleito eleitoral de 2018, o que, com certeza, caso não seja restabelecida a equidade, contaminará todo o exercício cidadão da democracia e aprofundará a crise de legitimidade, já evidente, das instituições democráticas”, destaca a defesa.
O pedido poderá ser julgado ainda nesta quinta-feira (16) pelo ministro do TSE Tarcísio Vieira.
COMO SERÁ O DEBATE
O debate será comandado pelos âncoras da emissora, Amanda Klein, Boris Casoy e Mariana Godoy, além de Reinaldo Azevedo e Mauro Tagliaferri, da RedeTV!, e dois jornalistas da revista IstoÉ, que garão duas perguntas, cada um, aos entrevistados.
O evento será transmitido pela televisão e pelas redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, Youtube e o site da RedeTV! no Uol, com a apresentação de Mauro Tagliaferri. A hashtag utilizada pelos internautas será #DebateRedeTV.
Confira, abaixo, a programação da emissora:

14h às 16h
Live com prestação de serviço e instrução ao eleitor. Será feito um panorama político, com exibição de pesquisas, discussão sobre o tempo que os candidatos terão na TV e o debate sobre o combate ao Fake News. As convidadas serão a socióloga Fátima Pacheco Jordão, formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em pesquisas de opinião, e Cláudia Gurfinkel, líder de parceiras com veículos de mídia do Facebook para América Latina.

17h às 19h
Live com representantes dos partidos políticos presentes no debate. Eles falarão sobre a campanha e a preparação para o encontro. Os convidados serão Paulo Rabello de Castro, candidato a vice-presidente na chapa de Alvaro Dias (Podemos); Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL e representante de Guilherme Boulos; Márcio Pochmann, responsável pela coordenação do plano de governo do PT; Andrea Gouvea Vieira e Lourenço Bustani, coordenadores gerais da campanha de Marina Silva (Rede); José Márcio Camargo, coordenador do programa de governo de Henrique Meirelles (MDB); e Nelson Marconi, coordenador do plano de governo de Ciro Gomes (PDT). Os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Cabo Daciolo (Patriota) não enviarão representantes.

20h40 às 21h40
Live mostrando os bastidores do debate, com entrevistas com os âncoras Boris Casoy, Mariana Godoy e Amanda Klein.

22h à 0h30
Transmissão da íntegra do debate. Após o encontro, a repórter Joice Maffezzoli vai entrevistar os candidatos participantes e ler para eles as interações feitas pelas pessoas presentes na live.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Estratégia genial do PT

    A estratégia de insistir na candidatura Lula a cada dia se mostra mais genial. 

    O paradoxo de estar preso e poder gozar de seus direitos políticos vai fazer com que os FDP's dos ministros cometam absurdos jurídicos um atrás do outro ultrapassando os limites da  desmoralização e estupidez. 

     

  • Claro que não vão liberar,
    Claro que não vão liberar, mas isso será ótimo.

    Mais uma perseguição ao presidente Lula que será explorado no programa do partido .

    Tenho certeza que no programa do PT, vai ter uma parte para escraxar Moro e a justiça partidária.

    Tem que jogar mais ainda o povo contra a casta do judiciário.

  • Esses debates de primeiro

    Esses debates de primeiro turno são insuportáveis. Duvido que o povo brasileiro pare para assistir a esse espetáculo deprimente. Ainda mais com formatos tão confusos e enfadonhos. Quem vai querer assistir o Alckmin debatendo com a Marina Silva, ou então o Álvaro Dias com o Henrique Meireles?

    Isso sem falar que os dois candidatos mais interessantes do debate, o Ciro Gomes e o Boulos quase nem aparece devido ao formato das perguntas direcionadas.

    Boa parte das pessoas que começam a assistir a esses debates desistem logo, pois são muito chatos e sem o Lula a maioria dos eleitores não se sentem estimulados a assistirem. Só vai assistir quem está muito engajado na política, pois a maioria dos brasileiros não tem saco para ficar até depois da meia noite com a televisão ligada para ver esses políticos sem nenhum carisma falando besteiras.

     

  • Lula pode participardodebate através de videoconferência

    Apesar de Lula ser presumidoinocente até o trânsito em julgadoo de sentença penal condenatória, ele cumpre pena privativa deliberdade. Provavelmente o $TEnãoo vai deferir o pedido de participação presencial do Lula no debate. Mas eles não tem como impedir o Lula de exercer seus direitos que não foram atingidos pela sentença, como o direito de expressão e o pleno exercício de seus direitos políticos. Em sendo assim, Lula pode participar do debate através de videoconferência.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

4 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

5 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

5 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

7 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

7 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

7 horas ago