Minas Gerais caminha para segundo turno entre Pimentel e Anastasia

Para presidente, 34% dos eleitores de Anastasia dizem votar em Bolsonaro, enquanto 18% votam no colega de partido, Geraldo Alckmin
Foto: Bruno Alves/PSDB
Jornal GGN – As pesquisas de intenção e voto para governador de Minas Gerais apontam para segundo turno entre o atual governador Fernando Pimentel (PT) e o senador e também candidato Antonio Anastasia (PSDB). Segundo levantamento do Ibope divulgado na quarta-feira (12), o petista aparece com 22% das intenções de voto, atrás de Anastasia, com 31% da preferência do eleitorado.
Já na pesquisa DataPoder360 divulgada hoje (14) para o Estado, Anastasia repete a liderança com 31% e Pimentel é mencionado por 18% dos entrevistados. Nos dois casos o modelo da pesquisa foi estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado para os entrevistados. Os outros dois políticos mais bem colocados são Romeu Zema (Novo) e João Baptista Mares Guia (Rede), pontuando entre 7% e 2%, respectivamente segundo o Ibope, e 7% e 5%, respectivamente, conforme o DataPoder.
De acordo com o Ibope, 19% dos mineiros entrevistados responderam que o voto será branco ou nulo, enquanto 13% não sabem em quem vão votar. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro com 1.512 eleitores de 91 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Já, segundo o DataPoder360, 24% afirmaram que vão votar branco ou nulo, e 11% ainda não decidiram o candidato. O trabalho também foi feito entre os dias 9 e 11 de setembro, porém com 3 mil mineiros e a margem de erro calculada pelo instituto é de 2 pontos percentuais.
O Ibope fez simulação para segundo turno, indicando Anastasia com 41% das intenções de voto contra 29% para Pimentel.
Eleitores de Anastasia, eleitores de Bolsonaro
Segundo o DataPoder, 34% dos eleitores de Anastasia votam em Bolsonaro, enquanto 18% afirmaram que votam em Alckmin, o candidato à presidência pelo menos partido, o PSDB.
Entre os candidatos à presidência da República no estado de Minas, na pesquisa feita pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira (13), Bolsonaro tem 27% das intenções, contra 11% de Ciro Gomes e 10% do Fernando Haddad. Alckmin aparece na quarta posição com 6%.
O levantamento, também feito entre os dias 9 e 11, revela que Haddad mais que dobrou a concentração de votos desde a última pesquisa, de 27 de agosto, quando apresentou apenas 4%. O dado confirma o movimento de transferência de voto do ex-presidente Lula.
Já Bolsonaro apresentou crescimento de 5 pontos percentuais (antes estava com 22%), possivelmente por influência do atentado em Juiz de Fora que o mantém internado há uma semana. O Ibope revela ainda melhora de Ciro, que na pesquisa anterior contava com 9% das intenções. Já Alckmin manteve-se praticamente estável, melhorando apenas 1 ponto percentual no estado.
Redação

Redação

View Comments

  • Mineiros, acordai-vos
    O avanço de Haddad e Pimentel significaria muito para vocês. Em nome da justiça social e legal, contribuam mais uma vez para a Vitória da Democracia!

  • Minas é complicada, mas vão votar no filhote ainda preso ao aéci

    Minas é complicado. Votar no filhote do aécio era só o que faltava.

    O tal viana, bolsonarista, aecista, a favor de armas e contra os direitos humanos pode ser o segundo senador... nada pior.

    O tal carlos viana é péssimo.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

7 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

8 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

8 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

10 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

10 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

10 horas ago