Minas Gerais caminha para segundo turno entre Pimentel e Anastasia

Para presidente, 34% dos eleitores de Anastasia dizem votar em Bolsonaro, enquanto 18% votam no colega de partido, Geraldo Alckmin 
 
Foto: Bruno Alves/PSDB
 
Jornal GGN – As pesquisas de intenção e voto para governador de Minas Gerais apontam para segundo turno entre o atual governador Fernando Pimentel (PT) e o senador e também candidato Antonio Anastasia (PSDB). Segundo levantamento do Ibope divulgado na quarta-feira (12), o petista aparece com 22% das intenções de voto, atrás de Anastasia, com 31% da preferência do eleitorado.
 
Já na pesquisa DataPoder360 divulgada hoje (14) para o Estado, Anastasia repete a liderança com 31% e Pimentel é mencionado por 18% dos entrevistados. Nos dois casos o modelo da pesquisa foi estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado para os entrevistados. Os outros dois políticos mais bem colocados são Romeu Zema (Novo) e João Baptista Mares Guia (Rede), pontuando entre 7% e 2%, respectivamente segundo o Ibope, e 7% e 5%, respectivamente, conforme o DataPoder. 
 
De acordo com o Ibope, 19% dos mineiros entrevistados responderam que o voto será branco ou nulo, enquanto 13% não sabem em quem vão votar. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro com 1.512 eleitores de 91 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
Já, segundo o DataPoder360, 24% afirmaram que vão votar branco ou nulo, e 11% ainda não decidiram o candidato. O trabalho também foi feito entre os dias 9 e 11 de setembro, porém com 3 mil mineiros e a margem de erro calculada pelo instituto é de 2 pontos percentuais. 
 
O Ibope fez simulação para segundo turno, indicando Anastasia com 41% das intenções de voto contra 29% para Pimentel. 
 
Eleitores de Anastasia, eleitores de Bolsonaro
 
Segundo o DataPoder, 34% dos eleitores de Anastasia votam em Bolsonaro, enquanto 18% afirmaram que votam em Alckmin, o candidato à presidência pelo menos partido, o PSDB. 
 
Entre os candidatos à presidência da República no estado de Minas, na pesquisa feita pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira (13), Bolsonaro tem 27% das intenções, contra 11% de Ciro Gomes e 10% do Fernando Haddad. Alckmin aparece na quarta posição com 6%. 
 
O levantamento, também feito entre os dias 9 e 11, revela que Haddad mais que dobrou a concentração de votos desde a última pesquisa, de 27 de agosto, quando apresentou apenas 4%. O dado confirma o movimento de transferência de voto do ex-presidente Lula. 
 
Já Bolsonaro apresentou crescimento de 5 pontos percentuais (antes estava com 22%), possivelmente por influência do atentado em Juiz de Fora que o mantém internado há uma semana. O Ibope revela ainda melhora de Ciro, que na pesquisa anterior contava com 9% das intenções. Já Alckmin manteve-se praticamente estável, melhorando apenas 1 ponto percentual no estado. 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mineiros, acordai-vos
    O avanço de Haddad e Pimentel significaria muito para vocês. Em nome da justiça social e legal, contribuam mais uma vez para a Vitória da Democracia!

  2. Minas é complicada, mas vão votar no filhote ainda preso ao aéci

    Minas é complicado. Votar no filhote do aécio era só o que faltava.

    O tal viana, bolsonarista, aecista, a favor de armas e contra os direitos humanos pode ser o segundo senador… nada pior.

    O tal carlos viana é péssimo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador