“Ser presidente é aguentar críticas e pressão todos os dias”, diz Dilma

Jornal GGN – A candidata à presidência pelo PSB, Marina Silva, chorou por ter recebido críticas em campanha. Seu choro não foi bem recebido pela presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, que disparou: “ser presidente é aguentar críticas e pressão todos os dias”.

A presidente Dilma sabe do que fala. Em seu governo foi diuturnamente criticada pela mídia e opositores e teve que se manter em pé e lúcida. Não houve choro nem atenuações da mídia. Foi um bombardeio de respeito. E, segundo ela, não se pode levar a crítica para o lado pessoal, e chamou Marina de ‘coitadinha’.

A emoção de Marina rendeu manchetes nos grandes jornais, que condenaram o PT, Lula e Dilma pelo choro da candidata. A crítica de Dilma foi proferida em coletiva sobre o Ciência Sem Fronteiras, em Brasília. Leia a matéria do Estadão.

Do Estadão

Quem se sente coitadinho não pode ser presidente, diz Dilma

FÁBIO BRANDT – ESTADÃO CONTEÚDO

‘Ser presidente é aguentar críticas e pressão todos os dias’, disse respondendo sobre os embates com Marina Silva

A presidente Dilma Rousseff chamou neste domingo, 14, a candidata à presidência da República, Marina Silva, de “coitadinha” ao ser questionada sobre os recentes embates que tem tido com a adversária. Para Dilma, Marina tem levado para o lado pessoal os questionamentos a seu programa de governo. “Quem se acha coitadinha não pode ser presidente da República”, afirmou, em entrevista há pouco no Palácio da Alvorada.

A presidente disse ter ficado indignada com as críticas de Marina à gestão do PT na Petrobrás e lembrou que a concorrente foi do PT durante 27 anos, dos quais boa parte pertenceu à bancada petista no Congresso e à equipe de ministros do ex-presidente Lula. “Ser presidente é aguentar críticas e pressão todos os dias. Tem que ter coluna vertebral”, disse. “Quem leva críticas para o lado pessoal não vai ser boa presidenta”, alfinetou.

Dilma deu as declarações após fazer um pronunciamento à imprensa sobre o Programa Ciência sem Fronteiras. A presidente Dilma tem adotado a prática de conceder entrevistas coletivas, no Alvorada, sempre que não tem agenda pública de campanha.

Maranhão

A presidente foi questionada a respeito da situação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que foi citado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, durante depoimento de delação premiada, como um dos beneficiados no escândalo de pagamento de comissão da estatal. Questionada se ela teria dado apoio nesta semana ao candidato de oposição a Lobão no Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em razão do escândalo, Dilma explicou que mandou fotografias suas ao lado de Dino porque ele a apoia e não comentou o caso do ministro com a Petrobras. Apesar de Dilma ter confirmado apoio a Flávio Dino na disputa pelo governo do Maranhão, o PT entrou formalmente a coligação de Lobão Filho no Estado e faz oposição a Flávio.

Nesta semana, reportagem de O Estado de S.Paulo mostrou que o comitê de campanha de Flávio Dino em São Luís recebeu adesivos estampados com foto da presidente Dilma ao lado do candidato do PCdoB. Segundo a presidente, os adesivos foram enviados porque Dino a apoia.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Concordo inteiramente, e digo

    Concordo inteiramente, e digo mais:

    A imprensa fez um imenso ruido por causa do choro de Marina Silva. As lágrimas vertidas por ela em público foram consideradas quase místicas, uma prova inequívoca de sua sensibilidade inigualável. Segundo alguns analistas políticos o choro sincero da candidata do PSB a qualificaria mais que qualquer outra pessoa para ocupar a presidência. Será mesmo?

    Marina Silva é candidata a presidente da Republica. A CF/88 confere vários poderes ao presidente e exige dele o cumprimento de diversas obrigações constitucionais. Chorar em publico não está entre as ultimas.

    Como chefe de governo, o presidente tem que nomear ministros, definir prioridades, arbitrar conflitos entre os ministérios, enviar projetos de lei para o Congresso Nacional, requisitar providências ao Ministério Publico e à Policia Federal e debater assuntos relevantes com os governadores. Nenhumas destas atividades poderá ser bem desempenhada por uma pessoa que, dominada pela emoção, desaba a chorar ao menor sinal de critica, oposição, incomodo ou perseguição política e midiática. Imaginem só o que teria sido do Brasil nos últimos 4 anos se Dilma Rousseff ficasse choramingando cada uma das vezes que foi furiosamente atacada no Congresso, no STF e na imprensa pelos deputados e senadores da oposição? Instabilidade emocional não combina com a presidência.

    Além de comandar a Casa Civil, o presidente é também responsável pela Casa Militar. Por força da CF/88, o presidente do Brasil é o comandante em chefe das Forças Armadas. Isto significa que, no interesse da defesa do país, ele pode se ver obrigado a mandar o Exército, a Marinha e a Aeronaútica eliminarem (eufemismo militar para matar e mutilar da maneira mais pavorosa possível com o emprego mísseis, bombas, disparos de canhões e de metralhadoras) aqueles que ameacem militarmente o Brasil. Ela vai chorar ao fazer isto? Qual a utilidade militar das lágrimas de um presidente quando o país está sob ameaça? Imaginem só o que representaria para o povo da Inglaterra ver Winston Churchill chorando em publico durante a Batalha da Inglaterra na II Guerra Mundial?

    Sou advogado e por força da minha profissão aprendi que não posso ser envolvido pelas emoções dos meus clientes. Cuido dos problemas jurídicos deles, dos problemas emocionais que eles tem os psicólogos, os pais-de-santo, os padres e os pastores cuidarão. As lágrimas dos meus clientes não me emocionam, nem me motivam, pois tenho que raciocinar friamente sobre as soluções possíveis para os conflitos jurídicos em que eles se encontram.

    O choro de Marina Silva também não me emocionou. Para falar a verdade não tenho simpatia alguma por alguém que quer ocupar o mais importante cargo político da nação e fica choramingando em publico como se fosse uma criança assustada ou um idoso amedrontado. O cargo que a candidata do PSB disputa exige nervos de aço, coisa que ela demonstrou não ter. Seria melhor para todos que Marina Silva não disputasse a presidência da República.

    As maiores tragédias da humanidade ocorreram quando pessoas sem estabilidade emocional chegaram ao poder. Confrontadas com o perigo, os coléricos e os depressivos quase sempre agem de maneira inadequada. Quando não são impelidos pelo ódio irracional a tomar decisões estratégicas estúpidas (caso de Hitler quando Von Paulus estava sendo cercado pelas tropas soviéticas em Stalingrado), elas ficam paralisadas em virtude do medo pavor (Stalin no início da II Guerra Mundial). O bem estar da pátria é mais importante do que a vaidade e o desejo pessoal dos cidadãos que disputam os cargos públicos eletivos. Por isto tenho um critério eleitoral simples para escolher meu presidente: não voto em candidato maluco, colérico, drogado, depressivo ou chorão.  

    http://www.jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/sobre-o-choro-de-marina-silva

     

  • E na copa??

    Me pergunto como ficaria Marina se depois de todo o esforço para construir um evento de proporções mundiais do porte e com todo o empreendimento necessário para fazer a copa do mundo, Marina - presidenta - chegasse no jogo de abertura e o camarote VIP do Itau puxasse um coro como se viu acontecer com Dilma.

    "Uma punhalada enferrujada pelas costas, da maneira mais vil"....

    O povo, que ama futebol tendo de presente o maior torneio do planeta, organizado na maior festa do tipo na história, simplesmente resolve - do alto do camarote VIP, vamos convir - inciar aquela linda manifestação de "espontaneidade" que se espalhou por boa parte da "educada" plateia presente ao estádio.

    Qual seria o sentimento demonstrado por nossa presidenta Marina???

    • Acho que coisas como essas só

      Acho que coisas como essas só ficaremos sabendo se ajudar ela ganhar e como sou curioso para saber das coisas...

  • gente, a "viúva" profissional

    gente, a "viúva" profissional é CASADA! COM FERNANDO VAZ! e o cara foi pt até a morte... do eduardo campos. mas diz que vai votar no candidato do pt no acre, cujo eleitorado, por conhecer a figura, não vota mais na marina... 

     

  • o choro  da candidata até

    o choro  da candidata até pode sensibilizar,

    mas o que acho mais importante nesse caso é que

    lula e dilma deixaram bem claro de   que lado estão.

    como grande político que é e considerado grande estadista,

    lula sacou o lance dela e foi na veia:

    "apóio e voto em dilma".

    é que havia uma nebuloidade

    na disputa,

    muito achavam que lula poderia deixar pra lá e aceitar o fato de 

    marina usa  o seu nome dele à vontade, confundindo

    os eleitores. 

    hoje vi uma charge interessante.

    marina chorava e na tira seguinte

    aparecia produtos de maquiagem num camarim. 

    bastidores: "chorei, chorei, ninguém tinha dó de mim"

     

  • 'Ser presidente é aguentar críticas e pressão todos os dias'

    Ai que novidade!

    A síndica do meu prédio também vive sob pressão e roda é redonda.

     

  • É isto mesmo. O que mais me

    É isto mesmo. O que mais me irrita neste teatrinho da coitadinha protagonizado por Maria Osmarina e reverberado pelo PIG é isto: Dilma (e também Lula) levaram porrada quase que diariamente aos longo de seus governos e não saíram por aí se fazendo de "coitadinhos". Se a Coitadinha Silva não aguenta a pressão de uma campanha o que dirá da pressão interna e também internacional que sofreria se vieese a ser eleita? Me espanta mais ainda que tanta gente do estado de SP, que se arvora em "melhor" que o resto do Brasil, mais culos, mais esclarecidos ainda insistam em manter o voto nesta péssima atriz de dramalhão mexicano. E tem mais, Osmarina: espero que haja mesmo um processo por calúnia contra você por conta daquela leviandade sobre "roubalheira" na Petrobras.

  • Chora, não vou ligar
    Chegou a

    Chora, não vou ligar

    Chegou a hora

    Vais me pagar

    Pode chorar, pode chorar

    És, o teu castigo

    Brigou comigo

    Sem ter por que

    Vou festejar, vou festejar

    O teu sofrer, o teu penar

    Você pagou com traição

    A quem sempre lhe deu a mão

    Você pagou com traição

    A quem sempre lhe deu a mão.

  • Acho que já deu...

    Depois do drama da Marina diante da inabilidade dela de explicar como irá garantir que dará rumo a economia planejando não ter mais controle sobre politica fiscal e monetária, acho que parte da mídia pulou fora. Uma coisa é fato: Dilma aguentou tudo e até chingamento de parte do publico na abertura da copa diante do mundo. Como irá reagir Marina diante de pressão semelhante? Eles sabem que discordam de Dilma, mas há uma racionalidade pelo qual podem trocar argumentos. Com Marina isto está cada vez mais claro que será impossíve. Até Jereissati já falou que a base política de Marina é surreal pois implica em esfarelar os partidos em troca de dar apoio a alguém se acha boa o suficiente para dizer o que será digno de sobre deles. Muitos querem o PT fora do poder, mas não a custa de ver toda sua forma de poder se esfarelar em benficios de certos grupos que ficarão por detras da candidata.

  • Essa postura de Marina, nada

    Essa postura de Marina, nada mais é que uma estratégia de campanha, começou como a SALVADORA, subiu na pesquisas e passou a encarnar o papel de ALGOZ, não deu certo começou a cair nas pesquisas e então resolveu mais uma vez mudar sua personagem, dessa vez para VÍTIMA. 

    Uma aposta bastante arriscada, essa mudança de papéis é comum em gestão, mas no meio de uma campanha eleitoral, onde se está exposto a um enorme universo de analistas, usar algo tão batido assim, é um tiro no pé.

  • Um, dois, três, ... testando.

    Chororô. Se colar, colou. Vamos às pesquisas.

    Hum, pode ser uma boa pra segurar a tendência de queda. Uma candidata do povo, ex-doméstica, ex-serigueira, negra, perseguida pelo Poder da atual Presidenta.

    Ótimo enredo, não? Isso mesmo. Vamos combinar e tentar salvar o nosso anti-petismo! Feito. Aguardemos o resultado.

    E o que importa. Pré-sal, independência do Banco Central, terceirizações, falta de convicções das ideias e tibieza nas declarações. Esqueçamos disso. O ataque é pessoal, e não no campo das ideias.

    Claro, o PT pegou a campanha de Marina no contra-pé. Assim, a "atual" preferida pela mídia fica na defensiva, tendo de se explicar, se desdizer, e o melhor seria assumir o papel de "tadinha". Afinal, ela surfou numa onda de imagem de "boazinha", subiu, e vamos tornar a colocá-la noutra onda com a aura de "tadinha" e "boazinha". As ideias, esquece...

    Um recados pra Lula: pega pesado com ela. Afinal, 2018 é logo alí, e cabe a você demonstrar de que lado ela está. Outro pra Dilma: foca nas ideias - ou na falta de - dela.

    Mandem ver.

     

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

8 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

9 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

11 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

12 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

12 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

12 horas ago