Após possível vitória de Biden em Wisconsin, Trump pede recontagem de votos

Campanha Trump solicita uma recontagem em Wisconsin

Por Brakkton Booker

Do NPR National

A campanha do presidente Trump está solicitando uma recontagem em Wisconsin, depois que relatórios não oficiais mostram que Joe Biden lidera o estado por menos de 21.000 votos. A Associated Press, que a NPR usa para as contagens da disputa, não declarou um vencedor em Wisconsin.

O pedido veio quando a administradora da Comissão Eleitoral de Wisconsin, Meagan Wolfe, atualizou o público sobre a contagem do estado, dizendo que todos, exceto um pequeno município, apresentaram resultados eleitorais não oficiais, embora a comissão não tenha declarado um vencedor.

“O processo de votação de ontem e a contagem da noite da eleição foram muito bem em Wisconsin”, disse Wolfe. “Nossa eleição foi executada com precisão.”

A margem que separa Trump e Biden no estado de oscilação está dentro do limite de 1% necessário para uma recontagem.

Em um comunicado, o gerente de campanha de Trump, Bill Stepien, afirmou que havia irregularidades nas votações nos estados.

“Tem havido relatos de irregularidades em vários condados de Wisconsin, que levantam sérias dúvidas sobre a validade dos resultados. O presidente está bem dentro do limite para solicitar uma recontagem e faremos isso imediatamente.”

A campanha apontou para relatos de que algumas cédulas mal impressas tiveram que ser transcritas por membros da Guarda Nacional.

Além disso, a campanha reivindicou que algumas cédulas no condado de Milwaukee – onde muitos dos democratas do estado vivem – tinham informações que foram “curadas” com caneta vermelha, onde os funcionários eleitorais – em vez dos eleitores – “corrigiram ou adicionaram informações à própria cédula”, disse o porta-voz Tim Murtaugh.

“Estimamos que 15 a 20 por cento dos votos de ausentes no condado de Milwaukee foram contaminados dessa maneira. Isso também é apenas uma estimativa, porque nossos voluntários legais foram impedidos de ter acesso significativo o tempo todo”, disse Murtaugh.

Ainda assim, o ex-governador de Wisconsin, Scott Walker, um republicano, duvidou que um desafio de recontagem reverteria o que parece ser uma vitória de Biden.

“Após a recontagem na corrida de 2011 para a Suprema Corte de WI, houve uma oscilação de 300 votos”, twittou Walker. “Após a recontagem na corrida presidencial de 2016 em WI, os números de @realDonaldTrump aumentaram em 131. Como eu disse, 20.000 é um grande obstáculo.”

recontagem de Wisconsin em 2016 foi desencadeada depois que dois candidatos presidenciais de terceiros partidos, Independent Rocky Roque De La Fuente e Jill Stein do Partido Verde entraram com petições. Stein disse na época que não era um esforço para ajudar a então indicada democrata Hillary Clinton, mas para “garantir a integridade de nossas  eleições”.

Wisconsin, com seus 10 votos eleitorais, é fundamental para o presidente Trump e seu adversário democrata Joe Biden, que ficaram aquém dos 270 votos eleitorais necessários para ganhar a Casa Branca enquanto a contagem de votos na noite da eleição se estendia para um segundo dia.

Os eleitores estabeleceram um recorde com 2 milhões de pedidos de votos de ausentes.

Wisconsin é parte da “parede azul” que o presidente Trump destruiu quatro anos atrás e que ajudou a impulsioná-lo para a Casa Branca. Ele venceu por pouco o estado por menos de 23.000 votos em 2016.

Nos últimos dias de pleito, Trump e Biden fizeram campanha intensamente em Wisconsin. Biden esteve em Milwaukee na sexta-feira, onde criticou o presidente por causa do tratamento do coronavírus.

Trump fez cinco viagens para lá nas últimas semanas, incluindo um comício tarde da noite em Kenosha na segunda-feira, onde ele ressaltou sua mensagem de “lei e ordem”.

Protestos e violência eclodiram na cidade em agosto após o assassinato de um homem negro, Jacob Blake, por um policial de Kenosha. O encontro em que Blake foi baleado várias vezes à queima-roupa, foi capturado em vídeo de celular, postado nas redes sociais e se tornou viral. Blake sobreviveu ao tiroteio e agora está paralisado.

Redação

Redação

View Comments

  • Brasileiros honestos apoiam "Joe Biden": Democracia é para democratas que a praticam lamentável o (Trumpp) é irresponsável com o povo Americano (eleitor) que mostrou sua indignação com o ditador (Trumpp), parabéns "Joe Biden" futuro presidente dos (EUA) "Joe Biden"

Recent Posts

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

20 minutos ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

2 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

2 horas ago

Os anocráticos, por Felipe Bueno

Significa democracias que não são muito democráticas, que, na prática, é terrivelmente mais comum do…

2 horas ago

Madonna e a esquerda, por Francisco Fernandes Ladeira

Parte da esquerda, na falta de direção programática, idolatra figuras e instituições só por contrariarem,…

3 horas ago

TJSP suspende liminar e mantém privatização da Sabesp

Presidente do TJSP considerou que há jurisprudência do STF que impede o controle, via Judiciário,…

3 horas ago