Alckmin solicita a Dilma para liberar captação do Rio Paraíba do Sul

Da Folha

Governador solicita a Dilma que libere captação no rio Paraíba do Sul para melhorar nível do sistema Cantareira
Medida enfrenta resistência de técnicos do Rio de Janeiro, onde 10 milhões de pessoas usam água do rio
DANIELA LIMA
EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO
Em meio a uma crise hídrica, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi ontem a Brasília pedir à presidente Dilma Rousseff (PT) autorização para captar água da bacia do rio federal Paraíba do Sul e despejá-la no sistema Cantareira, que opera com o nível mais baixo de sua história.
Se implementada, a medida vai auxiliar na recuperação do sistema, que abastece 8,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo e, ontem, tinha 14,9% da capacidade.
Alckmin esteve ontem no Palácio do Planalto para uma reunião com a presidente, a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e dirigentes da Sabesp e da ANA (Agência Nacional de Águas) –a esta última cabe autorizar formalmente a operação.
O governador tucano havia conversado com a presidente, a sós, há nove dias.

Segundo interlocutores, já naquela ocasião Alckmin e Dilma falaram sobre a crise de abastecimento no Estado.
O Paraíba do Sul é interestadual. Hoje, ele é responsável pelo abastecimento de 15 milhões de pessoas. Só no Rio de Janeiro, incluindo a capital, são cerca de 10 milhões.
Do ponto de vista técnico, o uso de suas águas no abastecimento da Grande São Paulo é discutido há mais de cinco anos. Há, inclusive, um projeto de lei na Assembleia paulista sobre o tema.
A proposta nunca saiu do papel porque a transposição para as represas do Cantareira sempre enfrentou resistências de técnicos do Rio.
Eles avaliam que o uso da água para a Grande São Paulo pode significar menos água tanto para o Rio quanto para as cidades do Vale do Paraíba, em São Paulo, que também recebem água do Paraíba do Sul.
A ideia do governo de São Paulo é utilizar águas da bacia do Paraíba que estão em reservatórios atualmente subutilizados, originalmente destinados à geração de energia.
No caso de a transposição ser aceita pela ANA, agência federal que regula a captação de água dos rios que passam por mais de um Estado, existem três possibilidades já apontadas em estudos feitos pelo governo de São Paulo para viabilizar o desvio da água para o Cantareira.
A Folha apurou que o volume a ser retirado da bacia do Paraíba seria de 5.000 litros por segundo. Isso significa até 20% do que é produzido pelo sistema Cantareira. As operações previstas envolvem obras, como túneis ou canais.
Segundo o plano diretor de recursos hídricos de São Paulo, os custos, em sua totalidade, podem ultrapassar a casa dos R$ 300 milhões. O prazo para execução seria de mais de quatro meses.
DIVIDENDOS ELEITORAIS
Em eventos técnicos, feitos desde o fim do ano passado, os diretores da ANA sempre demonstraram tendência favorável ao pleito de São Paulo de retirar água do rio. A resistência, portanto, ficaria circunscrita ao Estado do Rio e a cidades do Vale do Paraíba.
Nesta semana, depois da primeira conversa com Alckmin, a presidente esteve com o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).
Do ponto de vista político, um auxílio de Dilma a Alckmin renderia dividendos eleitorais tanto para a petista quanto para o tucano. Alckmin evitaria o rodízio no Estado. Dilma, por sua vez, apareceria como responsável por resolver a crise no Estado.
Redação

Redação

View Comments

  • Aí não pode. Isto é

    Aí não pode. Isto é TRANSPOSIÇÃO - coisa de PT. Que o paulistano aguente a seca e o racionamento como os rebutalhos nordestinos. Falta de agua nas regiões dos outros é moleza. Acho que a Dilma deveria cozinhar o galo e dar um cha de espera ao Alck. Como ele faz, como ele faria. Mas vai ser uma decepção. A Dilma vai autorizar rapido igual aos delegados e juizes aviam a fiança para os delinquentes e bandidos. Rapidinho.

    • Eh isso!
      Dilma vai

      Eh isso!

      Dilma vai "autorizar" uma medida desse tamanho sem estudo tecnico previo, que a prejudica no Rio independente de eleicao, e SEM PEDIR CONTRAPARTIDA contractual nenhuma?!?!

  • Meia verdade

        A noticia é uma meia verdade. o canudo que puxaria agua do Rio Jaguari para o sistema Cantareira, é uma obra qyue não resolve, alem de ficar pronta só em 2015, mas é melhor do que nada. O que é preciso deixar claro, é que o governo do Estado de São Paulo NÃO PRECISA DE AUTORIZAÇÃO FEDERAL porque o Rio Jaguari é estadual. O que o governo pode precisar é de financiamento federal para a obra e, principalmente, transferir o ônus politico de um conflito com o Rio de Janeiro porque o Rio Jaguari abastece o Paraiba do Sul que abastece o Rio de Janeiro . Estão jogando a bomba no colo da Dilma.

    • Rio Jaguari?

      Não entendi. A matéria trato do rio Paraíba do sul e não do Jaguari. Não entendi.

    • A outra metade ...

      Colega, rio "estadual", só se ele nascer e desaguar no mesmo estado (mar).

      Se ele alimenta uma bacia multiestadual, certamente afeta a bacia.

      O próprio Tietê por exemplo, afeta o Parana e o Mato Grosso do Sul (além de outros países)

      Se o RJ fizesse uma captação do Paraíba, nenhum outro estado seria afetado, pois ele desagua no próprio estado ((ainda assim, o assunto deveria ser federal).

      Note-se que o rio Jaguari JÁ É represado em São Paulo, o que afeta a alimentação do rio Paraíba desde sua construção, tal como as de Lavrinhas/Queluz na fronteira SP-RJ.

      Na pior das hipóteses, quem tem que gerir o uso destes bombeamentos (se forem feitos) é o governo federal ou um comitê dos estados afetados.

      O que não pode, SOB HIPÓTESE ALGUMA, é um "Alckmin da vida" e sua "Sabesp" decidir pelo uso ou desuso de água que pode afetar MG e RJ (ou quaisquer outros estados).

      Valendo evidentemente para qualquer estado.

      Senão vira epidemia de "non sugão, sugo".

       

  • Ele pediu agua federal SEM

    Ele pediu agua federal SEM MENCIONAR RACIONAMENTO DEPOIS DE A CONSEGUIR?????

    Ou ele tem programa de acao???????

    Eh so quebrar galho com o governo federal sem se atentar pra necessidade de racionamento AGORA E JA??????

  • O ultimo paragrafo eh bem

    O ultimo paragrafo eh bem pobre tambem.  So falta Dilma fazer alguma acao dessa magnitude pensando em eleicao agora...

  • Aí vai ferrar o Rio de Janeiro. Mais um conflito por água?

    Estudiosos previram que o grande conflito pelo mundo se daria pela escassez de água.

    Será que veremos isso no Brasil, país de enormes índices pluviométricos?

    O problema de grandes cidades brasileiras que necessitam captar água de mananciais cada vez mais distantes é uma bomba.

    Nova transposição no Paraíba preocupa autoridades

    O governo de São Paulo vem desde 2008, quando publicou um decreto, buscando alternativas para garantir o abastecimento de água para capital paulista e região metropolitana. Uma das alternativas apontada é uma transposição no Rio Paraíba do Sul, porém, de acordo com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, é preciso ter uma posição cautelosa em relação a esse projeto. “O Rio Paraíba do Sul, principalmente em seus trechos superior e médio, já está muito usado. Como ele concentra uma grande população e uma demanda industrial elevada e que tende a crescer, ficamos preocupados com esse projeto.http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?List=ccb75a86-bd5a-4853-8c76-cc46b7dc89a1&ID=10938 

     

  • Desde que...

    ...o volume de água a ser retirado não comprometa a quantidade média histórica, da estação seca, que ingressa na Represa do Funil, não vejo problemas.

    A captação deveria ocorrer preferencialmene na estação chuvosa, aproveitando o excesso de volume, para recompor os níveis dos sistemas que abastecem a grande São Paulo.

  • - Alckmin vai instalar bombas

    - Alckmin vai instalar bombas para usar parte do "volume morto" da Cantareira.

    - Alckmin pede autorização para captar água do rio Paraíba do Sul.

    Essas manchetes aparecem como se fossem obras fáceis e rápidas de fazer. Semana que vem está pronto.

    Mas vão levar meses ou anos para ficarem prontas. Essas e outras medidas já deveriam ter sido tomadas há muito tempo, não agora que a falta de água é iminente. Essa é uma amostra da "Gestão Chocante" do PSDB?

  • E o risco de isso ocasionar

    E o risco de isso ocasionar racionamento de água no Vale do Paraíba e no Rio de Janeiro?

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

40 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

3 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago