As relações e histórico que acompanham o novo diretor da PF


Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Jornal GGN – Apesar de ter contado com apoio de grande parte da própria categoria, o novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, é mirado por seu histórico de relações com políticos, como os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, e ex-senador José Sarney, e também com outros representantes do Poder: o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Com Gilmar, ambos confirmam a amizade, mas o ministro nega que tenha tido influência na escolha de Michel Temer para a PF. Um caso recente foi que o hoje diretor-geral da PF havia acompanhado uma funcionária de Gilmar no IDP, instituto do ministro, para fazer um registro de denúncia.
A funcionária é Dalide Corrêa, que além de ser ligada a Gilmar, também é amiga de Fernando Segovia. Ela acusava a conduta de um delegado da Superintendência do Distrito Federal, que segundo ela, era suspeita. O caso seria o de que estavam tentando investigar o ministro Gilmar, sem a autorização do STF.
Já há mais tempo, Segovia marcou relações políticas no estado do Maranhão, quando ocupou a Superintendência da PF entre 2008 e 2010. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, lá fez amizade com empresários da construção civil ligados a Sarney e Edison Lobão.
Segovia também recebeu diversos ingressos VIPs doados pela CBF, por meio de um lobista de Brasília, Vanderbergue Machado, que se tornou seu amigo e seria ligado, por sua vez, a Renan Calheiros.
Por fim, ainda nas herenças do que carrega como atual diretor da PF, Segovia teve conflitos com um delegado, nos tempos de São Luís, Cleyber Malta. O delegado hoje comanda a investigação contra Michel Temer e o PMDB por irregularidades no decreto do setor portuário.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Ou seja, mais "limpo" do que

    Ou seja, mais "limpo" do que pau de galinheiro. Alguém tinha o "sonho" de que o temerista-golpista-ladrão iria nomear alguém ilibado para o cargo? ora, ora e ora, já não chega a polara no mpf e o desmoraesado no stf? Bando é muito pouco. Aliás, quadrilha também já é muito pouco: comboio fascistóide-mafioso.

  • Tem cara de idiota, age como idiota, fala como idiota...

    ... e é um completo idiota.

    Esse aí chegou na PF igual Alexandre Moraes no STF... os planetas se alinharam na reta da corrupção total e descarada!

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

17 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

31 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago