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As multas no trânsito de São Paulo

Por Gilberto Kyono

Nassif,

Creio que os motoristas precisarão lançar uma Campanha contra a Indústria das Multas de Trânsito, onde cada um, como forma de protesto contra a cobrança excessiva de multas, passaria a respeitar o Código de Trânsito Brasileiro. Assim, essa “indústria” ficaria de mãos atadas, representando grande prejuízo financeiro ao Estado e à população, em especial, crianças, idosos, pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros.

Do Estadão

Cidade terá 500 câmeras dedo-duro até 2012

Novos equipamentos vão fazer leitura de placas por meio de reconhecimento óptico

Luísa Alcalde e Fabiano Nunes – O Estado de S.Paulo

A capital terá até o fim do próximo ano 500 câmeras de alta resolução para monitorar veículos. O equipamento faz a leitura das placas e cruza as informações com um banco de dados. O objetivo é identificar carros roubados e com documentos irregulares. Veículos de outros Estados também serão fiscalizados pelas câmeras, que ainda flagram infrações de trânsito.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já conta atualmente com 193 radares com Sistema de Leitura Automática de Placas (LAP), o chamado “dedo-duro”. Eles fazem flagrantes semelhantes aos das câmeras.

Os novos equipamentos terão tecnologia OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres) e serão distribuídos em três grandes áreas: centro histórico, centro expandido e Marginais do Pinheiros e do Tietê. As câmeras serão instaladas em locais com altos índices de criminalidade, além de entradas e saídas da cidade, às margens das rodovias. “Essa ferramenta vai permitir controle instantâneo da frota, inibir crimes, melhorar o ar emitido pelos automóveis, além de tirar de circulação carros devedores e ajudar a desafogar o trânsito”, diz o secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega.

A ideia é que as imagens sejam compartilhadas por órgãos municipais, estaduais e federais, como Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), polícias, Detran e Guarda Civil Metropolitana. “Não é um sistema só da Prefeitura. Há um comitê gestor, que é uma espécie de condomínio de usuários. Todos vão poder usar, mediante senhas especiais e protocolos de interesses.

Dois grupos de trabalho (inteligência e tecnologia) ligados ao Gabinete de Segurança da Prefeitura trabalham há meses no projeto. O edital da licitação não está pronto, mas deve ser concluído até o próximo semestre. “Quando os estudos técnicos estiverem concluídos, ele será submetido a audiências públicas para ser debatido pela população.”

A Prefeitura ainda não sabe quanto o serviço custará. Os custos de captação das imagens dos veículos serão cobertos por Prefeitura, Estado e União. As câmeras serão fornecidas pela empresa vencedora da licitação.

Central. O sistema unificado possibilitará que, se um carro irregular for identificado, um alerta seja emitido aos órgãos responsáveis, acionando-os rapidamente. A central também estará interligada ao Sistema de Controle de Fronteiras, chamado de Alerta Brasil, da Polícia Federal. 


Luis Nassif

Luis Nassif

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  • Radares em SP

    O problema é ainda maior quando existe fraude em empresas responsáveis pelos radares. 

    Vários casos já foram vistos no Detran RJDetran MG e Detran RS que tiveream seus contratos suspensos por fraudes em licitações.

    E agora o aumento de radares em SP evidencia esta indústria da multa. Temos que fiscalizar para onde vai o dinheiro utilizado com as multas de trânsito, pois são fábulas de dinheiro.

    Precisamos fazer valer nossos direitos e acompanharmos estes casos de fraudes é fundamental para não termos rombos ainda maiores no nosso País.

    A corrupção é um problema sério no nosso País e devemos fazer nossa parte e combate-la.

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