Categories: CidadesGestão

Justiça veta especulação imobiliária de Kassab

Da Folha de S.Paulo

Justiça de SP mantém veto à venda de terreno no Itaim Bibi

JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO

O Tribunal de Justiça negou pedido da Prefeitura de São Paulo e manteve a suspensão da lei que autorizava o prefeito Gilberto Kassab (PSD) a trocar por creches uma área no Itaim Bibi, bairro nobre da zona oeste.

A prefeitura tentava derrubar uma liminar concedida no dia 4 de agosto pelo juiz Adriano Marcos Laroca, da 8ã Vara da Fazenda Pública, em uma ação movida pelo vereador Aurélio Miguel (PR).

O quarteirão do Itaim, de 20 mil m², tem uma creche, duas escolas, uma biblioteca, duas unidades de saúde, um teatro e um prédio da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).

A prefeitura já apresentou um projeto que prevê manter os equipamentos sociais, com exceção da Apae, que, a pedido, irá para outro local.

Quando deu a liminar, o juiz levou em consideração o fato de o Condephaat (órgão estadual de preservação do patrimônio histórico) ter iniciado em abril a discussão sobre o tombamento do imóvel.

A medida impede que o quarteirão seja modificado. Na decisão, Laroca disse que a lei, aprovada pela Câmara em julho, poderia causar prejuízo irreversível à cidade.

Ao negar na sexta-feira (2) o efeito suspensivo, o desembargador Luiz Sérgio Fernandes de Souza, da 7ª Câmara de Direito Público, também levou em conta o processo do Condephaat.

“O tombamento provisório, de fato, tem efeitos que se equiparam àqueles decorrentes do tombamento definitivo”, escreveu.

A prefeitura alegou que o objetivo da equiparação dos efeitos dos tombamentos provisório e definitivo é impedir a alteração do bem, mas não é obstáculo à negociação.

Para Souza, porém, “o receio de dano, vislumbrado pelo juiz da causa, prende-se, precisamente, à possibilidade, nada remota, de modificação ou destruição do imóvel”.

O mérito do pedido da prefeitura ainda será julgado pelo TJ-SP. A prefeitura pode apresentar novo recurso para tentar derrubar a liminar.

Folha procurou a Secretaria de Negócios Jurídicos na noite desta segunda-feira, mas ninguém foi localizado para comentar.

O mercado avalia a área em R$ 200 milhões a R$ 300 milhões, mas não haverá dinheiro no negócio. Kassab quer que a empresa vencedora construa 200 creches para 32 mil crianças. Em junho, a fila tinha 147.027 crianças.

Há duas semanas, Kassab apresentou aos moradores um projeto para o quarteirão que prevê, além do edifício que abrigaria os equipamentos sociais, uma área verde de 10 mil m² e 4 torres residenciais de alto padrão.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

11 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

2 horas ago