Categories: História

Anos 1970, Anos Difíceis para os Jornalistas

1) Na manhã de 29 de junho de 1973, quando Leonardo Henrichsen (argentino,33) tomava seu café da manhâ no Hotel Crillón ( defronte ao palácio presidencial, La Moneda, no centro de Santiago, Chile) começou um tiroteio do lado de fora, fazendo com que Leonardo e seu colega Sandquist saíssem em disparada para cobrir o evento.

Tão logo ele começou a filmar, um amotinado destacamento do exército, tentando atacar o palácio, atacou aqueles que participavam e os que assistiam a um protesto, e notando que estavam sendo filmado, o oficial Héctor Bustamante Gómez, descarregou sua pistola na direção de Leonardo, ordenando aos seus homens que atirassem também. Enquanto rogava para não atirarem, o terceiro tiro o acertou, fazendo-o cair nos braços de Sandiquist sem parar a filmagem.

2) Bill Stewart foi um repórter da ABC sumariamente morto por soldados do governo da Nicarágua, quando cobria a guerra civil entre o governo, suportado pelos EUA, e os sandinistas.

Em 20 de junho de 1979 Stewart viajava com sua equipe em uma van na capital Manágua, quando foram parados em um ponto de checagem por militares da Guarda Nacional, a principal força do presidente Anastásio Somoza.

O oficial em chefe da operação quando viu Stewart espiando pela janela ordenou-o que saísse do veículo. Stewart, que saiu acompanhado de seu intérprete Juan Espinosa, tinha nas mãos uma bandeira branca e os documentos de jornalista emitidos pelo governo da Nicarágua.

O operador de câmera, Jack Clark, começou a filmar. Clark filmou quando Stewart foi obrigado a se ajoelhar e depois a deitar com a face para baixo, o oficial colocou seu rifle na nuca do repórter e atirou, matando-o instantaneamente. Espinosa foi morte momentos depois.

Essas imagens foram repetidamente transmitidas nos EUA durante dias.

O vídeo apresenta cenas do filme versão fictícia de sua vida, Under Fire, estrelado por Gene Hackman. Onde sua morte é contada de maneira diferente: ele recebe o tiro no peito enquanto estava de pé, e sua morte é fotografada pelo ator Nick Nolte. E na sequência é apresentado o filme real.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

29 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

43 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago